quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os mordomos: muito além da organização capitular...

Mordomos: ao olhar de iniciantes um cargo simples, no qual pode ter mais trabalho que alguns outros. Tem como tarefa a responsabilidade pela organização dos itens ritualísticos do capítulo. O trabalho é muito, mas a satisfação de um trabalho bem feito é realmente a melhor recompensa, não precisa de reconhecimento de irmãos e tios, o reconhecimento interno é o suficiente.
Cabe ao mordomo cuidar da distribuição, manutenção e de guardar as capas e jóias dos oficiais, além de fazer a manutenção da biblioteca, fazendo o controle de retirada e devolução dos livros. Cuidar do controle de empréstimos de gravatas ou qualquer roupa e/ou paramentos DeMolays. De acordo com o dicionário Aurélio, Mordomo é o administrador dos bens de uma casa, irmandade, confraria, etc. Os mordomos, além de executarem suas tarefas específicas no Ritual, são justamente os responsáveis pelo zelo e cuidado com os utensílios, objetos e demais bens do Capítulo. Se os Mordomos executarem bem a sua função nada faltará ao Capítulo. Observemos que as Jóias dos Oficiais, unidas às capas e à toda a Cadeia simbólica do ritual DeMolay , expressam um complexo simbólico que deve ser analisado  sempre de maneira metódica, de sorte que possamos depreender os ensinamentos da Ordem.

Cornucópia

Cada Mordomo possui como Insígnia uma Cornucópia, onde os antigos levavam alimentos e conforme uma lenda, por mais que se utilizassem os alimentos mais haveriam a serem utilizados. A Cornucópia é um símbolo representativo de fertilidade, riqueza e abundância. Na mitologia greco-romana era representada por um vaso em forma de chifre, com uma abundância de frutas e flores se espalhando dele. Hoje, simboliza a agricultura e o comércio. O seu significado provém da cabra Amaltéia que na mitologia greco-romana amamentou Zeus/Júpiter enquanto bebê. Atualmente essa palavra é utilizada como sinônimo de abundância, porém está sendo esquecida por seu estilo rebuscado e antigo.


Curiosidade sobre as jóias DeMolays

Fita Vermelha


Todas as jóias possuem uma Fita Vermelha com a devida Insígnia pendente, formando um cordão ou colar. A cor vermelha simboliza o sacrifício interior do nosso “Eu”, para o aprimoramento e evolução, nos lembra o sangue derramado pelos Templários, em defesa da fraternidade, da verdade e da justiça. O vermelho é também uma cor que representa a “Energia Latente”, em constante movimento, a saúde, a força, portanto o jovem em sua potencialidade. No Cordão temos simbolizado e representado o Círculo ou Roda; símbolo universal, complexo, e de origem tão antiga quanto o próprio Homem. O sentido mais arquetipal da Roda está relacionado com os fenômenos das Forças Cósmicas em movimento. O símbolo taoísta chinês do Yang-Yng está relacionado com o significado da Roda, e a Doutrina do Tão exprime que "O Sábio perfeito é aquele que alcançou o Ponto Central da Roda, e permanece assim unido ao Centro Invariável". Um dos mais freqüentes símbolos do budismo Tibetano é a "Roda da vida", usado em pinturas e em diagramas desenhados ou gravados; representa a série de nascimentos, mortes e Renascimentos do Homem, mostrando, no "Círculo Exterior", as fases da Vida Humana, causas do Renascimento (Lei do Carma). Na Insígnia de cada Oficial, a Roda, formada pela Fita Vermelha ao redor do pescoço, nos lembra destes sagrados princípios da renovação e repetição dos "Ciclos", de maneira que estejamos sempre vigilantes e atentos no presente, resguardando a harmonia do Futuro.


Com informações:



Guilherme Bahia Teixeira
Guilherme Bahia é estudante
Atualmente 1° Mordomo do Capítulo Sete Lagoas Nº 295

Nenhum comentário:

Postar um comentário