sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jovem, como tirar o Título de Eleitor?


Para tirar o Título de Eleitor é muito simples: basta ir ao Cartório Eleitoral que atende ao bairro em que você mora. O Título de Eleitor é obrigatório após os 18 anos, mas facultativo dos 16 aos 18. Abaixo informações sobre 1ªvia, 2ªvia, transferência e atualização de dados cadastrais de seu título, extraído do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, que pode ser acessado pelo sítio: http://www.tre-mg.jus.br/


Primeiro título
O interessado deve comparecer ao cartório eleitoral que atende o bairro em que mora, levando os seguintes documentos:
- um documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade ou carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão) , que comprove a nacionalidade brasileira.
Obs:  não serão aceitos a
 Carteira Nacional de Habilitação e o novo passaporte.
- comprovante de endereço recente;
- comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos).
Obrigatório:
- entre 18 e 70 anos.
Facultativo:
- maiores de 16 e menores de 18 anos;
- analfabetos;
- maiores de 70 anos.
  Transferência
O eleitor que mudou de residência para outro município deve solicitar a transferência, pessoalmente, no cartório eleitoral ao qual pertence a sua nova residência.
 Documentos a serem apresentados:
- um documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão)
Obs:  não será aceito o novo passaporte.
- título de eleitor, se ainda o possuir;
- comprovante de endereço.
 Condições para o requerimento de transferência:
- que tenha decorrido pelo menos 1 ano da inscrição ou da última transferência;
- residência mínima de 3 meses no novo endereço;
Obs.: Se você mudou de endereço dentro do mesmo município, também deverá procurar o cartório eleitoral à qual pertence sua nova residência para efetuar "revisão", levando a documentação acima citada, a fim de manter atualizados seus dados cadastrais.
Segunda via
O eleitor deve solicitar a segunda via do título  no Cartório Eleitoral em que está inscrito. Caso procure outro Cartório Eleitoral, a solicitação será recebida e enviada ao Cartório no qual está inscrito como eleitor, para emissão do documento.
Documento a ser apresentado:

- um documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão)
Obs:  não será aceito o novo passaporte.  
Condições para o requerimento:
- quitação das obrigações eleitorais.
Atualização dos dados cadastrais
O eleitor que precisar alterar ou corrigir algum dado cadastral (estado civil, escolaridade, data de nascimento, filiação, etc.), deve se dirigir ao cartório eleitoral em que é inscrito como eleitor.
Documentos a serem apresentados:

- um documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão)
 Obs:  não será aceito o novo passaporte.

- Documento comprobatório da alteração do dado pessoal (ex. certidão de casamento/ homologação ou averbação de separação/ sentença judicial, outros);
-  título de eleitor;


-----------------------------------------------------------
CARTÓRIOS ELEITORAIS EM SETE LAGOAS:
-----------------------------------------------------------------------
Avenida Doutor Renato Azeredo, 569, Bairro Canaã, próximo à Receita Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário