domingo, 8 de janeiro de 2012

França... Terra do nosso herói mártir [1]

Quando Ivan Trindade me pediu para fazer um texto sobre algum lugar para onde fui, pensei primeiramente em Paris. Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas era preciso redigir algo que fazia jus à cidade.

Paris, la Ville des Lumières

Já que Paris é uma das cidades mais visitadas anualmente, por que não fazer um passeio pelas ruas e bulevares de Paris?
Erguida às margens do rio Sena, a Cidade das Luzes, como é chamada, é uma importante cidade localizada ao norte da França, sendo a capital do país. Sua relevância para o mundo não é apenas na atualidade. Devido a sua posição estratégica, Paris era o ponto de encontro de várias rotas feitas na Europa e, portanto, a zona de convergência das mais diversas culturas existentes no continente. Hoje, a cidade é sempre relembrada quando se fala de cultura, gastronomia, moda. Ela também é famosa por ser a capital do amor e é o destino de milhares de casais todos os anos.

  
Na Pont-des-Arts, diversos casais trancam cadeados e jogam suas chaves no rio Sena, representando o amor eterno.






Além do mais, Paris é reconhecida pela importância histórica. É notável dizer que todo o tradicionalismo da cidade coexiste com a modernidade. Ou seja, ao mesmo tempo em que se veem monumentos clássicos, é possível encontrar várias coisas modernas espalhadas pela cidade. Tal fato é percebido na oposição entre os bairros antigos, os pertencentes à Velha Paris (o centro geográfico da cidade), e os bairros mais modernos, aqueles que constituem a Nova Paris, como o bairro La Defénse.






(imagem acima) Grande Arco de La Defénse; (imagem ao lado) Basílica de Sacré-Couer. A arquitetura de cada um dos monumentos acima evidencia claramente a diferença entre os estilos mais antigos, com mais curvas, e mais recentes, que valorizam traços retos.









Abaixo estão fotos de lugares obrigatórios de visitar para todas as pessoas que viajam a Paris.

Torre Eiffel

 


Inaugurada em 1889 para a Exposição Universal de 1889, a Tour Eiffel é o monumento mais visitado da cidade e, também, o marco de toda a França. A parte superior da torre, com aproximadamente 324 metros de altura, consiste em um verdadeiro belvedere, isto é, de lá é possível ter uma boa vista de Paris.
Curiosidade: nos dois primeiros andares da torre existem vários restaurantes e lojas. Já no topo da torre há antenas de rádio.










Arco de Triunfo

O Arco do Triunfo, localizado na Place Charles de Gaulle, foi um monumento feito por Napoleão Bonaparte em 1806 para celebrar as vitórias militares do imperador francês.





 Avenue des Champs-Élysées

A Avenue des Champs-Élysées é tida como a avenida mais bonita (e cara) de Paris. Não é viável comprar algo nessa avenida, mas, sem dúvida, vale muito a pena passar por toda a exuberância da avenida, na qual se situam as sedes de grandes grifes como a Yves Saint Laurent e a Louis Vuitton.


Museu do Louvre



Criado em 1190 para ser o Palácio Real, tornou-se em 1692 um museu. Abriga atualmente obras valiosíssimas, tais como a Mona Lisa, Vitória de Samotrácio, Vênus de Milo, Diana, dentre outras. É um complexo cultural que abriga obras com até oito mil anos.






                                                Catedral de Notre-Dame


Jardin de Luxembourg

Sem dúvida, um dos melhores locais de descanso em Paris é o Jardin de Luxembourg. É um lugar tranquilo onde se pode deitar sobre a grama, se sentar em uma cadeira enquanto se admira uma bela paisagem e, em alguns dias, se ouve a algum concerto. No dia em que fui aos jardins, estavam tocando músicas de Chopin.



Vinícius Caseiro de  Oliveira
Vinícius Caseiro é estudante
Atualmente Secretário do Capítulo Sete Lagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário