quinta-feira, 10 de novembro de 2011

1º Diácono: o guia das virtudes...

A função do 1º Diácono no Capítulo vai muito além de acender e apagar as velas. Assim como cada vela simboliza uma virtude o Diácono ao acendê-la deve estar ciente de seus significados, estando sempre pronto para instruir os Irmãos dos mesmos. Da mesma forma que o Diácono é o responsável por ajudar os conselheiros nos trabalhos do Capítulo também é responsabilidade dele ajudar os Irmãos recém-iniciados durante sua jornada dentro da Ordem.
         O cargo de 1º Diácono me trouxe muito conhecimento, tanto o de saber lidar com outras pessoas como também o de me fazer entender melhor os preceitos da Ordem DeMolay. Não digo que é um cargo difícil, mas sim de grande responsabilidade e de extrema importância para o Capítulo. Acho que todos os Irmãos, durante o seu tempo dentro da Ordem, devem pelos menos uma vez ocupar este cargo para poder desfrutar os grandes benefícios que este proporciona.

Diáconos: Os Diáconos possuem cada um em sua insígnia uma Ave. Em praticamente todas as Escolas Esotéricas ou Religiões, as Aves apresentam significados simbólicos importantes. Para a Tradição Hindu, elas representam Estados superiores do Ser Humano. No Egito, o Falcão simbolizava o Deus Hórus, o Deus Thot e a Íbis. O Pássaro, como todo Ser Alado, é Emblema da espiritualidade e da Alma Humana. Nas Escolas Místicas, representam também hierarquias a auxiliar o homem. Na Alquimia, os Pássaros simbolizavam as Energias em atividade; voando em direção ao céu expressam a fase alquímica da sublimação e a volatilização; descendo para a terra, a fase de condensação e precipitação; os dois símbolos unidos numa mesma figura representam o Processo de Destilação. Os Pássaros, por sua capacidade de viver na Terra e nos Ares, apresentam também um outro significado simbólico de Tipo Universal: são considerados “Mensageiros dos Deuses”, intermediários capazes de estabelecer um Ponta entre o Céu e a Terra. Sendo tidos como Mensageiros entre Planos superiores e o nosso, os Diáconos são de uma importância sacra no ritual; é o 1º Diácono que acende os Sete Candelabros representativos das Sete Virtudes Cardeais. São exatamente os Diáconos que procedem à ligação entre tudo que é Humano e Material, na Ordem, com os Princípios Sagrados da Filosofia de nossos Rituais.


Primeiro e Segundo Diácono

Arrumar a Sala Capitular antes e depois das reuniões. Cuidar, retirar e
guardar todos os materiais necessários para a arrumação da sala (exceção
dos rituais). A manutenção dos materiais também é sua função. Verificação
e solicitação ao Mestre Conselheiro e Tesoureiro para a compra de velas e
incensos para o Capítulo.
Fonte: http://capitulobracodonorte.com.br/?pg=conteudo03



 Gabriel Caetano Araújo
Gabriel Caetano Araújo é estudante
Membro da Comissão de Hospitalaria
É atualmente 1º Diácono do Capítulo Sete Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário