sábado, 23 de abril de 2011

Por que Capítulo?

Caros irmãos, vocês já pararam pra refletir por que as subdivisões da Ordem DeMolay são denominadas ‘capítulos’?
Procurei no Google, óbvio, aparentemente mais fácil, prático, mas que pode nos induzir a uma pesquisa porca e que nos satisfaz com pouca informação. Alerto, desde então, pra esse tipo de informativo, pois muitos sites não têm credibilidade e acabam por matar nossa capacidade de raciocinar. Muitas vezes, ao pesquisarmos, nem mesmo abrimos o tópico do resultado porque a informação dada nos parece bastante.
Mas voltemos ao foco.
Como não tive êxito na minha busca, procurei a própria origem semântica da palavra, que, não sem razão, liga-se à coisa representada.

Vamos trabalhar alguns conceitos:

-CAPÍTULO—3 Ecles Assembléia de frades ou cônegos. 4 Ecles Assembléia de religiosos. 5 Reunião de rosa-cruzes. 6 Local em que se reúnem essas assembléias. 7 Corporação de cônegos de uma igreja catedral ou colegiada. 8 Bot Inflorescência em que flores numerosas se reúnem sobre um receptáculo comum sustentado por um pedúnculo; antódio, calátide. 9 Rendição. 10 Ecles Lição curta do breviário, extraída da Sagrada Escritura.”
Dicionário online Michaelis/UOL

Por sua vez, frade, que tem a raiz semântica próxima de fraternidade, possui o seguinte significado:
*sm (lat fratre):  Membro de comunidade religiosa sujeita a determinada regra e isolada do trato comum. col: comunidade, confraria, congregação, irmandade, ordem.

O significado de rosa-cruz também nos traz algumas respostas:
*“adj m+f Rosa-cruzista. sf:  Nome comum a várias fraternidades secretas, que apresentam diversas origens; cultivam o misticismo e pretendem desenvolver poderes ocultos no homem.

Mais interessante foi a viagem que fiz ao descobrir o significado do que, no primeiro momento, me chamou mais a atenção: o significado botânico em realce. Busquei mais a fundo e olhem o que encontrei:
Algo a respeito de uma espécie vegetal, mais precisamente uma família, conhecida como a família das compostas.
De maneira sucinta, as compostas são uma espécie de vegetação que se assemelham às flores e, no senso comum, são confundidas com essas. Trata-se de um “amontoado” de flores, sustentadas pelo mesmo receptáculo (base), que, pelo seu tamanho e densidade, nos passam a impressão de ser uma única flor.
                             
[...] as compostas têm um arranjo floral distintivo, quase único, e que é o elo comum a todas as espécies desta família – "o capítulo". O capítulo é um tipo de inflorescência que se caracteriza, em linhas gerais, por apresentar muitas flores reduzidas agrupadas de uma forma muito compacta directamente sobre um disco (receptáculo).

"Toda esta estrutura está envolvida por brácteas (folhas modificadas com função de proteção) que aqui exercem uma função análoga, às sépalas das flores ‘normais’ ".
Estrutura citada em detalhes.


"O capítulo, então, assemelha-se em forma e função a uma só flor, no entanto, é constituído por um agregado de inúmeras pequenas flores. Esta estratégia, que basicamente é uma divisão de tarefas, reduz o investimento necessário para a atracção dos polinizadores, pois apenas uma pequena porção das flores é que produz uma ‘pétala’, beneficiando todas as outras desse esforço. Muitas plantas usam estratégias deste tipo, desde a mais simples que consiste simplesmente em agrupar as flores em conjuntos – chamados inflorescências – até às mais complexas como é o caso das compostas, que a levaram ao extremo da especialização.”
O que podemos tirar como conclusão desse pequeno trabalho? 

Inicialmente que nenhuma palavra se esgota em si mesma, podendo ter o seu significado expandido às verdadeiras origens daquilo que representa.
Segundo, que devemos manter a chama da curiosidade sempre aberta, pois, como diria (muito sabiamente) uma professora de graduação que tenho a curiosidade é a porta da inteligência.
Por fim (nesse texto), passaríamos à interpretação específica à Ordem DeMolay. Eu poderia evidenciar a minha aqui, mas preferi não fazê-lo. 
Vou deixar que cada um de vocês reflita, pois se tudo chegar pronto, eu estaria contribuindo pra criar máquinas de repetições, ao invés de ajudar no desenvolvimento de cabeças pensantes.

Abraços fraternais!

Ir. Arnaldo Neto
Arnaldo Neto é estudante de Direito
Past Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas nº 295

Fontes bibliográficas: 

Um comentário:

  1. Meu irmão,
    Passei pelo Blog a convite do Ir. Saulo Junior e tenho que dizer: O BLOG ESTÁ EXCELENTE. O desenvolvimento de temas fora da sala Capitular é de extrema importância para o lapidação do jovem. Muito obrigado por realmente fazer a Ordem DeMolay.

    Lucas Costa"
    Capítulo Conquistense nº 99

    ResponderExcluir