sexta-feira, 25 de julho de 2014

Responsabilidade

Sábado eu acordei atrasado para a reunião. E pior do que a sensação de ter deixado na mão aqueles que contavam com minha presença, foi ter feito um irmão (que havia me oferecido carona para a cidade vizinha) ficar quase uma hora a minha espera. 

No dia anterior pela tarde, ocorreu uma despedida para um amigo que sairá de intercâmbio. A casa ficou muito bagunçada mas, ciente da reunião no dia seguinte, procurei dormir logo. Ao acordar 50 minutos atrasado, me dei conta de que já era tarde demais. Então, para me redimir comigo mesmo, me comprometi em arrumar toda a casa.

Foi em meio a limpeza e a arrumação que pensei muito sobre uma palavra-chave: responsabilidade. E, portanto, desejo compartilhar com meus irmãos e todos os leitores  algumas reflexões de um jovem em sua preparação para os futuros anos de maioridade.


Pontualidade
Esse primeiro pilar é mais que óbvio. Firmar compromissos implica garantir sua presença, um relatório pronto, ou devolver um objeto emprestado em determinada data e horário. A pontualidade sempre será a primeira virtude que lhe será testada, e faltar com ela te atrapalha ou torna você indigno de qualquer outro reconhecimento.


Se abrir, feche. Se sujar, limpe, …
Segundo alguns pensadores modernos, a ética está relacionada a aceitar as consequências das suas ações (mesmo que suas ações não tenham sido totalmente morais). É a chamada “ética das consequências”. O que quero dizer é: deixar a casa bagunçada ontem não era o mais adequado, portanto devo assumir a responsabilidade, limpando e deixo tudo em ordem como antes.

Me perguntei se seria certo pedir ajuda daqueles que participaram da “bagunça”. Em casos mais extremos essa seria sim uma opção, porém não achei adequado fazer várias pessoas se deslocarem de boa vontade para me ajudar em uma tarefa da qual eu estava ciente.


Manter a ordem
É extremamente dificil fazer o tempo render quando seu ambiente de trabalho / estudo está um caos, não é? Manter o seu ambiente organizado é essencial para que sua cabeça consiga se organizar também. E por essa razão é sempre uma boa ideia tirar uma ou duas horas para “dar uma geral” na casa, no quarto ou no escritório.


Mão na massa
Catar lixo, embrulhar e colocar pra reciclagem, varrer, passar rodo e pano. Essas são coisas simples porém não tão fáceis, e são feitas por várias pessoas todos os dias mesmo que elas não tenham sido as responsáveis. É o caso do lixeiro que passa correndo na rua, o gari varrendo a praça depois da feira, empregadas domésticas lavando a louça, cada um fazendo sua parte para que as coisas funcionem da melhor maneira possível.

E o mais interessante sobre tais ações é: praticá-las faz você compreender o valor a quem as faz. Não consigo entender como as pessoas conseguem espalhar garrafas pet, latinhas de alumínio, papel de bala e restos de cachorro quente pela casa. Isso porque não estou falando do que você encontra na rua, calçamentos, praças e lagos. É um reflexo de falta de empatia e um mínimo de pensamento.


Descanso
Necessário, porém tem seu momento. Não pare para descansar enquanto não terminar o que você está fazendo (sabemos que esse descanso irá se prolongar e suas tarefas vão continuar lá te esperando até algum outro dia). Temos essa mania de usar um intervalo como desculpa para relaxar, então antes de se jogar no sofá pergunte a si mesmo se seu cansaço é tão grande assim ou se dá pra terminar a faxina.

Por fim, ser responsável é apenas um passo para nos tornarmos grandes homens no futuro. De qualquer maneira, não deixa de ser um grande passo para nós que estamos nos aventurando nessa caminhada.


MONTEIRO, Marcelo. Estudante e membro deste capítulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário