sábado, 30 de abril de 2011

A capa DeMolay

Colaborou para esta postagem...



Paramentos-DeMola

  Saudações pequeninos pimpolhos de nossa querida nação DeMolay e também aos amigos e leitores do blog. Venho aqui em mais um sábado, falar um pouco de Simbologia, Curiosidades e História, e hoje retratarei um pouco sobre a Capa dos oficiais.
Então… As capas são paramentos de uso particular e exclusivo dos 23 Oficiais de um Capítulo. Nenhum DeMolay, que não seja Oficial liturgicamente investido, deverá usar a capa DeMolay, a não ser em casos extraordinários de substituição de Oficiais faltosos.
Capa DeMolay
A Capa possui o mesmo simbolismo do Manto, antes de tudo é um símbolo de nobreza e realeza. Sabemos que a Ordem DeMolay nasceu do respaldo dos Altos Graus da Maçonaria, dos chamados “Príncipes do Real Segredo”, da “Nobreza Maçônica”. Por outro lado, espiritualístico e iniciático, o manto é um símbolo de proteção, dada pela sabedoria adquirida; suas cores em harmonia e inter-relação revelam um profundo sentido esotérico.
            O lado interior da Capa, na Cor Vermelha, simboliza o sacrifício interior do nosso “Eu”, para o aprimoramento e evolução, nos lembra o sangue derramado pelos Templários, em defesa da fraternidade, da verdade, e justiça. O vermelho é também uma cor que representa a “Energia latente”, em constante movimento, a saúde, a força, portanto o jovem em sua potencialidade.
Sabemos que o branco é a união de todas as cores do espectro solar, é a “LUZ” em sua plenitude e, em contra partida o preto é a ausência completa da luz, o vazio, o nada. A cor preta exterior da capa, associa-se  à simbologia do número zero. O zero está conectado misteriosamente com a Unidade, entendido como o seu oposto e reflexo. O zero simboliza tudo aquilo que existe em estado latente e potencial. Do ponto de vista da existência humana, simboliza a morte como os estado no qual as forças da vida são transformadas, portanto o preto é a cor do mistério, usada pelos “iniciados”, que morreram para a antiga “Vida Profana” e renasceram na “Senda Iniciática da Luz”, aprimorando-se no “Estudo do Universo”.
Vale ainda ressaltar que nosso “Eu interior”, representado pela cor vermelha, exerce nítida influência no Mundo Externo, nas transformações externas, no Universo, representado simbolicamente na Orla vermelha que se externa na capa, em perfeita harmonia com o acontecimento adquirido no “Estudo dos Mistérios”.
A cor amarela contida no “rabo-de-rato” das capas, também tem significado esotérico importante. O amarelo simboliza o amor espiritual do criador. Essa cor representa a sabedoria, intuição, harmonia divina. Abarca todas as qualidades espirituais que somos capazes de conceber, e é para lastimar-se que o homem ainda não as possua em quantidade.

Grande Abraço.
  
Paulo Rafael Chaves Mesquita”
Estudante de Fisioterapia
DeMolay e atualmente Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário