domingo, 20 de setembro de 2015

☩ O ESCOLHIDO ☩

A cada semana estamos nos aprofundando na Ordem dos Cavaleiros Templários. Hoje, estudaremos um pouquinho mais desse Herói-Mártir cujo nome tomamos em nossos lábios. Acompanhem-nos!

Anos mais tarde depois de inúmeras batalhas, em 1291, os Templários tinham um Castelo a algumas milhas ao sul de Haifa, em Athlit, mas com uma pequena guarnição, que não estava em posição de deter o exercito egípcio.

Quando os Templários zarparam de seu Castelo em Athlit, os mamelucos controlavam cada centímetro quadrado da Terra Santa. A derrota foi total. 

Os Cavaleiros Templários estavam sem uma base na Terra Santa pela primeira vez desde o dia de sua fundação, 170 anos antes.

Estabeleceu-se então na ilha de Chipre a nova base dos Templários, com a relutante permissão do rei Henrique. Sem outro lugar para ir, os Hospitalários também transferiram sua base para a mesma ilha.

Durante o ano seguinte, Tibald Gaudin morreu e os Templários começaram a escolher um novo Grão-Mestre, sem desconfiar de que ele seria o ultimo a ter essa honra. 

O escolhido foi JACQUES DE MOLAY.

Um cavaleiro da pequena nobreza do leste da França e disciplinador comprovado. Passara toda sua vida adulta na Ordem Templária desde a iniciação em 1265, aos 21 anos. 

Com 48 anos, era Grão-Mestre e já havia servido como Mestre do Templo na Inglaterra e, mais recentemente, como Grande Marechal, o supremo líder militar da Ordem.

Embora as fortunas dos Templários na Terra Santa houvessem sido desmoronadas, Jacques de Molay ainda controlava a riqueza de milhares de propriedades agrícolas na Europa, além de moinhos, mercados e monopólios comerciais.

Controlava também uma frota de navios de guerra e continuava com as operações bancárias internacionais. Ele ainda podia se gabar de ter o mais bem treinado e melhor equipado exercito permanente da cristandade, com dezenas de postos na Europa, e seu orgulho feroz refletia esse poder.

Pobre De Molay, pois mal sabia ele que seu nome, caráter e coragem seriam eternizados nos corações de milhares de jovens e adultos séculos mais tarde!




NA PRÓXIMA SEMANA
☩ AS PRIMEIRAS AÇÕES DE JACQUES DE MOLAY COMO GRÃO-MESTRE ☩


Nenhum comentário:

Postar um comentário