quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Falta de estrutura ou ausência de bons hábitos dos habitantes das cidades atingidas?

Atenção: Em vista das chuvas, Sete Lagoas também decretou estado de emergência, confira: http://setelagoas.com.br/noticias/cidade/13992-sete-lagoas-decreta-estado-de-emergencia-apos-reuniao-realizada-nesta-quarta

A capital mineira, assim como cidades históricas, cito Ouro Preto e Diamantina têm sofrido com as chuvas do final de 2011 e início de 2012. Para se ter ideia, um barranco desabou matando dois taxistas na Rodoviária de Ouro Preto. Conselheiro Lafaiete e Campo Belo assim como Piracema foram também atingidas pelos rios que cortam as respectivas cidades. Está uma lamaçada só, bueiros entupidos e até mesmo a falta deles em algumas cidades... Minas Gerais conta com rios cauladosos e cheios de afluentes, então cidades ribeirinhas ficam totalmente alagadas em períodos de chuva.

Segundo o G1, 66 cidades mineiras já plocamaram situação de emergência e 7 pessoas já foram vitimadas pelas chuvas no estado:


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E essa chuva? É fato que continuará a cair até meados de janeiro, mas e aí? É apenas uma conseqüência natural, ou não temos estrutura suficiente para agüentar tais chuvas? O pior, você joga lixo na rua? Pois é isso, uma ação que as vezes nem percebemos e podemos estar provocando desastres como estes:

Cidade de Itabirito (MG), com uma rua do centro da cidade alagada

  Ponte Nova (MG). O rio Piranga que corta a cidade está 6 metros acima do seu nível normal

Desfazendo do modelo do ENEM de redação, este texto não terá conclusão e muito menos solução para a pergunta do título, pense você... O que está provocando isso, e de que maneira podemos ajudar para que isso não ocorra? Então, termino com a famosa frase de John Lennon:

Pense Globalmente, aja localmente.

fontes e fotos: www.g1.com.br


Ivan Trindade
Ivan Trindade é estudante
Atualmente Hospitaleiro do Capítulo Sete Lagoas

Um comentário:

  1. Parabéns irmão Ivan. Excelente postagem. Acredito que existe uma inconsequência do homem na questão que você levantou da estrutura...Muitas dessas cidades não obedecem as questões naturais de relevo e proximidade do leito dos rios, então o alagamento é certo.

    O lixo é outro problema que entope boeiros e dificulta o escoamento de água. É certo que realmente tem chovido muito, mas poderíamos evitar algumas tragédias com ações simples como ocupação ordenada, e bom escoamento da água etc...

    Muito boa a postagem.

    ResponderExcluir