sábado, 2 de abril de 2011

Se é vital, cuidamos assim...


...então, imagine se não fosse??!


Algumas perguntas não querem e não podem se calar... Por exemplo, por que o ser humano persiste em destruir aquilo que é extremamente necessário a ele? O homem, que já usou e usa a sua racionalidade para adaptar-se às variantes da natureza, fazendo que ela lhe forneça condições de vida, como por exemplo, os grandes projetos de irrigações em regiões áridas, é estúpido para garantir a preservação daquilo que lhe é vital, como a água, líquido indispensável para a vida no planeta.
            A água doce está se tornando em muitas regiões do Brasil e do mundo, escassa. Nascentes estão secando, córregos, rios, lagoas e os oceanos estão se tornando verdadeiros depósitos de lixo.
            A inconsequência humana tem consequências drásticas... O lixo que muitos jogam na rua, muitas vezes vai parar nos boeiros e causam o entupimento dos mesmos, diminuindo a vazão da água, sendo uma das razões das enchentes que matam e destroem tudo por onde passam. Além disso, o lixo, percorrendo o caminho natural das águas, chegam aos oceanos e são digeridos por albatrozes, tatarugas entre outras espécies marinhas, como relata uma bióloga, em matéria da Revista Superinteressante/dez.2008 (http://super.abril.com.br/ecologia/fim-oceanos-447919.shtml).
            O desperdício também é um fator que chama atenção quanto à situação hidrológica do planeta: milhares de litros de água potável são jogados fora por dia, por falta de bom senso das pessoas. Enquanto isso, muitas pessoas passam sede em diversas regiões do globo...
Além desses fatores, inclui-se a péssima cultura de alguns, que preferem descartar em córregos e rios o que deveria estar no lixo...
Com todos essas agressões as águas, fica então, mais uma pergunta que não quer calar: Estamos sendo seres racionais com relação a um bem tão essencial a nossa vida e à de todo o planeta???



Clique na imagem para ampliar

Texto: Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e Estudante Pré-Universitário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário