terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Curiosidades: Ordem Demolay no Japão

Texto completamente retirado de: http://demolay.blogspot.com/

No Japão a Ordem DeMolay está presente pelo menos á 50 anos. Nunca foi algo muito "pujante", mas viveu melhores dias quando a presença militar norte-americana era maior, assim como na Austrália, Alemanha, França etc. Pena que atrasei muito para descobrir esse Sênior DeMolay John Diesem... Ele foi DeMolay no Japão na década de 50.

E mesmo com constatação frequente, aparentemente nada foi feito para se melhorar.

Mas, graças ao Pai Celestial, algumas coisas foram salvas, como podem se ver logo abaixo:

Inicialmente um convite para instalação de Oficiais do Capítulo Takesue (extinto), de 17 de julho de 1960, quase 50 anos atrás, em South Camp Drake, que fica em Narimasu, Tóquio.

Mas isso seria muito legal se eu também nao tivesse encontrado esse seguinte tempos atrás:
Isso mesmo, uma petição para os Graus em Japonês.  /|\


No verso vem em inglês:
O que tirou uma dúvida que sempre tive. Achava que as reuniões dos Capítulos fossem apenas em inglês, e só com os soldados americanos. Mas realmente houveram Japoneses iniciados, e que faziam as reuniões em sua língua mãe.

Isto posto, faltava a joia da coroa: um Ritual em Japonês! Faltava... Como se diz, quem procura acha... :-)



Marcelo Brito

 Past MCN SCODB
 Past GMN SCODB
   Marcelo Brito é Médico 
Sênior  Demolay do Capítulo Campo Mourão nº28


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Conheça o projeto Nosso Parque


A Associação de Desenvolvimento Ambiental – ADESA é uma das 47 instituições brasileiras beneficiadas pelo Programa Petrobras Ambiental 2008 com o projeto "Nosso Parque". A linha de atuação do projeto é "Fixação de carbono e emissões evitadas com base na Conservação de florestas e áreas naturais e Recuperação de áreas degradadas.”.


No Programa Petrobras Ambiental de 2008 foram inscritos 892 projetos. Destes, 47 foram selecionados para ter o patrocínio da Petrobras no período de até dois anos. Já em Minas Gerais, o Projeto Nosso Parque está entre os três projetos escolhidos.

Conheça o Projeto Nosso Parque


O projeto em questão propõe trabalhos de recuperação em áreas do Parque da Cascata onde há degradação ambiental, plantio e produção de mudas nativas. A Educação Ambiental, tema transversal do projeto, está sendo trabalhada pela equipe na condução de grupos de alunos e visitantes num passeio repleto de informações ambientais e culturais em pontos como a Capela Santa Helena, a sede da ADESA e o Parque da Cascata. Alunos e professores poderão conhecer um viveiro de mudas, o processo de produção de 20.000 mudas e participar do plantio de 5.000 mudas. Além disso, o acompanhamento desses alunos é feito por profissionais capacitados em Interpretação Ambiental, aptos a explanar sobre temas geográficos, históricos, culturais e ambientais que fazem parte do contexto da área onde esse trabalho está sendo desenvolvido.


Agendamos visitas de terça-feira a domingo. As visitas ao projeto Nosso Parque são gratuitas e o número de grupos limitado. O agendamento pode ser feito através do email rtadesa@gmail.com ou pelo telefone (31) 3026-2628 (Aline Abreu).


___________________________________________________________________
O Capítulo Sete Lagoas Nº 295  é um parceiro do projeto, contribuindo com as ações e demais campanhas da ADESA. 
_________________________________________________________________
    

História: A Távola Redonda e suas Origens

De todas as nossas Organizações Filiadas e Paralelas a mais nova, e ao mesmo tempo a mais antiga é, podemos dizer, a Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda. Mais nova evidentemente por ser de fato a última a ter sido criada, estruturada e implantada, mas também a mais velha, já que teve seu embrião e ideal de trabalho valorizado antes de qualquer outra. Como isso se deu? Pela “Order of Chivalry”. Devemos lembrar que de inicio a Ordem DeMolay era destinada para jovens do sexo masculino entre os 16 e os 21 anos, constituindo uma faixa etária bem mais restrita com relação a atualidade. Nestes primeiros anos a mente de F.S.L. já se dedicava a providenciar uma estrutura para os meninos que ainda não podiam ingressar na Ordem DeMolay. Deste desejo nasce a idéia de uma ordem associada.

O ideal inicial era o de uma organização aos moldes da cavalaria medieval. Pensando em tudo isto o tio Frank S. Land organizou uma instituição para jovens entre os 13 e os 15 anos, a batizou de “Order of Chivalry” e chamou Frank A. Marshall para que produzisse seu ritual. E assim foi feito. Trabalhos completos foram produzidos em 1927, e sendo apresentados ao International Supreme Council para aprovação, o que recebeu, em Abril de 1928. Duas características nos devem ser especialmente importantes do ponto de vista ideológico e objetivo. Primeiro que esta nova organização reunia seus membros em organismos chamados “courts”, o mesmo nome posteriormente utilizado pelos Lordes Chevaliers. Estas cortes eram patrocinadas tanto pelos Capítulos DeMolay, pelos Capítulos Alumni quanto por qualquer corpo maçônico diretamente; não havia exclusividade de ligação. E segundo, que intrigantemente Dad Land deixou claro que o objetivo desta ordem era sim o de conseguir jovens para a Ordem DeMolay, fazendo dela uma porta direta de captação de membros.

Neste momento Land já comandava uma poderosa força da juventude mundial e começava a distribuir tarefas em certos setores para o melhor andamento da ordem; é neste espírito que ele nomeia o irmão e tio Walter Christian Ploeser, (1903 - 1993) como “Administrador” oficial da recente criação. Nosso Ir. Wally como era conhecido, empenhou-se em instalar alguns organismos e fortalecê-los para que servissem de exemplo. A ordem nasceu também em Kansas City / Missouri, mas podemos destacar o mais forte que chegamos a registrar, situado na cidade de San Antonio / Texas, o W. T. Garven Court nº4, patrocinado pelo capítulo Albert Pike nº58, também reconhecido como um dos mais atuantes capítulos do mundo até hoje. Esta corte foi instituída em 29 de Setembro de 1928, e trabalhou até o final de 1931. O oficial comandante destas cortes recebia o título de “Ilustre Diretor”. Cada corte possuía seu conselho consultivo, formado por um Sênior DeMolay que o presidia, e outros DeMolays Ativos, que eram os conselheiros menores, ou Junior Advisors.

A estrutura já era tão avançada que cada corte contava com 13 oficiais. O Ilustre Diretor, Ilustre Diretor Adjunto, Primeiro Diretor, Segundo Diretor, Condutor, Condutor Assistente, Mestre de Cerimônias, Capelão, Guarda Estandarte, Mestre dos Trompetistas, Guarda Interno da Corte, Guarda Externo da Corte e Guarda dos Registros. Os trabalhos refletiam a constante preocupação de Dad Land com a juventude e o futuro dela. Ali estava ainda outra marca indelével da sagrada passagem: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que cheguem os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer.”, Eclesiastes 12:1.
Em 3 anos haviam sido instaladas apenas 18 cortes e o programa ainda enfrentava muita resistência, tendo seu sucesso comprometido. Em 1931 a ordem foi descontinuada, deixando de receber foco, apoio e interesse. O golpe mortal viria em Março de 1944 com a diminuição para 14 anos da idade mínima de ingresso na Ordem DeMolay. Infelizmente quando nosso 'Brother and Dad' Walter C. Ploeser assumiu como primeiro Sênior Grande Mestre do ISC, em 3 de Março de 1952 já não lhe restava muito a fazer. Morria Assim o sonho de uma organização associada sequencialmente anterior a ordem principal.



* A primeira imagem é do tio W. T. Garven, cujo nome foi homenageado na corte citada no texto.

 ** A segunda imagem é de Brunett Mason, último Ilustre Diretor da Order of Chivalry em 1931.

**Parceria: DeMolay pela Tangente Blog
demolaypelatangente.blogspot.com

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cultivando uma vida saudável: Capítulo Sete Lagoas na trilha

No dia 23 de janeiro, alguns membros do Capítulo Sete Lagoas resolveram fazer uma trilha de bicicleta de Sete Lagoas até a Fazenda Velha, são cerca de 40 km, ida e volta. Os irmãos que estiveram presentes nessa aventura foram Tiago Pacielles, Richard Castro, Marcelo Monteiro, Gabriel Rabelo, Gabriel Caetano, e um convidado, Bruno Alexandre.
Durante a ida houveram várias subidas e devido a isso demorarmos cerca de 3 horas para chegar ao nosso destino, e com o irmão Richard sempre ficando para traz por causa de sua lentidão.


Mas no fim conseguimos, chegamos cansados e queimados de sol, mas chegamos. Lanchamos, descansamos e lá estávamos nós na estrada para poder voltar para casa. Porém nem tudo foi só alegria, pois na volta o irmão Richard (como sempre o mais lerdo de todos) caiu da bicicleta, mas por sorte não houve nem um ferimento grave.
Irmãos Gabriel Caetano, Gabriel Rabelo, Tiago Pacielles, Marcelo Monteiro e Richard Castro                                
(da esquerda para a direita).

Cortando Caminho.

Quando chegamos a Sete Lagoas, o irmão Marcelo Monteiro nos convidou para sua casa, para relaxarmos depois da árdua viagem. Lá nós nadamos, jogamos bola e comemos alguns sanduíches. Alguns até caíram no sono depois do lanche (Marcelo).


 Metade do Caminho e destino final: Fazenda Velha.

 De volta a Sete Lagoas.



Gabriel Caetano
Gabriel Caetano é estudante
Atualmente 2º Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cultivar idéias como essa, isso nos move!!!


É muito bom assistir as pessoas exercendo o que elas pensam de verdade...Jovens que trocam um momento de lazer por uma prática consciente, um exercício de cidadania, um pensamento que é pro bem coletivo que faz a diferença pra quem pratica e sem dúvida pra todos nós. Não é utópico, pelo contrário é muito possível que as pessoas sejam assim, é uma busca que só depende delas.

Alguns DeMolays do Capítulo Sete Lagoas Nº 295, no sábado, dia 21 e domingo, 22 do mês de janeiro, dois dias de grande calor, dedicaram-se ao plantio de mudas de várias espécies na área do Parque da Cascata, na Serra Santa Helena em Sete Lagoas.

Para isso, subiram e desceram a serra a pé, em uma caminhada sim, muito cansativa mais divertida e com um intuito valoroso.

Rumo ao plantio!!!

Não apareceram nessas fotos que foram retiradas no domingo, mas estiveram presentes no mutirão de sábado os irmãos: Lucas Rachid, Bruno Faria e o Gabriel Faria, que da mesma forma exerceram seu papel com a mesma dedicação...O irmão Marcelo que pode comparecer nos dois dias, nossos parabéns!!!

Leitores do blog, o importante é querer fazer. Muitos tem a consciência da necessidade. O ser humano tem a clara definição do que é certo e o que é errado, assim como ele pode contribuir para o que é certo. Depende sempre da gente. Esperar menos do outro e se doar mais...

Segue algumas fotos do plantio de domingo. Estamos aguardando as fotos de sábado para serem também postadas.

 DeMolays do Capítulo Sete Lagoas na estufa da ADESA: preparando para o plantio

Tiago Pacielles e a voluntária Talita selecionando as mudas

 Quando a educação começa desde cedo, faz toda a diferença...

 Tiago Pacielles e Guilherme Bahia plantando uma árvore

Agradecemos ao pessoal da ADESA, pelo acolhimento, estamos aprendendo muito com vocês. 

Aos irmãos, parabéns a cada um de vocês. Só podemos esperar que nossa atitude seja multiplicada muito em breve, porque todos podem, mas pra isso é preciso fazer...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Plante essa ideia... Os frutos são de todos!!!

O Capítulo Sete Lagoas Nº295, em parceria com a ONG-ADESA (Associação de Desenvolvimento Ambiental) colabora em mais um de seus eventos em prol da qualidade de vida na cidade. Nos dias 21 e 22 de janeiro, mais um mutirão será realizado no Parque da Cascata. Uma grande variedade de mudas no viveiro da ONG estará disponível e conta com você, voluntário.

Clique na imagem para ampliar

A ONG monitora o crescimento das mudas e o trabalho de preservação do local é permanente. É importante lembrar que uma ação ambiental tem um alcance muito maior do que local. As futuras árvores servirão para para a qualidade de vida da cidade e da região, além do desenvolvimento de outras espécies, como os pássaros por exemplo.


Sua ajuda é fundamental. Além de mão de obra, você pode ajudar a ADESA com o apoio a equipe de plantio, doando água e lanche. O contato pode ser feito através dos telefones (31)9862-8402 e (31) 3026-2628. 

Faça sua parte, venha com a gente!!!

"Quando doamos um pouco de nós para o bem de todos evoluímos. É que nos permitimos agir pensando no outro, e isso também é crescer."


Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Estudo liga exercícios físicos regulares a salários maiores

As pessoas que praticam exercícios regulares ganham salários entre 6% e 9% maiores do que aqueles que não praticam exercícios, segundo uma pesquisa recém-publicada.
O autor do estudo, o economista Vasilios Kosteas, da Universidade Estadual de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, analisou questionários de 12 mil pessoas com perguntas sobre salários e sobre a quantidade de exercícios que elas praticavam.
Segundo ele, a análise dos dados indicou que aqueles que se envolvem em atividades físicas como correr, nadar ou mesmo levantar pesos ao menos três vezes por semana tinham salários até 9% maiores do que os sedentários.
Mesmo para aqueles que se exercitavam com menos frequencia, entre uma e três vezes ao mês, a pesquisa indicou uma diferença de 5% na média dos salários.

Produtividade e bem-estar
O estudo, publicado na revista científica ''Journal of Labor Research, avalia que os exercícios regulares podem ter um impacto sobre a produtividade e o bem-estar do empregado.
'É amplamente sabido que o exercício regular tem um impacto positivo no bem-estar. Além dos impactos positivos sobre a saúde cardíaca, sobre o peso e uma variedade de outras questões médicas, estudos na literatura médica mostram que os exercícios levam a uma melhor função mental, condição psicológica e maior nível de energia', observa Kosteas no estudo.
'Todos esses três traços podem ser traduzidos em maiores ganhos ao aumentar a produtividade. Além do efeito direto, o exercício pode ter um impacto sobre o mercado de trabalho ao servir de sinal a potenciais empregadores de que o indivíduo é dedicado e disciplinado', complementa.
Em sua conclusão, o economista comenta que muitos estudos já foram feitos sobre as causas e efeitos econômicos da obesidade ou da prática de exercícios, mas pouco se estudou os efeitos dos exercícios sobre o mercado de trabalho.
'Estabelecer se essa ligação existe é uma parte importante na compreensão dos efeitos mais amplos da atividade física regular', conclui.


Fonte:

domingo, 15 de janeiro de 2012

Acredito em DeMolays

Especialmente naqueles em que habita algo mais que a humanidade.

Daqueles que te olham nos olhos quando precisam ser verdadeiros, que tecem elogios, agradecem e pedem desculpas com a mesma simplicidade de uma criança...

Falo daqueles DeMolays que existem em nossas fileiras e enchem nosso capítulo com pequenas alegrias e grandes atitudes...

DeMolays de alma limpa e CORAÇÃO PURO.

DeMolays que erram mais do que acertam, aprendem mais do que ensinam e vivem mais do que sonham...

DeMolays, simplesmente DeMolays, que nem sempre têm certeza de tudo, mas acreditam sempre. Transparentes, amigos, espontâneos, até mesmo ingênuos...

Não ficam julgando gordos ou magros, negros ou brancos...

DeMolays que atravessam a Jornada na Ordem, sem medo da luz que existe nela, caminham firmes e levantam a cabeça em momentos de puro desespero...

Prefiro acreditar em relacionamentos baseados em confiança, serenidade e humildade...

Prefiro acreditar naqueles encontros, que nos transmitem paz e um pouco de gratidão...

Prefiro acreditar em DeMolays que reverenciam a vida com a mesma intensidade de um grande amor...

Que passam pela Ordem e deixam suas marcas, suas lembranças, que deixam saudades e não apenas rastros...

DeMolays que não precisam fazer jogos para conseguir o que buscam, porque seus desejos são realizados por suas ações e reações, não por seus caprichos...

Referência:

Richard Brayan
Richard Brayan é estudante
Atualmente Iniciático do  Capitulo Sete Lagoas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Aprendizado no 4° GAAE

No dia 13 de Janeiro de 2012 alguns maçons e DeMolays foram convidados para a Passagem de Comando do Tio Dênis. O evento foi realizado no 4° GAAAe (4° Grupo de Artilharia Antiaérea) e foi seguido por homenagens e saudações militares. Dos membros maçons presentes estiveram: tio Ernani Pereira Lage (Presidente do Conselho Consultivo); tio Edson Geraldo Ribeiro dos Santos (consultor de disciplina) e tio Geraldo Rodrigues de Oliveira (consultor de festas e eventos auxiliar); dos DeMolays presentes estiveram: ir. Tiago Pacielles (Mestre Conselheiro); ir. Gabriel Araújo (Segundo Conselheiro) e ir. Vinícius Caseiro (Secretário). Nosso querido irmão André Risali, estudante do EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) também esteve presente no evento, assim como o ir. Thomas William.

Seguem abaixo as fotos do evento:
Da esquerda pra direita: ir. Vinícius Caseiro, ir. Mestre Conselheiro Tiago Pacielles, tio Ernani Pereira (Presidente do Conselho Consultivo), ir. Gabriel Araújo e ir Thomas William.

Ir. André Risali e tio Edson Santos

Militares

Da esquerda pra direita: ir. Vinícius Caseiro, ir. Mestre Conselheiro Tiago Pacielles, ir. Gabriel Araújo.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Verdadeiros Irmãos




Um Simples Irmão está ao seu lado nas horas difíceis, um verdadeiro irmão está com você em todos os momentos.

Um Simples Irmão inicia uma conversa com um boletim de novidades sobre a própria vida. Um Verdadeiro Irmão diz: “O que há de novo sobre você?”

Um Simples Irmão nunca o viu chorar. Um Verdadeiro Irmão tem seus ombros encharcados por tuas lágrimas.

Um Simples Irmão traz uma garrafa de refrigerante para sua festa. Um Verdadeiro Irmão chega mais cedo para ajudá-lo a cozinhar e fica até mais tarde para ajudá-lo na limpeza.

Um Simples Irmão odeia quando você liga e ele está dormindo ou ocupado. Um Irmão Verdadeiro te pergunta porque demorou tanto para ligar.

Um Simples Irmão procura conversar com você sobre teus problemas. Um Irmão Verdadeiro procura ajudá-lo a resolver teus problemas.

Referência: 

                     Richard Brayan
Richard Brayan é estudante
Atualmente Iniciático do Capitulo Sete Lagoas 

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Patriotismo: Introdução do Hino Nacional

        A parte instrumental do Hino Nacional Brasileiro, diga-se de passagem e a título de informação, possuía uma letra que jamais fizera parte do Hino Nacional ''original''. Como bons patriotas que somos, um pouco a mais de amor à Pátria não faz mal a ninguém. Abaixo a letra e o vídeo da Introdução do Hino Nacional, que é bem bonita. 

Espera o Brasil
Que todos cumprai
Com vosso dever.
                                                                                               Vídeo:
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Gravai com buril
Os pátrios anais
Do vosso poder
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Servi o Brasil
Sem esmorecer
Com ânimo audaz
Cumprir o dever
Na guerra ou na paz

À sombra da lei,
À brisa gentil
O lábaro erguei
Do belo Brasil,
Eia SUS, oh SUS!



Desvendando a história templária: Jacques Demolay



Jacques Demolay nasceu em Vitrey, na França. Nobre e Exímio Cavaleiro Templário desde os 21 anos de idade, á ele foi imposta uma difícil missão: numa reunião que não contou com sua presença, Jacques Demolay foi eleito com unanimidade para assumir o Grão Mestrado da Ordem de que fazia parte, após a morte de seu antecessor, Thibaud Gaudin, em 1295. 


A Ordem dos Templários, cuja missão era proteger os peregrinos durante a Cruzada, era uma poderosa instituição da Idade Média e detinha feudos e condição monetária incomparáveis.

Na mesma época, assim como os templários, havia uma ordem parecida... Os Hospitalários, cuja função era hospedar os enfermos peregrinos da Terra Santa e cuidar dos mesmos. Por se assemelharem em seus objetivos e pelo interesse financeiro tido pela Ordem dos Hospitalários, Jacques Demolay foi convocado para uma ‘reunião’ com o Papa Clemente V, sob o pretexto de unir as duas Ordens. Conforme foi dito, não se passava de ganância e interesse na possibilidade de apoderar-se de todas os bens da Ordem Templária.

Os Hospitalários contavam com o poder, pois pessoas do clero e do Reino da França faziam parte de seu quadro de membros. Filipe, o Belo, rei da França naquele período, era um apoiador da Ordem dos Hospitalários.

O prestígio e a riqueza da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo era notória, vista tamanha inveja dos Hospitalários. Quem diria que Jacques Demolay era padrinho dos filhos de Filipe IV, o Belo; e que mais tarde o mesmo Filipe IV condenaria Jacques Demolay à forca e à fogueira? Tamanhas inocência e honra deste herói mártir declararam-se contra a união das duas ordens. Demolay realmente é um exemplo de retidão e caráter e ao mesmo tempo de pureza e companheirismo.

A resposta negativa de Jacques Demolay sobre a união das ordens enfureceu o Rei Filipe, que era dominado por ganância e mau-caratismo.

Em uma viagem de compromissos do Grão-Mestrado á Paris, na morte da Princesa da Casa Real Francesa, Jacques Demolay e alguns de seus preceptores foram capturados e condenados sob acusações monstruosas.


Entitulado desde herege até homossexual, Demolay sofreu acusações pífias e tudo pelo ''olho grande'' do rei. Foi condenado à fogueira e a ela foi em... 18 de março de 1314, na Îlé de La Cité, uma famosa praça de Paris. Nesse data, Jacques Demolay e três de seus preceptores foram queimados vivos diante da presença do Papa e do Rei Filipe, o Belo.

Historiadores dizem que, mesmo submetido à tortura, Jacques Demolay disse inverdades sobre a Ordem do Templo. Posteriormente relutou, repensou e retratou a verdade compreendendo seus votos de fidelidade de seu juramento. Esta é uma prova de que as pessoas erram sob pressão, mas que se realmente tiverem absorvido a essência, a essência e a fidelidade prevalecerão...

No entanto, Jacques seguiu seu juramento e preferiu morrer por ele. Não revelou a identidade de seus irmãos e nem a localização de suas fortunas. Guardou segredos e o principal: foi justo. A injustiça nunca ganhou nenhum jogo.
Ainda vivo e na fogueira proclamou algumas palavras e jogou uma ‘praga’ contra o Papa e o Rei, dizendo que faleceriam em breve e que compareceriam a um julgamento... Em um tribunal diferente pelo qual ele próprio havia passado, o tribunal divino. Dito e feito, em menos de um ano os dois haviam morrido por enfermidades; tenho a certeza de que a Justiça Divina foi feita, e sem injustiças.

Referências: 

Ivan Trindade
Ivan Trindade é estudante
Atualmente Hospitaleiro do Capítulo Sete Lagoas

domingo, 8 de janeiro de 2012

França... Terra do nosso herói mártir [2]

Continue a conhecer a França, terra do nosso herói mártir Jacques Demolay, cujo nome temos encerrados em nossos corações... No final desta postagem, visita ao Monumento em Homenagem a Jacques Demolay, localizado na Île de La Cité. 


Sacré-Coeur




Acima, duas fotos da Basílica de Sacré-Coeur, erguida no monte mais alto da cidade de Paris. Do pátio do Sacré-Couer é possível ter uma das vistas mais bonitas de Paris, conforme é visto abaixo.




Opéra Garnier





A Opéra Garnier é o teatro mais bonito, famoso e luxuoso de Paris. O teatro é célebre em partes por ter sido o palco da consagrada peça “O fantasma da Ópera”. Abaixo, uma foto do interior da Ópera Garnier.






 Monumento a Jacques De Molay

Um dos principais pontos turísticos da cidade de Paris para um DeMolay é o monumento dedicado a Jacques De Molay, mártir cujo nome deu origem ao da Ordem DeMolay. Embora seja simples, existe uma placa na Île de La Cité com os dizeres “Neste local, Jacques De Molay, último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, foi queimado no dia 18 de março de 1314”. É um local sempre visitado por DeMolays que vão a Paris.  




Observações finais
Existem também outros tantos bonitos e interessantes monumentos de Paris, tais como a Cidade das Ciências e da Indústria de La Villette, o Panthéon, a Sorbonne (Universidade de Paris), Museu da Idade-Média, a Conciergerie. É tanta coisa que, infelizmente, não é possível falar de tudo. E isso porque descontamos as centenas de museus, que abrangem desde coleções da Antiguidade até coleções particulares de vários mecenas, os diversos restaurantes e lanchonetes, os quais vendem comida de absolutamente todo o mundo.
Por fim, tenho de quebrar um mito: os franceses não são um povo mal-receptivo. Pelo contrário, quando eu fui à França encontrei um dos povos mais acolhedores que vi. Sempre ajudava à minha família e a mim quando perguntávamos sobre alguma direção. Os franceses tentavam ao máximo entender o que falávamos. Conversavam e riam com a gente. Enfim, tentavam ser amigáveis.
Realmente, vale muito a pena viajar a Paris. É um lugar muito agradável de estar e sempre há algo para se fazer. Em cada canto de Paris se acha mais uma atração, um museu, um teatro, um bar cool, uma loja inusitada...  

Vinícius Caseiro de Oliveira
Vinícius Caseiro é estudante
Atualmente Secretário do Capítulo Sete Lagoas

França... Terra do nosso herói mártir [1]

Quando Ivan Trindade me pediu para fazer um texto sobre algum lugar para onde fui, pensei primeiramente em Paris. Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas era preciso redigir algo que fazia jus à cidade.

Paris, la Ville des Lumières

Já que Paris é uma das cidades mais visitadas anualmente, por que não fazer um passeio pelas ruas e bulevares de Paris?
Erguida às margens do rio Sena, a Cidade das Luzes, como é chamada, é uma importante cidade localizada ao norte da França, sendo a capital do país. Sua relevância para o mundo não é apenas na atualidade. Devido a sua posição estratégica, Paris era o ponto de encontro de várias rotas feitas na Europa e, portanto, a zona de convergência das mais diversas culturas existentes no continente. Hoje, a cidade é sempre relembrada quando se fala de cultura, gastronomia, moda. Ela também é famosa por ser a capital do amor e é o destino de milhares de casais todos os anos.

  
Na Pont-des-Arts, diversos casais trancam cadeados e jogam suas chaves no rio Sena, representando o amor eterno.






Além do mais, Paris é reconhecida pela importância histórica. É notável dizer que todo o tradicionalismo da cidade coexiste com a modernidade. Ou seja, ao mesmo tempo em que se veem monumentos clássicos, é possível encontrar várias coisas modernas espalhadas pela cidade. Tal fato é percebido na oposição entre os bairros antigos, os pertencentes à Velha Paris (o centro geográfico da cidade), e os bairros mais modernos, aqueles que constituem a Nova Paris, como o bairro La Defénse.






(imagem acima) Grande Arco de La Defénse; (imagem ao lado) Basílica de Sacré-Couer. A arquitetura de cada um dos monumentos acima evidencia claramente a diferença entre os estilos mais antigos, com mais curvas, e mais recentes, que valorizam traços retos.









Abaixo estão fotos de lugares obrigatórios de visitar para todas as pessoas que viajam a Paris.

Torre Eiffel

 


Inaugurada em 1889 para a Exposição Universal de 1889, a Tour Eiffel é o monumento mais visitado da cidade e, também, o marco de toda a França. A parte superior da torre, com aproximadamente 324 metros de altura, consiste em um verdadeiro belvedere, isto é, de lá é possível ter uma boa vista de Paris.
Curiosidade: nos dois primeiros andares da torre existem vários restaurantes e lojas. Já no topo da torre há antenas de rádio.










Arco de Triunfo

O Arco do Triunfo, localizado na Place Charles de Gaulle, foi um monumento feito por Napoleão Bonaparte em 1806 para celebrar as vitórias militares do imperador francês.





 Avenue des Champs-Élysées

A Avenue des Champs-Élysées é tida como a avenida mais bonita (e cara) de Paris. Não é viável comprar algo nessa avenida, mas, sem dúvida, vale muito a pena passar por toda a exuberância da avenida, na qual se situam as sedes de grandes grifes como a Yves Saint Laurent e a Louis Vuitton.


Museu do Louvre



Criado em 1190 para ser o Palácio Real, tornou-se em 1692 um museu. Abriga atualmente obras valiosíssimas, tais como a Mona Lisa, Vitória de Samotrácio, Vênus de Milo, Diana, dentre outras. É um complexo cultural que abriga obras com até oito mil anos.






                                                Catedral de Notre-Dame


Jardin de Luxembourg

Sem dúvida, um dos melhores locais de descanso em Paris é o Jardin de Luxembourg. É um lugar tranquilo onde se pode deitar sobre a grama, se sentar em uma cadeira enquanto se admira uma bela paisagem e, em alguns dias, se ouve a algum concerto. No dia em que fui aos jardins, estavam tocando músicas de Chopin.



Vinícius Caseiro de  Oliveira
Vinícius Caseiro é estudante
Atualmente Secretário do Capítulo Sete Lagoas