domingo, 17 de junho de 2012

Um primeiro passo na história da Ordem DeMolay

É difícil para nós percebermos ou compreendermos o porque de algumas coisas acontecerem. A verdade é que não podemos compreender em sua totalidade (pelo menos não enquanto na Terra) a realidade do sofrimento dos homens, a realidade de uma vida que nos é tirada prematuramente. Podemos ter Fé em que existe algo maior por trás de um acontecimento de dor e desastre. Mas parece que não termos controle, e não adianta o quanto tentemos, nos é impossível entender e compreender o sofrimento e sua causa e significado em totalidade.

A única verdade absoluta que podemos tirar do sofrimento é que ele nos ensina grandes lições. São os momento de dor, e não de alegria, que nos deixam realmente fortes se conseguimos tirar aprendizado deles. Quando deixamos nosso egoismo de não aceitar o que aconteceu de lado e conseguimos aprender com a realidade que passamos, o que parece um mal sem explicação torna-se uma grande riqueza e força. Essa é nossa primeira instrução quando vamos estudar a história da Ordem DeMolay, pois é com a morte de um pai de família, deixando sua esposa e quatro filhos, que começa nossa história em 1918 da era Cristã, quando o sonho de um homem se junta com a esperança de um menino.

Em 3 de janeiro de 1918 morria Elmer E. Lower. Pai dedicado a família, iniciado na maçonaria alcançando o grau de Companheiro, esse homem, assim como muitos na cultura americana, tinha o esporte de sair pelo seu país para caçar. Em uma dessas caças Elmer escorregou por um desfiladeiro e machucou uma de suas pernas, a mesma perna que machucou quando era um garoto e que lhe causou problemas durante toda sua vida. Foi internado no hospital com um quadro de infecção que os médicos não conseguiram interromper. Vindo a falecer algum tempo depois.

Louis Gordon Lower
O filho mais velho de Elmer nasceu em 2 de fevereiro de 1902, seu nome era Louis, um ano após a morte do seu pai ele precisou procurar um emprego para ajudar nas despesas da família. Sua mãe trabalhava num hospital e se esforçava para criar os filhos e manter a família unida. Louis mesmo com dificuldade financeira e o rompimento da relação física com seu pai, não deixava de se empenhar para ajudar em tudo que lhe fosse possível em casa. Aos 17 anos já era um rapaz com grande espírito de honestidade e liderança, que apesar das dificuldades não pensava em deixar os estudos de lado. Foi essa determinação que fez o Primeiro Vigilante da Loja Ivanhoe, San Freet, auxiliasse Louis a procurar um emprego para ajudar sua família.

San Freet faria então uma ligação ao homem chamado Frank Sherman Land. Do encontro entre Louis e Frank muita coisa aconteceu. E então percebemos como acontecimentos distintos se tornaram o que hoje é a Ordem DeMolay e veremos como as Engrenagens do Tempo giram, guiando as pessoas que estão dispostas a seguir seus objetivos. 

9 é o número da Fundação, onde as coisas acontecem antes de se tornarem visíveis. É o primeiro dos veis a ser levantado quando queremos entender a origem, o sentido e o propósito das coisas. Aqui vimos como foi a Fundação para que Louis fosse preparado e as lições que ele aprendeu para que estivesse apto a encontrar Frank Sherman Land, de quem falaremos no próximo post.

"Coincidência e a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato."
Einstein.


n.n.D.n.n.

Leonardo Cestari Lacerda
Petrópolis - RJ
28 de dezembro de 2011, ascend. em Peixes, sol em Capricórnio, Lua em Aquário.

Um comentário:

  1. É triste saber que nosso primeiro Irmão passou pela transição tão prematuramente e de maneira tão trágica... Não consigo imaginar como deve ter sido para o Tio Frank...

    Parabéns ao Irmão Leonardo pelo post. O viés místico de como a trajetória da Ordem é contada torna esta história ainda mais especial!

    ResponderExcluir