segunda-feira, 4 de junho de 2012

PED: A Origem do Tronco da Solidariedade e o Hospitaleiro DeMolay

O Tronco da Solidariedade tem precedentes medievais. No início da Idade Média, muitas populações que não desejavam trabalhar como vassalas organizavam-se em pequenas sociedades. Porém, como o direito a terra lhes era vedado deviam encontrar locais que, simultaneamente, não fossem de interesse de algum senhor e fossem de difícil acesso, como forma de proteção. Assim, pequenos povoados se formavam no interior de florestas.

O sistema comercial predominante era o escambo, a troca de uma mercadoria por outra. O regime na verdade era bastante socializado e companheiro. Devido às dificuldades óbvias que tinham em sobreviver, havia um enorme sentimento que a ajuda mútua não era só um dever, mas uma necessidade. Muitos produtos não tinham condições de serem produzidos em tais locais, sendo assim comerciantes dos centros urbanos que começavam a se formar aceitavam os produtos dessas comunidades em troca de outros que necessitassem.

Porém, em algumas épocas, poderia acontecer de algum membro de uma família adoecer, o que causava um grande déficit de produção, podendo levar aquela família a grandes dificuldades.

Para prevenir o agravamento destas dificuldades, os habitantes tinham a seguinte prática. Num determinado local à margem da povoação um tronco escavado era usado para depositar as sobras de produção familiares que se decidia não se comercializar porque não faria falta e não se necessitava.

Assim, os que necessitavam poderiam se dirigir a este tronco à noite, quando ninguém estivesse vendo e retirar do tronco o que necessitasse, quando necessitasse.

Tronco da Solidariedade DeMolay



Hospitaleiro:   

Tendo como a insígnia uma sacola, representativa dos fundos financeiros ou materiais dos DeMolays e fazendo uma alusão ao Tronco da Solidariedade da Idade Média, sempre colocados ao dispor do auxilio mútuo e dos desamparados pela sorte. O hospitaleiro é o emblema da Guarda dos Princípios Sagrados da Fraternidade.O Hospitaleiro é o responsável pela filantropia do Capítulo, e por manter o capituloinformado da sorte e saúde de algum Irmão adoentado. Por tal motivo ele levará consigo a Sacola do Capítulo, com os Fundos necessários a um possível socorro.








Extraído do PED
Programa de Estudos DeMolay
Transcrito pelo DeMolay Miguel Müller

Um comentário:

  1. Que bacana. Na minha planilha financeira tem um item chamado tronco, onde registro valores de doações que eventualmente eu possa fazer. Sempre usei esse termo aprendido na Ordem, mas sinceramente, desconhecia sua origem até agora. Excelente matéria, muito instrutiva!!

    ResponderExcluir