domingo, 3 de junho de 2012

Misticismo: Numerologia na Ordem DeMolay

Numerologia: Você é cético?

Numerologia e Misticismo na Ordem DeMolay
Simbolicamente, os números não são meramente expressões de quantidades. Eles são “Ideias-Forças”, cada um com seu caráter particular. Todos os números derivam do número um, que equivale ao “Ponto Místico não manifestado”. Quanto mais longe estiver um número da unidade, mais estará envolvido na matéria, no processo involutivo chamado “Mundo”. Para os Gregos, os primeiros dez números pertencem ao plano do espírito: são assim considerados entidades, Arquétipos, Símbolos. Os restantes são combinações dos dez primeiros. Os Gregos preocupavam-se muito com o simbolismo dos números. O sábio Pitágoras, por exemplo, dizia: “Tudo no universo está disposto de acordo com os números”. Além do simbolismo básico relacionado com a unidade a multiplicidade, existe também um outro simbolismo geral que atribui aos números ímpares caráter masculino e aos números pares caráter feminino. Notemos que, curiosamente, sendo a Ordem DeMolay uma Organização que congrega rapazes, todos os números de real significação para nós são ímpares: 3, 7, 9, 13, 21 e 23. Torna-se mistério termos em mente que os números, como os símbolos, estão unidos a toda a cadeia simbólica que se encontra e/ou expressa, possuindo também as séries numéricas importante dinamismo simbólico. A ideia de que cada entidade tende a superar seus limites e confrontar-se com o seu oposto. Onde existem dois elementos, o terceiro aparece como a união dos dois primeiros e em seguida o três origina o quatro, como ligação entre os três primeiros. Junto à unidade e à dualidade (expressando conflito e duplicidade), o ternário e o quaternário são considerados os grupos principais; da sua soma surge o setenário e da sua multiplicação o do decanário. O símbolismo mais corrente para esses grupos de números é o seguinte: O temário represente o aspecto intelectual ou a Ordem Espiritual; O quaternário, a Ordem Terrestre e/ou material; o setenário, a Ordem Planetária e Moral; a Ordem Universal. Cada número possui um particular significado simbólico, que está, por sua vez, conectado com a seqüência ou serie numérica. Na Ordem DeMolay, existem determinados números, intrinsecamente ligados ao Ritual, usos e costumes da Ordem, veja-os:

3-Três-
O número três simboliza a síntese espiritual e é a fórmula para a criação de cada de cada um dos Mundos. Representa a Tríade Divina no processo de sua manifestação, a qual tem três atributos básicos: Criação, Conservação e Distribuição. Graficamente, o três é representado em nossos Rituais pelos triângulos formados pelos Oficiais, na abertura e encerramento dos trabalhos e durante a Iniciação... Lembrando que também são os triângulos Símbolos da Maçonaria, de onde originou-se Ordem DeMolay, sendo, sob outro ângulo, Símbolos do respeito, Amor e deferência dos jovens DeMolays para com os Maçons de todo o Universo. Sendo também, o três, um símbolo da Trindade Divina, da Evolução do Espírito e da presença manifestada da “Grande Obra do Construtor dos Mundos”, ele é também representado pelo principais Oficiais de um Capítulo DeMolay: Mestre Conselheiro, 1° Conselheiro e 2° Conselheiro.

*1ª Foto: Santíssima Trindade
**2ª Foto: Triângulo e o Olho de Hórus ou Olho-que-Tudo-Vê introjetado na imagem.

7-Sete-
Produto da união do Ternário (Espiritual) com o quaternário (Material), o número sete é considerado o numero da Ordem Perfeita, representando um ciclo ou período existencial completo. A escala musical tem sete notas, sete são as cores do espectro solar e das Jóias da Coroa da Juventude, sete os chacras principais, sete as Esferas Planetárias Tradicionais, sete são as Virtudes Cardeais da Ordem DeMolay, sete são os dias obrigatórios de comemoração da Ordem e sete são as vezes que tocam os sinos quando os profanos ingressam no Templo para a Iniciação.

Número 7: O Número de Virtudes Cardeais de nossa Ordem.

9-Nove-
É considerado símbolo da humanidade e o número-raiz do presente Estado da Evolução Humana. É o número de Adão. Nove meses tarda o homem para nascer, nove os Antigos Cavaleiros do Templo que encontraram a palavra “Perdida” no templo de Jerusalém, nove os jovens fundadores da Ordem DeMolay em 1919, nove vezes tocam os sinos na Cerimônia das Nove Horas. O nove é o numero sagrado dos Templários, está oculto na idade de Cristo e nos 33 Graus da Maçonaria (no Rito Escocês Antigo e Aceito). Nove é o numero que encerra a série numérica, antes do retorno à unidade. É um símbolo de elevado conhecimento, é o símbolo do Mago, do verdadeiro iniciado que “Retirou o Véu de Isis”.

Os Primeiros DeMolays iniciados em 1919. Eram Nove: Louis Gordon Lower, Ralph Sewell,
Elmer Dorsey, Edmund Marshall, Jerome Jacobson, William Steinhibler, Ivan Bentley, Gorman 
McBride, e Clyde Stream.

13-Treze-
O treze é a união do numero 1 ao numero 3 que, somado cabalisticamente dá o numero 4 que, por sua vez é o símbolo da matéria, por onde inicia-se a jornada mística-iniciatica do aperfeiçoamento. É o número da idade em que qualquer jovem pode solicitar ingresso na Ordem. Afirmam alguns Psicólogos que, a partir dos treze anos, inicia-se a Formação da personalidade do ser humano. É nesta idade que são franqueados os portais da Ordem DeMolay aos jovens. De acordo com o arcano do Tarô, o número 13 simboliza a renovação, a transformação, as mudanças. Em geral ele se refere à luta árdua do cotidiano, passando por um processo de Renovação, mediante o qual é possível alcançar um estado de segurança e autoconfiança.

O Arcano 13, Carta do Tarô, simboliza a Morte em sua forma de fim de ciclo/ínicio de novo ciclo. Renascimento e Renovação.

21-Vinte e Um-
União do numero Dois ao Um, o numero 21, somado cabalisticamente, dá o numero 3, já visto como símbolo do espírito. O numero 21 na Ordem DeMolay é o numero da idade limite de ingresso na Ordem DeMolay. Considera-se, no Plano da Ordem, que o jovem, na idade de 21 anos, já passou por todo o estágio básico de formação de sua personalidade, devendo então ingressar, conforme sua vontade, em outro plano de aprimoramento... É o fim da carreira iniciática na Ordem DeMolay, onde o jovem DeMolay deverá já ter o conhecimento e entendimento de determinadas “Luzes” e verdades espirituais, para empregar em sua vida de cidadão útil à Sociedade e de “Homem Livre e de Bons Costume”.

 Brasão Sênior DeMolay - Denominação atingida quando o DeMolay completa 21 anos

23- Vinte e Três-
Formado pela união do número 2 ao numero 3 encontraremos o número 5. Este é o número do homem. A ideia central do cinco, é a do quinto elemento (a“Quintessência” dos alquimistas) agindo sobre os quatro elementos da matéria. Um outro simbolismo refere-se aos cinco aspectos do ser humano: Físico, Emocional, Mental,Anímico e Consciente. O cinco pode ser representado por uma pirâmide, onde cada uma das bases pode simbolizar uma das áreas do conhecimento humano (Ciência, Religião, Arte) e o ápice, o quinto elemento, seria o “Conhecimento Unificado” ou "Integrado". Contudo,em sua conotação microcósmica (referente ao homem), a mais usada representação do cinco é o pentagrama, ou a estrela de cinco pontas. Sendo então o 5 um símbolo do microcosmo“Homem-  Universo”, é o numero místico dos oficiais (23) de um Capítulo DeMolay que, como microcosmo, possuem a finalidade sagrada de executarem os Rituais da Ordem, interagindo e harmonizando a relação com o macrocosmo (Universo em sua totalidade,simbolizado pelo Templo), como fiéis depositários da Ordem. A ciência e o conhecimento concreto encontram-se também sobre a influência do “Quinto Raio”(corrente de força,proveniente do lagos). Sem que esteja ligado ao Ritual, usos e costumes da Ordem, temos ainda um importante número, ligado à tradição histórica DeMolay, o número 10. Dez, na verdade,foram os fundadores da Ordem DeMolay: os nove irmãos e o querido Tio Frank Sherman Land - Maçom Denodado, Grau 33 e Diretor do Bureau de Serviço Social do Supremo Conselho Mãe do Mundo do Rito Escocês, em 1919. Não estando diretamente ligado ao simbolismo DeMolay temos a audácia de defender a tese de que, na Ordem DeMolay, o dez apresenta-se como uma mensagem, nos legada por nossos antecessores. O dez simboliza o retorno à unidade. Formado pela justa-posição do zero e do um, este número representa a união final e, ao mesmo tempo, o recomeço. Seria este recomeço a reavivamento do ideal e princípios dos antigos Templários em um novo “Exército” de “Jovens Cruzados” na época contemporânea? Seria a união final representada pela fraternidade, com a qual a Ordem DeMolay está impregnando milhões de jovens em 34 Países do Mundo? O numero dez do Tarô é pertinente ao arcano da “Roda da Sorte”, se refere à continuidade do tempo, a repetição e a alternância dos “Ciclos”. Dizia Nostradamus: “O que foi será...” 

Homem-Universo formando o Pentagrama (estrela de 5 pontas). Por isso o número 5 é considerado o Número do Homem.

 Representação dos 5 elementos da matéria, dado pela soma dos algarismos do número 23.
  • Ao verificarmos uma Convenção ou Congresso da Ordem DeMolay visualizaremos quão ampla é a palavra união entre os DeMolays, com a presença de DeMolays das mais remotas e distantes Regiões, pelo simples prazer de estarem juntos. São realmente um grande “Exército” de  “Guerreiros da Paz e do Progresso”. Os Congressos DeMolays nos lembram as antigas legiões romanas, com seus estandartes, fazendo a Glória de um Império, o nosso Império Universal da Fraternidade.


Alan de Macedo Simões
Comissão de Ritualística
Presidente 98/99 

2 comentários:

  1. Muito profundo e bonito. Apesar de ter sido doutrinado um bom tempo no paradigma científico (em decorrência da minha faculdade) não deixo de admirar a beleza da história e da mística em torno dos números.

    Para mim o 21 é o mais simbólico número da minha vida... o dia que me confrontei com um portal, uma ponte, e uma oferta de alguem com a minha idade, cujo objetivo é todo aquele com o número da maioridade , até que não exista ninguem mais para chamá-lo de...

    ResponderExcluir