segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A experiência em pessoa: O papel do Sênior

A Ordem DeMolay não foi feita para ter uma idade limite para seus iniciados. Uma vez DeMolay, carrega-se para sempre dentro de si as essências de nossa irmandade. A idade de iniciação dos membros é dos 12 aos 21 anos incompletos, entretanto, essa faixa etária sinaliza para nós o período onde estamos nos caminhando para a vida adulta, tempo de aprimoramento para o futuro...



O meio dia de nossas vidas, esse momento crucial no qual a coroa da juventude é substituída pela coroa da maioridade é muito significativo para todo DeMolay. É chegada a hora de, sobretudo, reafirmarmos todos os nossos compromissos trabalhados e conquistados no período de DeMolay ativo, levando para a vida adulta maturidade, responsabilidade, confiança, liderança, sensatez, humildade - evidentemente sem nos esquecermos de todos nossos compromissos feitos nos capítulos - desde a vigília eterna as sete virtudes até os mais intrínsecos ideais de nossa ordem que carregaremos eternamente em nós.
A oportunidade de estar em um ambiente como um Capítulo DeMolay é especial, única. Particularmente, vivo intensamente cada momento da Ordem DeMolay. Digo isso, porque apesar da maioridade, faço o possível para conciliar meus deveres com as atividades do Capítulo. A base que a Ordem me forneceu é firme e estável: pra vida toda. Levo comigo além dos ensinamentos o fator humano, e essa amizade que não tem palavras para descrever, porque vai além: uma irmandade, forte e sólida. Tenho a consciência das minhas atribuições no Capítulo, entendo que dentro delas há muito a ser feito, e que preciso trabalhar junto a meus irmãos. Vejo a maioridade como um ponto de chegada a preparação do DeMolay para a vida adulta, jamais como barreira: entendo que nós, Seniores DeMolays, somos convidados a trabalhar de outra forma, mas deixar de fazê-lo, não.  Para isso, há muitas formas de ajudar os Capítulos e a Ordem, o trabalho continua, e não há duvidas...

O limiar da idade de um DeMolay nunca deve ser barreira de sua atuação. Essa ótica permite que com humildade, o Sênior DeMolay possa contribuir com a experiência de ordem e de vida que já adquiriu.

Essa troca é essencial: afinal, também somos convidados a aprender com os irmãos mais jovens, e entender que o significado da nossa ordem também passa por essas experiências: afinal somos todos eternos aprendizes na caminhada da vida, e também eternos DeMolays.


Informe-se mais sobre o Sênior DeMolay em:

Associação Alumni Nacional – SCODB

Associação Alumni Minas Gerais - GCEMG
Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário

2 comentários:

  1. Como é bom ler um texto desses.
    Eu cultivo um hábito junto com meu irmão de sangue e de Ordem, de pouco antes do ano novo, fazermos todos os juramentos da Ordem pelos quais passamos. Isso me dá um ânimo novo, um reforço de que aquele juramento antiiigo que fiz é pra vida todo. Esse ano não será diferente. Revisarei novamente todos os juramentos que fiz, pra sempre me lembrar que o que vivi na Ordem, é pra toda a minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia irmão! É sempre bom ter você acompanhando nosso blog! O espírito DeMolay realmente você absorveu, parabéns! Abraço Fraterno

    ResponderExcluir