terça-feira, 25 de outubro de 2011

Demolay – Formando Líderes

Sabemos que a conduta do ser humano pode tender ao egoísmo e o poder é o sonho da maioria, mas, para os interesses de uma classe, de uma organização como a Ordem Demolay, de toda uma sociedade, é preciso que se acomodem às normas, porque estas devem estar apoiadas em princípios de virtude.
A ética deve fazer parte da vida de toda pessoa humana, especialmente dos líderes, que, na maioria das vezes, são a referência para o restante do grupo ou da comunidade.

 A lealdade é o segundo dos três principais elementos que compõem uma conduta considerada correta. Um membro, um Demolay leal se alegra quando a Organização é bem sucedida, defende a Organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dele, fala positivamente sobre ela e a defende contra as críticas.
A compreensão é uma qualidade que facilita a aceitação de um líder pelos que dele dependem, o que permite maior aproximação e diálogo, tão importante no relacionamento de vocês Demolay's. É bom não confundir compreensão com fraqueza, para que o líder não se deixe levar por opiniões ou atitudes, que nem sempre são válidas para a eficiência do seu trabalho.
Para um grupo maduro, o único trabalho do líder é conseguir resultados. Que os líderes com os melhores resultados não contam somente com um estilo de liderança. Eles usam muitos deles em uma determinada semana, uniformemente e em diferentes meios, dependendo de cada situação. Ele é versátil.

Existem seis estilos de liderança.


· Líderes Coercivos: exigem obediência. (é utilizado para frear hábitos de negócios fracassados, e chocar as pessoas para novas formas de trabalho, para mudar comportamentos defasados. É muito apropriado em momentos de emergência.
· Líderes Confiáveis: mobilizam pessoas em direção a uma visão.
· Líderes Agregadores: criam laços emocionais e harmonia.
· Líderes Democráticos: constroem consenso através da participação.
· Líderes Agressivos: esperam excelência e auto-direção.(quando o grupo é altamente qualificado, pode exigir resultados além da média. A agressividade deve ser usada menos e de forma inteligente, estratégica.
· Líderes Conselheiros: desenvolvem pessoas para o futuro.

A pesquisa desenvolvida por Goleman oferece um entendimento apurado de como diferentes estilos de liderança afetam a performance e o resultado. Também sugere que a flexibilidade em alternar os estilos é muito aconselhável. E cada estilo de liderança brota de diferentes componentes da inteligência emocional.

 Características de um líder:

· AUTOCONSCIÊNCIA: Os líderes, conscientes de si mesmos, serão sinceros em admitir um fracasso, e quase sempre, contarão suas histórias com um sorriso.
· MOTIVAÇÃO: Se existe uma característica pessoal que virtualmente todos os líderes eficazes possuem é a motivação.  Eles buscam realizar além das expectativas, as suas e as de quaisquer outros
. EMPATIA: Levando em consideração o desafio de liderar uma equipe, justamente em decorrência do caldeirão de emoções, estabelecerem uma empatia com o grupo é sempre muito difícil. Conseguir consenso a respeito de um assunto polêmico e de difícil decisão é tarefa para um super líder.
· HABILIDADES SOCIAIS: Pessoas habilidosas socialmente tendem a conquistar um amplo círculo de relacionamentos e possuem talento especial para descobrir uma base comum de pessoas de todos os tipos. A habilidade social é a amizade com um propósito: mover pessoas na direção que desejam, se estiver de acordo com os objetivos da Organização, no nosso caso, com a Ordem Demolay e com Filhas de Jô. A habilidade social permite ao líder colocar sua inteligência emocional para trabalhar.

As relações de valor que existem entre o ideal moral traçado (as 7 virtudes Demolay's) e os diversos campos da conduta humana, como vimos no decorrer deste artigo, podem ser reunidas em uns instrumentos reguladores.
Deve-se criar uma mentalidade ética e de educação pertinente que conduza à vontade de agir, de acordo com o estabelecido.
A meta do líder é conseguir que os objetivos sejam alcançados, ás ações realizadas, através do trabalho conjunto, de toda a equipe.



É através dessa mentalidade e educação que a Ordem Demolay ajuda na formação de líderes, nos direcionando para os valores e o caminho a ser seguido para alcançarmos este objetivo.

Diego Augusto
É pré universitário de Psicologia.
Sênior Demolay e Past Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário