terça-feira, 5 de junho de 2012

05 de junho: Dia mundial do meio ambiente - Há o que comemorar e ainda é preciso evoluir...

Preservação da Área de Proteção da Serra Santa Helena
Anseio dos setelagoanos, necessidade para o futuro da cidade


MEIO AMBIENTE - Pauta de destaque em campanhas políticas, assunto discutido nos ambientes intelectuais, escolares e universitários, tema defendido em trabalhos diversos, causa de investimentos e cuidados da iniciativa privada que necessita dessa proteção para alçar vôos maiores em âmbito comercial, no mercado econômico.

Sobretudo, conteúdo essencial a vida humana, animal e vegetal do nosso planeta e que a sua preservação merece a fundamental preservação e atenção de toda a sociedade.

Recentemente, a comunidade de Sete Lagoas, na qual o Capítulo Sete Lagoas Nº 295 está inserido, vive um dos seus momentos de maior fervor em relação a causa ambiental. Existe a proposta de regulamentação da Área de Proteção da Serra Santa Helena (APA), na qual a imagem inicial a cima consta uma área da região em questão. No tocante a polêmica, o que está em discussão é o surgimento de grandes empreendimentos que ameaçam a área que contém vegetação de cerrado com transição de mata atlântica, sendo ambiente de grande variedade animal, inclusive constando zonas de reprodução dessas espécies.

Nesse caso, há o que comemorar: a população está se informando e promete presença na audiência pública do dia 06/06/12, às 18 horas, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no auditório da Casa da Cultura, para discutir o tema APA-Santa Helena.

Essa presença será carrega de indignação, pois a comunidade já manifestou que na região onde pretende-se construir o empreendimento, é mais interessante e proveitoso para a sociedade, a construção de um parque municipal.

Esta aí o motivo da comemoração: as pessoas já não estão tão pacíficas e passivas em relação aos processos político-ambientais como antigamente. Hoje, as pessoas não só participam como reivindicam  seus direitos e a defesa do meio ambiente. Os protestos contra o zoneamento da região já atingiu repercussão na internet de forma grandiosa, merecendo destaque na imprensa local.

A comunidade pede o veto do prefeito municipal a um projeto de lei que determina o avanço do zoneamento sobre a APA
Uma das campanhas compartilhadas em massa nas redes sociais

Essa participação é importante e gera frutos positivos. A pressão popular mostra aos governantes a vontade da sociedade e é um instrumento legitimo e que deve ser ouvido.

Comemoremos também a evolução do pensar humano. Antes, a questão ambiental não tinha um lugar de destaque e pouco era lembrada. Com as conferências mundiais, apesar que estas nem sempre trouxeram resultados concretos e efetivos, o assunto pôde ser mais discutido e evidenciado, trazendo para discussão e reflexão das pessoas um assunto vital a todos nós.

Novas conferências nos esperam, esse ano, a Rio +20 promete reunir autoridades, entidades e pesquisadores do mundo inteiro na cidade do Rio de Janeiro para debater e discutir as questões ambientais em escala global.

Clique na imagem e acesse o site da RIO+20 


O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.


A Rio+20 comemora também o evento conhecido como Rio 92 (ou ECO-92), realizado a 20 anos atrás no Rio de Janeiro, que  debatia temas ambientais, promovido também pela Organização das Nações Unidas - ONU. 


É fato que ainda caminhamos de forma lenta quando o assunto é meio ambiente. Seja em escala local, estadual, nacional ou em âmbito global. Há muito o que ser feito, e é preciso maior engajamento, maior arrojo nas políticas públicas e nas iniciativa privada, partindo das empresas e instituições e da iniciativa popular, partindo da população. 


É necessário evoluir...Infelizmente ainda fazemos dos lagos, córregos, e rios que cortam nossas cidades, grandes descargas de esgoto e lixo doméstico e industrial. É preciso mudar a mentalidade na qual o rio ou o córrego urbano não tem serventia e utilidade, a não ser a de ser um grande reservatório sujo de dejetos humanos e animais.

Córrego do Diogo que atravessa Sete Lagoas: poluição intensa que acaba por fim, no Rio das Velhas


Nós, DeMolays de Sete Lagoas, do Brasil e do mundo inteiro não só apoiamos a causa ambiental como lutamos por ela de forma incondicional, cidadã, consciente e sensata. Essa bandeira tem de ser de todos. Evoluir na luta ambiental é uma razão que se faz necessária, pois envolve a qualidade de vida de todos nós. Promover a sustentabilidade e a preservação devem ser atitude e um costume das comunidades, visando o bem estar.

Clique no selo da ONG-WWF e acesse o site

Acreditamos que o futuro pode ser como quisermos. Desejamos que ele seja bom, tranquilo e com qualidade. Para isso é preciso trabalhar e agir. 

A inércia e o estado de inatividade nas causas ambientais pode causar danos, evite-os preservando e lutando pelo meio ambiente. 

Ao preservar outras vidas, você também preserva a sua. 


Seja consciente, promova a vida. 


Com informações:

Web-site da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO + 20).


Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário
Consultor de Comunicação do Capítulo Sete Lagoas - 2012

Um comentário:

  1. Ótima mobilização pela preservação da Serra de Sta Helena! Espero que os políticos lembrem que eles tem que representar a vontade do povo!

    ResponderExcluir