quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

História: A Távola Redonda e suas Origens

De todas as nossas Organizações Filiadas e Paralelas a mais nova, e ao mesmo tempo a mais antiga é, podemos dizer, a Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Mais nova evidentemente por ser de fato a última a ter sido criada, estruturada e implantada, mas também a mais velha, já que teve seu embrião e ideal de trabalho valorizado antes de qualquer outra. Como isso se deu? Pela “Order of Chivalry”. Devemos lembrar que de inicio a Ordem DeMolay era destinada para jovens do sexo masculino entre os 16 e os 21 anos, constituindo uma faixa etária bem mais restrita com relação a atualidade. Nestes primeiros anos a mente de F.S.L. já se dedicava a providenciar uma estrutura para os meninos que ainda não podiam ingressar na Ordem DeMolay. Deste desejo nasce a idéia de uma ordem associada.

O ideal inicial era o de uma organização aos moldes da cavalaria medieval. Pensando em tudo isto o tio Frank S. Land organizou uma instituição para jovens entre os 13 e os 15 anos, a batizou de “Order of Chivalry” e chamou Frank A. Marshall para que produzisse seu ritual. E assim foi feito. Trabalhos completos foram produzidos em 1927, e sendo apresentados ao International Supreme Council para aprovação, o que recebeu, em Abril de 1928. Duas características nos devem ser especialmente importantes do ponto de vista ideológico e objetivo. Primeiro que esta nova organização reunia seus membros em organismos chamados “courts”, o mesmo nome posteriormente utilizado pelos Lordes Chevaliers. Estas cortes eram patrocinadas tanto pelos Capítulos DeMolay, pelos Capítulos Alumni quanto por qualquer corpo maçônico diretamente; não havia exclusividade de ligação. E segundo, que intrigantemente Dad Land deixou claro que o objetivo desta ordem era sim o de conseguir jovens para a Ordem DeMolay, fazendo dela uma porta direta de captação de membros.

Neste momento Land já comandava uma poderosa força da juventude mundial e começava a distribuir tarefas em certos setores para o melhor andamento da ordem; é neste espírito que ele nomeia o irmão e tio Walter Christian Ploeser, (1903 - 1993) como “Administrador” oficial da recente criação. Nosso Ir. Wally como era conhecido, empenhou-se em instalar alguns organismos e fortalecê-los para que servissem de exemplo. A ordem nasceu também em Kansas City / Missouri, mas podemos destacar o mais forte que chegamos a registrar, situado na cidade de San Antonio / Texas, o W. T. Garven Court nº4, patrocinado pelo capítulo Albert Pike nº58, também reconhecido como um dos mais atuantes capítulos do mundo até hoje. Esta corte foi instituída em 29 de Setembro de 1928, e trabalhou até o final de 1931. O oficial comandante destas cortes recebia o título de “Ilustre Diretor”. Cada corte possuía seu conselho consultivo, formado por um Sênior DeMolay que o presidia, e outros DeMolays Ativos, que eram os conselheiros menores, ou Junior Advisors.

A estrutura já era tão avançada que cada corte contava com 13 oficiais. O Ilustre Diretor, Ilustre Diretor Adjunto, Primeiro Diretor, Segundo Diretor, Condutor, Condutor Assistente, Mestre de Cerimônias, Capelão, Guarda Estandarte, Mestre dos Trompetistas, Guarda Interno da Corte, Guarda Externo da Corte e Guarda dos Registros. Os trabalhos refletiam a constante preocupação de Dad Land com a juventude e o futuro dela. Ali estava ainda outra marca indelével da sagrada passagem: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.”, Eclesiastes 12:1.
Em 3 anos haviam sido instaladas apenas 18 cortes e o programa ainda enfrentava muita resistência, tendo seu sucesso comprometido. Em 1931 a ordem foi descontinuada, deixando de receber foco, apoio e interesse. O golpe mortal viria em Março de 1944 com a diminuição para 14 anos da idade mínima de ingresso na Ordem DeMolay. Infelizmente quando nosso 'Brother and Dad' Walter C. Ploeser assumiu como primeiro Sênior Grande Mestre do ISC, em 3 de Março de 1952 já não lhe restava muito a fazer. Morria Assim o sonho de uma organização associada sequencialmente anterior a ordem principal.



* A primeira imagem é do tio W. T. Garven, cujo nome foi homenageado na corte citada no texto.

 ** A segunda imagem é de Brunett Mason, último Ilustre Diretor da Order of Chivalry em 1931.

**Parceria: DeMolay pela Tangente Blog
demolaypelatangente.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário