terça-feira, 29 de julho de 2014

Tempo Escasso

Nesses tempos modernos, vivemos em meio a um caos... Pessoas correm para ir trabalhar, correm para estudar, correm para seus compromissos, enfim, o dia-a-dia de nossa população tem ficado cada vez mais cheio de ocupações e consequentemente, vazio de saúde. Isso acontece pela falta de tempo que atenta a todos. As agendas cheias estão se tornando um verdadeiro empecilho frente ao anseio por uma vida saudável.

Uma vez que a ciência humana evolui continuamente e prolongue nossas vidas, a qualidade de vida do ser humano pode estar indo de contramão. Muitas vezes, dado o horário de serviço e até mesmo os horários de estudo, o ser humano está deixando de se alimentar bem para que possa sanar todas as suas "obrigações" diárias. Ao invés de comer um almoço saudável, com legumes, carboidratos e proteínas, é mais rentável comer aquele salgado "quebra galho". Esse episódio, definitivamente não é recomendável. Vez ou outra, pode se tornar até plausível, porém, continuamente traz problemas de saúde a longo prazo.

Outro "câncer" que se alastra em nossa sociedade, seria a falta da prática de exercícios físicos. Com o tempo escasso que possuímos, ficamos privados de praticar uma corrida, fazer uma academia, ou até mesmo uma natação. Desse modo, à medida que vamos envelhecendo, estaremos mais suscetíveis a doenças e problemas cardíacos que poderiam ter sido evitados caso gozássemos de uma vida mais saudável em nossa juventude.

A vida passa rápido, as oportunidades que não são aproveitadas por nós, não são perdidas, elas simplesmente são aproveitadas por outros. Temos que ter sabedoria para que possamos fazer render o nosso dia, assim, teremos tempo de fazer tudo aquilo que nos é obrigado, aquilo que nos dê prazer e também, aquilo que seria o ideal em nossa vivência.

PACIELLES, Tiago. Estudante de Direito e membro deste capítulo.


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Responsabilidade

Sábado eu acordei atrasado para a reunião. E pior do que a sensação de ter deixado na mão aqueles que contavam com minha presença, foi ter feito um irmão (que havia me oferecido carona para a cidade vizinha) ficar quase uma hora a minha espera. 

No dia anterior pela tarde, ocorreu uma despedida para um amigo que sairá de intercâmbio. A casa ficou muito bagunçada mas, ciente da reunião no dia seguinte, procurei dormir logo. Ao acordar 50 minutos atrasado, me dei conta de que já era tarde demais. Então, para me redimir comigo mesmo, me comprometi em arrumar toda a casa.

Foi em meio a limpeza e a arrumação que pensei muito sobre uma palavra-chave: responsabilidade. E, portanto, desejo compartilhar com meus irmãos e todos os leitores  algumas reflexões de um jovem em sua preparação para os futuros anos de maioridade.


Pontualidade
Esse primeiro pilar é mais que óbvio. Firmar compromissos implica garantir sua presença, um relatório pronto, ou devolver um objeto emprestado em determinada data e horário. A pontualidade sempre será a primeira virtude que lhe será testada, e faltar com ela te atrapalha ou torna você indigno de qualquer outro reconhecimento.


Se abrir, feche. Se sujar, limpe, …
Segundo alguns pensadores modernos, a ética está relacionada a aceitar as consequências das suas ações (mesmo que suas ações não tenham sido totalmente morais). É a chamada “ética das consequências”. O que quero dizer é: deixar a casa bagunçada ontem não era o mais adequado, portanto devo assumir a responsabilidade, limpando e deixo tudo em ordem como antes.

Me perguntei se seria certo pedir ajuda daqueles que participaram da “bagunça”. Em casos mais extremos essa seria sim uma opção, porém não achei adequado fazer várias pessoas se deslocarem de boa vontade para me ajudar em uma tarefa da qual eu estava ciente.


Manter a ordem
É extremamente dificil fazer o tempo render quando seu ambiente de trabalho / estudo está um caos, não é? Manter o seu ambiente organizado é essencial para que sua cabeça consiga se organizar também. E por essa razão é sempre uma boa ideia tirar uma ou duas horas para “dar uma geral” na casa, no quarto ou no escritório.


Mão na massa
Catar lixo, embrulhar e colocar pra reciclagem, varrer, passar rodo e pano. Essas são coisas simples porém não tão fáceis, e são feitas por várias pessoas todos os dias mesmo que elas não tenham sido as responsáveis. É o caso do lixeiro que passa correndo na rua, o gari varrendo a praça depois da feira, empregadas domésticas lavando a louça, cada um fazendo sua parte para que as coisas funcionem da melhor maneira possível.

E o mais interessante sobre tais ações é: praticá-las faz você compreender o valor a quem as faz. Não consigo entender como as pessoas conseguem espalhar garrafas pet, latinhas de alumínio, papel de bala e restos de cachorro quente pela casa. Isso porque não estou falando do que você encontra na rua, calçamentos, praças e lagos. É um reflexo de falta de empatia e um mínimo de pensamento.


Descanso
Necessário, porém tem seu momento. Não pare para descansar enquanto não terminar o que você está fazendo (sabemos que esse descanso irá se prolongar e suas tarefas vão continuar lá te esperando até algum outro dia). Temos essa mania de usar um intervalo como desculpa para relaxar, então antes de se jogar no sofá pergunte a si mesmo se seu cansaço é tão grande assim ou se dá pra terminar a faxina.

Por fim, ser responsável é apenas um passo para nos tornarmos grandes homens no futuro. De qualquer maneira, não deixa de ser um grande passo para nós que estamos nos aventurando nessa caminhada.


MONTEIRO, Marcelo. Estudante e membro deste capítulo.


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Inverno Cultural

Inverno em Sete Lagoas inicia-se em meio a atrações culturais.

Durante os dias 19 e 23 de julho de 2014 realiza-se em Sete Lagoas a 27ª edição do Inverno Cultural, patrocinado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em parceria com a prefeitura municipal. O Inverno Cultural homenageia o trapalhão Zacarias, uma personalidade da cidade.
Com grande adesão do público sete-lagoano e inclusive de outras cidades, o evento oferece diversas atividades culturais, desde exposições artísticas até apresentações teatrais. Por exemplo, a peça “Auto do Boi da Manta: o milagre da ressurreição”, encenada pelo Grupo Carroça Teatral, foi alvo de elogios e rendeu um prêmio ao grupo numa competição nacional. Vale a pena conferir essa peça. Shows com as renomadas bandas 14 Bis e Teatro Mágico e com o cantor Gilberto Gil, dentre outros, também se configuram como interessantes atrações para o evento.




Com tantos eventos culturais, você não quer ficar de fora, não é? Venha visitar Sete Lagoas e aproveitar algumas das atrações do Inverno Cultural. Ou, quem sabe, apenas conversar com outras pessoas. Como disse Fernando Anitelli, vocalista do Teatro Mágico: “O show é apenas uma desculpa para vocês virem para a rua e encontrar pessoas raras!”

A programação para o Inverno Cultural em Sete Lagoas pode ser encontrada no site http://invernocultural.com.br/wp-content/uploads/2014/07/Guia-de-Eventos_27IC_Sete-Lagoas.pdf.


CASEIRO, Vinícius. Estudante de engenharia e membro da Ordem DeMolay.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Nunca soube o IMC

Escrevo este texto apenas para informar a todos sobre uma grande injustiça que ocorreu recentemente. Uma professora foi reprovada em um exame devido ao seu peso, ela havia passado em todas as provas e mesmo assim foi barrada, pois de acordo com o DPME ela estava acima do peso. É chocante perceber que uma mulher, em pleno século XXI, não foi aprovada para lecionar por ser "gordinha", mesmo tendo passado por todos os testes de aptidão.



"A professora conta que se submeteu aos exames de saúde exigidos pelo edital e que todos os resultados deram normais.  No momento da avaliação clínica, também exigida no processo seletivo e que foi feita em Bauru (SP), ela foi informada pelo médico que estava apta para desempenhar a função de professora da educação básica. Porém, quando o resultado foi publicado no Diário Oficial, veio a surpresa. Mariana havia sido considerada inapta pelos peritos. Para reprová-la o DPME se baseou no IMC, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso."



Várias pessoas tomaram conhecimento do ocorrido e se revoltaram com o resultado. Diversas fotos como esta podem ser encontradas nas redes sociais apoiando a professora:

                                       
                                      Protestos apoiando a professora.


Em um país como o Brasil, no qual a educação pública é tão precária, é triste presenciar esse tipo de situação. Por isso, devemos sempre apoiar as escolas públicas e repudiar todo e qualquer tipo de preconceito. Esse é só um exemplo da falta de critério do governo ao selecionar os professores e do pouco caso com a educação pública, pois uma mulher capacitada à lecionar foi barrada da função por motivos ridículos.


ARAÚJO, Gabriel. Estudante de engenharia e membro da Ordem DeMolay.




terça-feira, 15 de julho de 2014

Democamp

Na manhã do ultimo sábado dia 12/07/2014, os DeMolays do Capitulo Sete Lagoas n° 295, se reuniram para a realização de um Democamp, ele ocorreu no sitio da família dos Irmãos Tiago Pacielles e Vinicius Caseiro, que fica na cidade de Funilândia. Estiveram presentes os irmãos Alexsander Barbosa, Gabriel Araújo, Vinicius Caseiro, Marcelo Monteiro, Guilherme Paulitsch, Alisson Barbosa, Philipe Rangel, Daniel Vieira, Filipe Paulo, Bruno Cavalcante, André Luiz e Tiago Pacielles.


Irmãos no carro indo para o sítio

Irmão Bruno fantasiado de cavalo

               












Irmãos saindo à noite

No sitio cada irmão ficou incumbido de uma tarefa, assim todos trabalharam de forma igual. Tivemos como cozinheiros os irmãos Gabriel Caetano, André Luiz e o churrasqueiro Bruno Cavalcante, mesmo não parecendo são excelentes cozinheiros, nos proporcionaram um excelente almoço tanto no sábado quanto no domingo. Na noite de sábado os irmãos deram um passeio pela cidade e ao retornar alguns ficaram jogando vídeo game, jogos de tabuleiro enquanto os Irmãos Marcelo e Alexsander preparavam uma incrível fogueira. Quando pronta os irmão se juntaram em volta e começaram a dançar como índios e homens da caverna, gritando e cantando em volta da fogueira.



Almoço de domingo

Irmãos ao redor da fogueira




No domingo os irmãos passaram o dia arrumando o sitio e jogando peteca por horas, além de escutar um pequeno show de nossos irmãos músicos André e Marcelo. Por fim, todos foram embora à tarde com aquele sentimento de tristeza por ter acabado tão rápido nosso proveitoso Democamp.


BARBOSA, Alexsander. Estudante e membro da Ordem DeMolay.


sábado, 12 de julho de 2014

Violência e Desrespeito

“Um lugar do mundo onde um grupo de mulheres é condenado desde o nascimento a uma vida de humilhações e de violência. Esse lugar é a Índia, país com um sistema de divisão social bastante rígido: as chamadas castas. Quem nasce na camada mais baixa é chamado de ‘dalit’ ou 'intocável', mas o nome não significa privilégio algum. Os 'intocáveis' não têm direitos e são vítimas de todo tipo de agressão, especialmente as mulheres. Algumas chegam a ser atacadas com ácido.
Lugares onde as mulheres nascem com o destino traçado, e o destino é o sofrimento: abusos sexuais, estupros, abortos e abandonos de bebês apenas por serem meninas, mutilações e agressões físicas.”

Esse trecho retirado da reportagem do Fantástico me inspirou a escrever sobre o assunto que é de conhecimento de poucos. Pois, nós DeMolays, temos obrigação de defender e honrar as mulheres, e além do mais devemos nos esforçar para defender a liberdade de expressão. Portanto, é repugnante acreditar que um ser humano é privado de seus direitos e violentado apenas por ser mulher.


Mulheres queimados por ácido



O mais curioso é que a Índia é considerada a maior democracia do mundo, mesmo com todas essas barbaridades. A cada semana, 2 a 3 ataques com ácido ocorrem na Índia, embora a maioria dos casos não seja notificada às autoridades. Homens jogam ácidos nos rostos e corpos das mulheres, deixando marcas para toda a vida e estraçalhando um futuro. Com esse texto, peço a todos DeMolays que nunca se esqueçam de suas promessas, e a todas as pessoas, que nunca deixem de lutar pela liberdade e os direitos humanos.

ARAÚJO, Gabriel. Estudante de engenharia e membro da Ordem DeMolay.


terça-feira, 8 de julho de 2014

Patriotismo de Copa

Hoje todos os brasileiros presenciaram uma grande derrota, uma verdadeira humilhação, no que se diz respeito ao futebol. O único país com cinco título mundiais tomou uma goleada alemã, 7x1 para o país europeu. Entretanto não é por esse motivo que escrevo este texto, mas sim para ressaltar o "patriotismo" do povo brasileiro, que nos estádios emocionou cantando o hino à capela, porém tudo isso não se passa de um falso amor à nação, um amor que só aparece em tempos de Copa do Mundo.

É fácil notar como as ruas se enchem de bandeiras e os carros ficam cheios de enfeites para glorificar nossa grande pátria, porém no dia a dia do brasileiro isso não existe, é difícil encontrar alguém na rua que saiba cantar o Hino Nacional e mais raro ainda encontrar alguém andando com a bandeira nacional ou pendurada no batente de suas casas. Contudo, em época de mundial aqueles que nem sequer sabiam as cores da bandeira se tornam os mais patriotas. 

Tudo isso não passa de um falso patriotismo, um patriotismo que dura apenas enquanto a Seleção Brasileira está ganhando os jogos. Hoje com a vitória da Alemanha é que a hipocrisia do povo brasileiro vem à tona. As mesmas pessoas que no início do jogo cantaram o hino à capela agora estão queimando a bandeira em praça pública, basta apenas 30 minutos e 5 gols da Alemanha para transformar um patriota em vândalo.


Bandeira Nacional queimada em público


Por meio desse texto venho pedir a todos os DeMolays que nunca se esqueçam da Sétima Vela, e que façam tudo aquilo que for possível para defender essa virtude que é o patriotismo. Não devemos, jamais, ser patriotas apenas em época de copa, mas em nossas vidas diárias. Nunca podemos esquecer de apoiar as escolas públicas, que são o alicerce da grandeza de nosso país, e apesar de todas as dificuldades que o país vem enfrentando devemos sempre lutar por sua melhoria e por seu bem estar. Deixo um texto muito interessante que encontrei na internet e que se encaixa perfeitamente à situação que o Brasil se encontra:

"Isso representa mais que um simples jogo! Representa a vitória da competência sobre a malandragem! Serve de exemplo para gerações de crianças que saberão que pra vencer na vida tem-se que ralar, treinar, estudar! Acabar com essa história de jeitinho malandro do brasileiro, que ganha jogo com seu gingado, ganha dinheiro sem ser suado, vira presidente sem ter estudado! O grande legado desta copa é o exemplo para gerações do futuro! Que um país é feito por uma população honesta, trabalhadora, e não por uma população transformada em parasita por um governo que nos ensina a receber o alimento na boca e não a lutar para obtê-lo! A Alemanha ganha com maestria e merecimento! Que nos sirva de lição! Pátria amada Brasil tem que ser amada todos os dias, no nosso trabalho, no nosso estudo, na nossa honestidade! Amar a pátria em um jogo de futebol e no outro dia roubar o país num ato de corrupção, seja ele qual for, furando uma fila, sonegando impostos, matando, roubando! Que amor à pátria é este! Já chega!!! O Brasil cansou de ser traído por seu próprio povo! Que sirva de lição para que nos agigantemos para construirmos um país melhor! Educar nossos filhos pra uma geração de vergonha! Uma verdadeira nação que se orgulha de seu povo, e não só de seu futebol!"


ARAÚJO, Gabriel. Estudante de engenharia e membro da Ordem DeMolay.


sexta-feira, 4 de julho de 2014

A importância da Tríade


      A ordem DeMolay possui como uma importante característica, a hierarquia. Sem sombras de dúvida, é pela mesma que se organiza e se mantém todo o trabalho premeditado pelos oficiais de um capítulo. Por mais que exista essa distinção de cargos, todos estão em uma mesma linha de igualdade, seja do sentinela ao mestre conselheiro.
      Não obstante, os trabalhos realizados por todos os irmãos da Ordem, precisam ser instigados e demandados, de modo que existe uma grande importância no que tange aos objetivos traçados pela Tríade. Essa, que se constitui pelo Mestre conselheiro, Primeiro conselheiro e Segundo conselheiro. De forma alguma, esses três cargos são mais importantes que qualquer outro, porém, é por eles que um Capítulo deve reger e garantir uma boa harmonia, além de organizar e policiar suas ações.
    Os bons exemplos emergem principalmente deles, a função primordial da Tríade é mostrar a todos os demais, que os objetivos da gestão estão traçados, e consequentemente precisam ser colocados em prática. Caso a Tríade esteja em desarmonia, isso se refletirá no restante do Capítulo, logo, uma gestão bem administrada, é uma gestão que trará sucesso. Contudo, para que um Capítulo tenha uma grande gestão, é imprescindível que não só a Tríade, mas também todos os DeMolays, queiram participar, criticar, sugerir e ajudar, até porque, nada se realiza sem a participação de todos.




PACIELLES, Tiago,  estudante de Direito e demolay.

terça-feira, 1 de julho de 2014

PAINT BALL DETONANDO


Na tarde do último sábado, dia 21/06/14, alguns DeMolays do Capitulo Sete Lagoas nº 295 e amigos, se aventuraram em algumas partidas de Paint Ball. O evento aconteceu em um sitio no barreiro, local próximo à cidade de Sete Lagoas. Estiveram presentes os DeMolays Alexsander Leone, Filipe Paulo, Gabriel Araújo, Guilherme Paulitsch, Tiago Pacielles, Vinicius Caseiro e também amigos do Capitulo, Vitor, João Paulo, Gustavo e Rafael.


Filhos do Rambo


Chegando ao local, os mesmos se dividiram em dois times, são eles: ‘’Os gigantes de argila” (Filipe, Vinicius, Vitor, João Paulo e Rafael) e ‘’ Filhos do Rambo” (Pacielles, Alexsander, Gabriel, Guilherme e Gustavo). Após uma breve explicação das regras do jogo, eles partiram para ação, proporcionando muita garra, raça, luta, tiros incessantes, correria, enfim, tudo aquilo que se espera de um acirrado jogo de Paint Ball. Por fim, os ‘’gigantes de argila’’ venceram a batalha em uma disputa emocionante do sábado, por 3 rounds a 2.


 Os Gigantes de Argila


Porém, os ‘’ filhos do Rambo’’ não se renderam, de modo que esperam por uma revanche iminente, isso fica claro nas palavras de Pacielles: ‘’... perdemos a batalha de hoje, mas não a guerra..., a vingança é um prato que se come frio, eles que nos aguardem...’’
Além da intensa competição existente, o evento foi fonte de muita diversão, união, responsabilidade dos comprometidos e alegria entre todos.



Irmão Tiago rendido após a batalha



PACIELLES, Tiago, estudante de Direito e membro do Capitulo Sete Lagoas nº 295