quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Ordem DeMolay e a Tragédia do 11/09 nos EUA

Contribuiu para a postagem:


completamente retirado de: Blog Memórias da Ordem


Ás vezes quando penso sobre os objetivos do “Memória da Ordem” noto que a história de nossa Ordem como um todo está repleta de passagens e episódios nos quais muitas vezes nem imaginamos mas a Ordem se fez presente. Ao redor do mundo e em todos os países que tem Capítulos DeMolay com certeza podemos ter exemplos dos mais dignos e grandiosos Irmãos e Tios portadores de nossas virtudes. Pensando nisso,hoje decidi fazer uma postagem sobre um episódio ocorrido nos EUA quando da ocorrência dos trágicos ataques às Torres Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001 e como a Ordem DeMolay deu sua parcela de contribuição e representação na ajuda aos feridos bem como de que forma perdemos Irmãos nesse dia sombrio.


Pois bem, vamos lá...Esse ano o maior ataque terrorista da história completará 10 anos. Com certeza todos que prestaram atenção a amplitude do ocorrido devem lembrar exatamente onde estavam e o que faziam naquele dia. Eu lembro que tinha a época 13 anos e havia acabado de chegar da escola. Liguei a TV como de costume e sentei na cama de meus pais enquanto esperava o almoço para voltar a aula a tarde. Parei para ver aquele noticiário que não saia do ar, nem tinha intervalo, nem nada, ainda sem entender direito. Não estava passando desenho e eu sem entender o mínimo ainda. Em um assisti aquilo que aparentava ser um pequeno avião colidir com a segunda torre do World Trade Center, com transmissão “AO VIVO” na TV. Eu achava que era um replay quando na verdade era em tempo real. Estava ocorrendo naquele exato momento o maior ataque terrorista que da história do mundo moderno.Mal imaginavam os DeMolays brasileiros que em Nova York, há milhares de quilômetros do Brasil, uma pessoa testemunhava de forma presencial a tragédia e lutava para salvar o maior número de vidas possíveis.
 Estava eu outro dia vendo sites da Ordem DeMolay nos Estados Unidos e me deparei com o site da Ordem DeMolay no estado de Nova York. Lá tinha uma carta do Mestre Conselheiro Estadual de Nova York, Irmão Michael A. Hernandez. Nesta o referido Irmão falava de uma campanha em prol da construção do Memorial e Museu do 11/09. Pedia então o engajamento dos membros e Capítulos da Ordem DeMolay do estado de Nova York com a doação de pelo menos 1000 dólares.
A Campanha por si só já justifica o apoio mas a Ordem DeMolay deveria apoiar também por um motivo em especial, o qual ele cita na carta. Naquele fatídico 11 de setembro todas as forças policiais e de bombeiros que puderam ser direcionadas no salvamento das vítimas foram em direção ao World Trade Center. Ninguém sabia ainda de fato o que havia ocorrido mas pessoas estavam feridas e precisavam de ajuda, isso só já bastava para o envio, algo louvável.
Nas palavras dele, os oficiais e militares que ajudavam eram pessoas comuns resolvendo uma situação totalmente incomum. Uma dessas pessoas comuns era um bombeiro de Nova York  que se chamava Michael H. Haub. Relata o Irmão Hernandez que este não era apenas mais um membro do Corpo de bombeiros de Nova York mas também era um Senior DeMolay, Past-Mestre Conselheiro do Capítulo Nassau, em Long Island.O Irmão Michael Haub nascera no dia 13 de junho de 1967 em Hollies Queens – Nova York e cresceu em Mineola, no Condado de Nassau, Long Island. Em 8 de agosto de 1999, já como membro do Corpo de Bombeiros de Nova York, passou 12 semanas em um treinamento rigoroso na Academia. Como parte do treinamento, o qual expõe novos bombeiros a desafios únicos no trabalho em diferentes partes da cidade, o Irmão Haub foi transferido em janeiro de 2001 para um quartel no centro de Nova York. No coração da Times Square. O Irmão Haub era um dos 17 bombeiros e oficiais estavam voltando da folga e não poderiam fazer “ouvidos de mercador” em grito de sua cidade para obter ajuda, ele e seus amigos deixaram o quartel naquela manhã para o que viria a ser o seu alarme final, estiveram entre as primeiras equipes a chegar ao local do desastre para socorrer e salvar os feridos.

 Irmão Michael Haub

Quando as Torres começaram a ruir não houve tempo para que ele saísse junto com sua equipe. Sendo assim acabou, infelizmente,sendo um dos  343 bombeiros e oficiais que morreram com o desabamento das Torres Gêmeas naquele dia, além de ser um dos 343 bombeiros que ajudaram a re-definir a palavra “HEROI”.Deixou esposa e dois filhos. Postumamente foi premiado com a Legião de Honra Ativa.
O heroísmo expressado por esse Irmão não pode externado em palavras. Foi em memória a ele e a sua família o Gabinete do Mestre Conselheiro Estadual de Nova York desenvolveu uma campanha de apoio a construção do Memorial e Museu do 11/09, relata o Irmão Hernandez. Diz ele que qualquer contribuição ao memorial será bem vinda e que a Ordem DeMolay tem o potencial de ultrapassar em muito os mil dólares, relata. O memorial do 11 de setembro relembrará a honra de mais de 3 mil pessoas que morreram no ataque.    
Além do Irmão Haub, mais dois DeMolays foram vítimas do ataque naquele dia, os quais são Edward Thomas Earhart, estava no Pentágono, era Suboficial de 1ª Classe da Marinha dos EUA e foi Mestre Conselheiro do Capítulo “Cave Run”, no estado de Kentucky, bem como o Irmão Jon Vandevander, o qual era corretor e trabalhava no WTC, também Past-Mestre Conselheiro do Capítulo C. Metzger e Chevalier. 
  
Que jamais esqueçamos de episódios como estes, só assim lembraremos como alienações podem fazer com que o homem se destrua por si só.

A memória de todos os herois que lutaram para tentar fazer do mundo um mundo melhor.

E foi assim que a Ordem DeMolay perdeu um de seus membros mas ganhou um verdadeiro herói na sua história. O dia foi 11 de setembro de 2001, há quase 10 anos.



Nota: O Blog do Capítulo Sete Lagoas parabeniza o Blog de Sítio: www.memoriadaordem.blogspot.com por seu Conteúdo completo e repleta de ''causos'' interessantes sobre a Ordem DeMolay.

Um comentário:

  1. Tenho o privilégio de acompanhar também o blog Memoria da Ordem e, quando li essa matéria, já faz uns meses atrás, não contive uma vontade meio reprimida de chorar. Há ideais discretos que unem DeMolays do mundo inteiro. E bombeiros do mundo inteiro também...

    Que ao lado do trono do Pai Celestial estejam todos esses DeMolays que se foram, em especial, Michael Haub, meu irmão de Ordem e de farda.

    ResponderExcluir