sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mitos e lendas: Ordem do Templo na Idade Média

As histórias mais fantásticas envolvendo os templários
SANTO GRAAL 
A Ordem do Templo teria sido fundada pelo Priorado do Sião e guardou o segredo da filha bastarda de Jesus Cristo. “Isso é uma invenção do anti-semita Pierre Plantard, em 1956”, afirma o historiador italiano Massimo Introvigne.
ARCA PERDIDA
Os templários supostamente escavaram o Templo de Salomão e encontraram a Arca da Aliança. E ainda teriam descoberto os segredos dos primeiros maçons. “É tudo fantasia”, garante o especialista Alain Demurger.
TESOUROS DO TEMPLO
O Manuscrito Copper, encontrado na região do mar Morto, revelaria a localização dos tesouros do Templo de Salomão e teria sido descoberto pelos templários. “É lenda”, diz o historiador Kenneth Zuckerman.
MALDIÇÃO DE MOLAY
A praga rogada por Jacques de Molay foi fulminante, matando o papa Clemente 5º e o rei Filipe, o Belo. Segundo algumas fontes, Clemente na verdade morreu de câncer, enquanto Filipe foi vítima de um derrame cerebral.
SEXTA-FEIRA 13
A crença de que a “sexta-feira 13” é um dia de azar teria surgido em 13 de outubro de 1307, data na qual ocorreu a prisão dos templários na França. Nada a ver. A primeira menção à “sexta-feira 13” é recente, de 1898.
• Templários: Os Cavaleiros de Deus
• Os Templários: Uma Cavalaria Cristã na Idade Média
  1. Alain Demurger, Difel, 2007.
  2. Edward Burman, Nova Era, 1997.
Personagens
Pader
Os membros combatentes da ordem, apesar de sua formação de monge, eram quase sempre analfabetos e com pouco conhecimento de teologia ou das Escrituras. Por isso, as missas, confissões e outras cerimônias religiosas eram presididas por padres que viviam nos estabelecimentos templários.
Cavaleiro
Geralmente de origem nobre, era o membro da ordem por excelência: tanto um guerreiro experiente, treinado para combater a cavalo com armadura pesada, quanto um monge ordenado, com votos de pobreza, obediência e castidade. Os cavaleiros templários nunca foram mais do que 10% dos integrantes.
Soldado
Os templários também recrutavam soldados leigos, que não eram monges e, na Terra Santa, podiam até ser cristãos de origem síria. Nenhum deles era obrigado a seguir os votos de castidade dos cavaleiros – alguns, inclusive, eram casados. Havia também irmãos leigos que realizavam tarefas domésticas.
ENTRE O BEM E O MAL
A história dos templários está associada a santos e demônios.
SANTO
São Bernardo foi o melhor amigo dos templários. Afinal, nos primórdios da ordem, eram muitos os que achavam que matar infiéis não era algo muito cristão. Ao publicar a defesa doutrinal do grupo, em 1135, Bernardo convenceu a todos da necessidade de fazer justiça pela espada. Sobrinho de um membro da ordem, foi cavaleiro antes de seguir carreira religiosa. Morreu em 1153 e virou santo 20 anos mais tarde.
DEMÔNIO
Um dos símbolos mais enigmáticos associados aos templários é o de Baphomet. “O nome vem de Maomé”, diz o historiador Malcolm Barber. Seria a encarnação do Diabo. Para outros estudiosos, contudo, representaria os santos dos primórdios da Igreja. Na Idade Média, prevaleceu a versão mais sinistra. Os templários empregariam a figura em seus ritos. Mas tudo não passa de uma lenda, jamais comprovada.
INFÂMIA SECULAR
A insígnia da Ordem do Templo – dois cavaleiros dividindo a mesma sela – acabou sendo usada para difamar os templários, acusados de homossexualidade e outras práticas mundanas nos anos finais da cavalaria. Na verdade, o emblema simbolizava humildade: a pobreza não permitiria uma montaria para cada cavaleiro.
FOLHA CORRIDA
Fundação: 1119, em Jerusalém.
Fundador: Hugo de Payns.
Integrantes: aproximadamente 15 mil homens no início do século 13.
Patrimônio: 9 mil propriedades espalhadas pela Europa no século 13 (US$ 160 bilhões em valores atuais*).
Extinção: 3 de abril de 1312.
* Cálculo da Associação do Templo de Cristo.

Retirado completamente de:
Revista Superinteressante
Ed.258-A
Obs:Toda informação é de responsabilidade da Revista. 

Um comentário:

  1. Excelente post para análise e discussão! É interessante ver os diversos pontos de vista de uma historia, mas enfim... Super Interessante... um dia eu gostei dessa revista. Mas atualmente, sei lá, acho muito tendenciosas as afirmações incisivas que eles (ou as referências) citam. "é lenda", "é mentira". Ora bolas, provem então!
    O parágrafo sobre a "maldição de Molay" mostra claramente que os editores da revista não pesquisaram direito a historia de nosso patrono...

    Lord Kelvin, um físico respeitável, disse no final do século XIX que estudar física já era perda de tempo, pois tudo já havia sido descoberto. E ponto. Só havia dois probleminhas de medições sem importância, relativos a radiação de corpo negro e um tal de efeito fotoelétrico. Pois bem, esses dois probleminhas foram o estopim para a física quântica e a teoria da relatividade, que mudou a maneira de se pensar sobre nosso universo e a natureza do tempo... Ou seja, sentenciar algo como verdade (ou mentira) absoluta é um ato que só deve ser feito se o sujeito tem provas incontestáveis, e não apenas pura especulação.
    Pode ser que as lendas templárias não sejam exatamente como pensamos, mas é o mistério fascinante que nos faz amar a Ordem antiga que inspira NOSSA Ordem, e fazer com que nunca nos cansemos de estudar a história e a misteriosa jornada dos homens de capa branca e cruz vermelha!
    Parabéns pelo blog, irmãos, e continuem sempre postando. É enriquecedor poder acompanha-los!!

    ResponderExcluir