quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uma vela, um valor, um dever

     Nossa pátria. O berço de nossos laços vitais e único lugar onde realmente nos sentimos em casa. Uma pátria não se faz do dia pra noite, nem com leis ou imposições. Não basta uma bandeira ou um estado forte e soldados. Uma nação se constrói em cima de seu povo. Sua base, que por meio de revoluções e avanços cívicos, constrói sua noção de pátria. Um símbolo sozinho não representa nada, mas se todos se juntam, um símbolo pode significar muito, pode significar a mudança de um país.
     Temos tudo bem aqui. Climas variados e amenos, extensão territorial, vastas riquezas naturais, mas então o que nos falta? O que faz a diferença? O povo e sua vontade, sua determinação, garra sangue e suor. Heróis são aqueles que fizeram o que devia ser feito enfrentando as consequências. É verdade que talvez não se tenha mais tanto espaço para o surgimento de novos heróis. Entretanto, ainda há muita coisa a ser feita. Não somente no espaço público, mas também no educacional, cultural e moral. Levantar as massas e mostrar-lhes seu valor, seu verdadeiro poder. "O povo não deve temer o seu governo, o governo deve temer o seu povo". O poder emana do povo, e pelo povo deve ser exercido. Pode parecer que falo como benfeitor, um defensor da nação. Mas não somos? Não devemos honrar as virtudes e deixá-las brilhar dentro de nós? Sim.  Infelizmente não basta acabar por aqui. Devemos fazer com que brilhem em todos que conhecemos, e em todos que dependem de nós, e em todos que nos governam, e em todos que nos ajudam, e em todos que são ajudados por nós. Assim plantaremos uma semente na mente das pessoas. Germinará com o tempo e o tornará um ser cívico, que ama sua pátria e luta por ela. E "ao contrário de pessoas, ideias são a prova de balas. Não se mata nem se destrói  por completo". Só se constrói uma nação com a verdade. A verdadeira fé de seu povo. Governantes subirão e cairão pelo povo e nada mais. A soberania da democracia é plena e consciente.
     Não se pode haver justiça sem liberdade. E a todo momento vemos pessoas acorrentadas pelas próprias ideias, ou pela falta de informação. Governos tiranos não são aqueles que privam-nos de liberdades políticas, religiosas, de espaços, de voz, de ação ou de representação. São aqueles, também que privam seu povo do conhecimento, da mente crítica e de sua capacidade intelectual. A construção de mentes inférteis criadas para serem peças de rebanho. Está ai nosso papel heroico de libertá-los das amarras e mostrá-los a verdade. "O artista mente para denunciar a verdade. enquanto o político mente para encobri-la".
     Somos privilegiados por ter grandes amigos/irmãos de Ordem, ter condições intelectuais diferenciadas e parceiros valorosos e sábios ao nosso lado. Devemos unir nossas forças para revolucionar o meio em que vivemos. Criar um mundo que possa ser compartilhado e compreendido. Que todos desfrutem de sua condição cidadã, assim como cumpram seu dever. Igualdade, justiça e liberdade são mais do que palavras; são perspectivas. Nossa Ordem possui suas simbologias e muitos aspectos. Cabe apenas inferir seu significado maior. As sete velas em torno do altar são grandes símbolos que podemos tomar para supor seus significados. A sétima e última vela, o patriotismo, só pode ser construída ou acesa depois das outras. Com a benção de Deus, pois sem sua proteção e olhar cuidadoso estaríamos perdidos no caos. O amor que devemos sentir por nossa pátria é o amor que temos pelos nossos pais. Ela é a nossa mãe e nossa casa. A família constrói os laços corteses entre cidadãos e o respeito mutuo é primordial para a convivência pacífica entre os mesmos. O companheirismo e a fidelidade são aliados que nos dão força. Sozinhos não somos ameaça; juntos, porém, e guiados por uma ideia em comum, somos imbatíveis. A sexta vela, por fim, é o que nos impede das nossas ambições egoístas e da divergência de caráter. Espero que assim o patriotismo possa ser compreendido.

Por: Davi Cecício
Estudante e atualmente organista deste Capítulo

-Texto apresentado na reunião do dia 09/09/2012  com algumas correções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário