segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Meus dias como Sentinela

     Havia acabado de deixar o cargo de Segundo Conselheiro; fui passado, porém, para um cargo que eu considerava inferior. Fiquei desapontado no início. Acreditava estar sendo subestimado, ou simplesmente não acreditavam em meu potencial. Bom, talvez eu não tivesse, mas o que importava era que nos próximos seis meses eu seria apenas o Demolay que fica do lado de fora da Sala Capitular.
     Logo na primeira reunião percebi que eu não ficava na mais nas filas, nem no triângulo, muito menos em uma mesa, mas sim em uma cadeira atrás da coluna do Norte. Contudo passei a notar minha importância ao me deparar com uma porta fechada e a cerimonia de abertura ocorrendo do lado de dentro. Automaticamente comecei a acompanhar a cerimonia e assim seguiu-se em todas as reuniões.
     Ao final da gestão recebi elogios, os quais ninguém esperava que eu fosse receber e me emocionei ainda mais quando recebi um diploma de cem por cento de presença! Eu, um sentinela, cargo oferecido aos que costumam faltar em reuniões, com presença máxima. Não conseguia acreditar que eu havia feito isso!
     Enquanto a reunião pública de posse se encerrava, ocorria uma reflexão em minha mente. Uma vez me disseram: não importa qual é o seu cargo, mas sim como você o exerce. Cheguei a conclusão que, na verdade não importa, realmente, qual é o seu cargo, mas sim o que você consegue extrair dele. Você não precisa ser um conselheiro para ajudar seu capítulo. Prova viva disso é meu irmão, cujo nome faço questão de citar: Bruno Faria, que como Segundo Mordomo, e 1 ano e meio (se não me engano) de Ordem, organizou praticamente sozinho a cerimonia de 15 anos do Capítulo Sete Lagoas.
     Histórias como essa estão em toda a parte, e eu tenho certeza que não sou o único que cresci depois de uma suposta derrota. Na última eleição me candidatei para Mestre Conselheiro deste Capítulo. Ganhei? Honrosamente não, mas estou hoje no cargo que sonho desde iniciático e tenho certeza das palavras que vou dizer agora: Você só é derrotado por algum obstáculo quando não consegue vencer a si mesmo.

Marcelo Costa Monteiro
Estudante e Primeiro Diácono deste Capítulo


2 comentários:

  1. Senti falta dos posts do Capítulo Sete Lagoas! Bom vê-los escrever novamente.
    Então... quando saí do cargo de Mestre Conselheiro - já faz uma penca de anos - tive o privilégio de escolher o que queria fazer. Escolhi Mestre de Harmonia, que pra mim é o cargo mais overpower de um Capítulo! E na última gestão como DM ativo, pedi pra ser sexto preceptor. Foi uma experiência maravilhosa. De todas as virtudes, acho a Pureza a mais escabrosa e difícil de seguir, e por isso mesmo, pedi para ser seu guardião, por considerar-me muito falho nela. Mas enfim, trocando em miúdos, foram nestes cargos mais escondidos que realizei grandes coisas por mim e pelo Capítulo também. E fico feliz pela sua descoberta como Sentinela. Todo cargo é uma peça dentro de uma máquina perfeita, que nunca tem mecanismos sobrando ou faltando. Assim disse Hugo Cabret e assim acredito eu ;)
    Fraternal abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Fábio, muito obrigado por estar sempre acessando nosso blog. Estamos passando por algumas mudanças de comando. Continue sempre nos visitando. Suas experiências sobre a ordem são sempre muito interessantes, aprendemos com elas.

      Um fraterno abraço

      Excluir