quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tesoureiro: O melhor dessa experiência...

A função de tesoureiro nos Capítulos pode ser vista de várias formas. O tesoureiro, por hora, tem a missão de cuidar das questões financeiras do Capítulo. No começo, o DeMolay poderá sentir-se um pouco deslocado. É natural, e faz parte do processo de execução inicial de qualquer nova tarefa na qual nos submetemos. Particularmente, com dedicação ele descobrirá que existem algumas palavras chaves para exercer a função: organização e disciplina são duas delas. A partir da aplicação dessas ações, ele perceberá que o trabalho flui facilmente e que o controle das operações será mantido sem dificuldades.
         O cargo de tesoureiro me proporcionou grande aprendizado. A visão que se tem do Capítulo é grande e a relação com os membros se amplia. A experiência me proporcionou um maior relacionamento com os meus irmãos, firmada no diálogo e no desenvolvimento de propostas, além de compartilhar experiências com outros irmãos que passaram pelo cargo. Desenvolvi algumas habilidades, e aprimorei outras.





AS JOIAS DOS OFICIAIS
Tesoureiro 

Tendo como Insígnia a Chave, o Tesoureiro representa uma ligação Mística com o "Tesouro dos Templários". Sabemos que o Tesoureiro é o responsável pelo "Tesouro do Capítulo", suas finanças de um modo geral; por que então ter como Insígnia uma chave ao invés de um Cofre ou outro símbolo qualquer? A insígnia do Tesoureiro nos demonstra que o maior Tesouro não é o Dinheiro ou Bens Materiais, mas sim aquele mesmo que nos é legado pelos Templários, que não foi encontrado por Felipe "O Belo". A Chave é o símbolo da Iniciação e do Saber; Nas Escolas Tradicionais Antigas, a Chave continha significação muito importante: Recordava, aos candidatos à Iniciação, a obrigação do silêncio, e prometia aos Profanos a revelação de Mistérios profundos e quase impenetráveis, este é o verdadeiro Tesouro da Ordem DeMolay. 

 ________________________________________________________________
            Equilíbrar a administração financeira do Capítulo e direcionar bem os gastos são funções do tesoureiro, que deve prestar contas frequentemente de suas ações. É um cargo onde a atenção é essencial, e o rigor do tesoureiro com ele mesmo deve existir, pois o cargo requer dedicação.
 Por fim, acredito que o melhor dessa experiência, ou seja, os grandes presentes que a função me proporcionou são seus ensinamentos e o relacionamento com os irmãos, isso é comum a todos os outros cargos e até independem deles, desde que o DeMolay se disponha a buscar... Foi um período muito proveitoso. Penso que não estamos no capítulo apenas para aprender, seria egoísmo demais. É necessário deixar algo de nós também... Entretanto, nenhum trabalho deve ser visto como mais importante do que o outro, nenhuma função deve ser encarada como de maior ‘status’ do que a outra, pois de todas elas se extrai aprendizado e juntas, fazem parte do conjunto essencial que constitui a Ordem DeMolay: afinal, somos todos o complemento de um trabalho. 

 Em união esse trabalho se torna grandioso, pois tem um pouco de cada um de nós.




Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário
Foi Tesoureiro da XXVIII Gestão Administrativa - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário