segunda-feira, 24 de agosto de 2015

☩ OS MEIOS SECRETOS DE IDENTIFICAÇÃO TEMPLÁRIA ☩

No último texto finalizamos nossos estudos com uma pergunta, de que, como poderiam os Templários determinar que um documento de alto valor não fosse forjado ou que aquele que o portava era realmente o homem cujo nome aparecia nele? Agora vamos respondê-la, acompanhem-nos nessa viagem!


Sabia-se que os Templários mantinham agentes de informação nas principais cidades da Europa, do Oriente Médio e na costa mediterrânea e, necessariamente, teriam de empregar meios secretos de identificação.

Negócios financeiros internacionais requeriam segredo total, em operações navais, era preciso esconder informações dos muçulmanos ou piratas e a administração militar da Cavalaria certamente exigia isso.

É bom lembrar que os Templários obtiveram uma reputação, e não uma boa reputação, por sua dedicação ao segredo, mesmo nos encontros secretos e concílios da Ordem.Em seu conjunto, a rede de códigos, sinais, palavras, toques e técnicas de identificação, além de uma inflamada dedicação ao segredo em iniciações e reuniões, forneciam uma base ideal sobre a qual construir uma sociedade secreta.

Os Templários utilizavam-se do uso de “peças encaixadas” como meio de identificação, isso requeria que uma metade fosse enviada antes para o outro lado, solução nada prática, especialmente se o titulo fosse trocado em qualquer posto templário.

Algumas vezes, a exigência era maior, e era necessária uma carta de fiança. As cartas também requeriam verificação, uma vez que a maioria era escrita por escribas e copistas. Cartas falsas podiam trazer instruções perigosamente enganadoras sobre movimento militares ou manobras navais.

Usavam-se códigos para esconder a informação no texto de correspondência aparentemente inócua. A mensagem oculta podia dizer coisas tais como: “Mande dois navios a Messina.” Ou “Mate o homem que entregar esta carta.”

Outro método era elaborar uma ou mais questões pessoais que, esperava-se, apenas o destinatário autorizado pudesse responder.

Pergunta: Quando era menino, você caiu de uma arvore e se feriu. Quantos anos você tinha? Resposta: Sete anos e mais. Pergunta: Qual era a árvore? Resposta: a Acácia. Pergunta: Quem encontrou você e o levou para a casa? Resposta: Meu tio Moabe.

Esse antigo sistema ainda é utilizado nos dias de hoje, veja, recentemente ao enviar dinheiro da América para um amigo na Inglaterra, tivemos de escolher uma questão que apenas o destinatário poderia responder corretamente.A questão era “Como era o nome de solteiro de sua mãe?” Com a revelação da “palavra secreta” (Ziza), o dinheiro foi entregue.




☩NA PRÓXIMA SEMANA ☩
Como era composta a Ordem dos Cavaleiros Templários


Nenhum comentário:

Postar um comentário