quarta-feira, 25 de julho de 2012

A necessidade de trabalhar e reforçar nossos valores

DeMolays do Capítulo Sete Lagoas Nº 295

Irmãos, tios, e demais leitores...

Resolvi falar um pouco sobre a luta de nós com nós mesmos... 

As 7 velas, que representam o Amor Filial, a Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, são na verdade representações de valores que todos devem seguir, independente de ser DeMolay ou não, assim como outros valores.

O ser humano pode escolher caminhar em evolução ou em retrocesso, e esse tipo de escolha depende apenas dele. As questões ligadas ao nosso melhoramento como pessoa, ao crescimento pessoal e íntimo devem ser trabalhadas única e exclusivamente por nós mesmos. 

Ninguém pode fazer isso por nós...

Vivemos em um mundo em que infelizmente muitos valores estão invertidos e todo o cuidado para se livrar disso é pouco. Estamos aprendendo todos os dias uma lição com a vida. Muitas vezes aprendemos com os nossos erros, pois não somos seres perfeitos e o fato de errar pode ser aproveitado como aprendizado. 

Pra isso, você deve estar disposto a refletir sobre seu erro, deve evitá-lo de novo e sobretudo, usá-lo para o seu crescimento. Quem consegue fazer isso, sem dúvidas, aprende muito e cresce...


"Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender."
[Charles Dickens]



A frase anterior do escritor  Charles Dickens, é muito interessante... Cada vez que erramos, fracassamos, devemos usar aquela infeliz experiência pra tirar algum proveito para o nossa evolução.

Devemos ser vigilantes de nós mesmos. Sempre somos responsáveis pelo caminho que estamos seguindo em nossas vidas, através de nossas posturas, de nossas atitudes. Em consciência, todos sabemos o que é certo e o que é errado, e mesmo assim muitas vezes, somos falhos.

Viver é um desafio... 

Desafio no qual somos chamados a aplicar o melhor de nós mesmos, aquelas nossas melhores qualidades para enfim sermos felizes e também fazer o outro feliz.



Saulo Geraldo Santana Moura Junior
Saulo Junior é Sênior DeMolay é estudante pré-universitário 

Um comentário:

  1. Esses dias atrás, feliz com meus progressos dentro da Ordem e da vida profana, saí para uma corrida. Como de costume, liguei o mp3 e deixei as músicas embalarem minha ida. A sensação era de paz... até que, numa das faixas de pedestre, enquanto atravessava, fui cortado por um veículo que quase colidiu comigo. Lá se foi minha paz por água abaixo quando estiquei o dedo do meio, revoltado, e continuei a corrida, visivelmente transtornado e resmungando palavrões...
    São coisas tão simples, mas tão fundamentais... já tive situações enervantes onde simplesmente respirei e mantive silêncio. Mas nesta, vi que o caminho da evolução é longo. E árduo. Pois cada erro e mesquinhez como essa doem na alma.
    Fica o compromisso de não repetir essa grosseria. E lapidar um ser humano melhor, nas grandes coisas, como liderar e inspirar pessoas, e também nas pequenas, como ser educado no trânsito...

    Fraternal Abraço

    ResponderExcluir