domingo, 10 de junho de 2012

Manifestação popular inteligente dá resultados...

Domingo Sangrento, MPLA (Movimento Popular pela Libertação da Angola), Marcha da Família com Deus pela Liberdade, Diretas Já, Dias de Fúria. Esses e outros movimentos são famosos por terem sido arquitetados pela ampla participação popular. Desde o chamado ''Ensaio da Revolução Russa'' em 1905, com o Domingo Sangrento; até fatos recentes como a Diretas Já e os Dias de Fúria no Egito; os movimentos populares têm tomado conta do cenário contemporâneo. As expressões de opiniões mostram-se sadias se organizadas e com ações pacíficas perante a sociedade civil. A Internet e o advento da Globalização são preponderantes para sucesso de manifestos e revoltas populares.

A Internet é um importante meio de comunicação na atualidade. No passado, objetivava apenas encurtar laços de distância ou a realização de trabalhos didáticos. Hoje é muito mais que isso. A ação da Internet, além de organizar melhor os manifestos através das Redes Sociais, influencia no conhecimento da população sobre diversos assuntos e é formadora de opinião. Regimes Ditatoriais, políticos polêmicos e leis favorecidas se espalham rapidamente pela rede e contrariam a população da mesma maneira. Autoritarismo, Repressão, Militarismo e Populismo ficaram no passado com o Estado Novo e o Regime Militar que perdurou por mais de 20 anos no Brasil. No mundo inteiro, assim como em território brasileiro, não há mais espaço para regimes desumanos e cruéis e que valorizam a opressão da arte e da opinião pública. A Internet é um inteligente meio de liberdade de expressão e simboliza o poder de informação da população e início de atitudes que podem mudar o cotidiano de um lugar ou nação.

Em Sete Lagoas, o exemplo mais recente disso, foi o antes citado em postagens do blog, relativo a aprovação de uma lei que viabilizava a construção de um condomínio de luxo em uma área verde da cidade.
Toda manifestação se não haver adesão da população não tem a eficácia pretendida. No entanto, não foi o caso do fato ocorrido no dia 06/06/12 em Sete Lagoas. Organizado pelo Facebook, a manifestação á Favor da APA Santa Helena foi um sucesso total e contou com adesão da população Setelagoana. Centenas de pessoas estiveram presentes, e fora anunciado o Veto do projeto, sancionado pelo Prefeito Municipal Maroca. Estiveram presentes vários DeMolays, que cumpriram com seu papel de cidadania e de defesa de nossa cidade. Seguem fotos:

 Manifestantes

 Irmãos Saulo, Gabriel Rabelo e Lucas Rachid

Audiência Pública relativa á regulamentação da APA Santa Helena


Ivan Trindade
É Estudante
Past Mestre Conselheiro
Atual Moderador do Blog
Comunicação 2012/1

Um comentário:

  1. Boa, gurizada!!! É assim que a coisa funciona!! Parabéns aos irmãos que estiveram envolvidos no evento, cumprindo a sétima virtude!

    ResponderExcluir