terça-feira, 18 de outubro de 2011

Objetivos do Milênio: 8 Jeitos de Mudar o Mundo

 Os oito objetivos do milênio


Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou sites para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM.

Nos enderços abaixo, você encontra exemplos de como muitos já estão contribuindo para que o Brasil alcance esses objetivos.

Clique nas Imagens ou Links e acesse os sites:





Vídeo
 
Vídeo sobre o projeto - União Planetária

Abaixo, algumas notícias recentes sobre o projeto:


ONU/PNUD-BRASIL
 
Clique na imagem e acesse a notícia no portal da ONU/PNUD-Brasil
 

INSTITUTO FAÇA PARTE 
Clique na imagem e acesse a notícia no portal do Instituto Faça Parte

 
A idéia é muito interessante, e vem sendo adotada por centenas de países que, no ano 2000 firmaram o compromisso na ONU com os objetivos citados acima. Se você se interessou pela idéia, o site Objetivos do Milênio tem muito material informativo, com dados, links diversos e outras publicações. 
Materiais em formato PDF estão disponíveis, com temas como: Acabar com a fome e a miséria - 8 Jeitos de mudar o mundo,8 jeitos de mudar o mundo na escola -  Voluntariado Educativo - Uma Tecnologia Social, 8 dicas de voluntariado, Construindo um Projeto de Voluntariado, Trote da Cidadania, 8 Jeitos de Mudar o Mundo na universidade, Mãos à obra! Como realizar um projeto voluntário. 

Clicando aqui você será direcionado para  área desses artigos. 

A ação social transforma o espaço em que vivemos. Não devemos apenas esperar as ações governamentais. Devemos individualmente ou em grupo, agir para um mundo melhor. 

Essa condição é possivel a todos, o importante é agir.

Para mais informações sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, entre em contato com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, informe-se pelos sites www.pnud.org.br ou www.odmbrasil.org.br.
 
 
Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário