segunda-feira, 26 de março de 2012

CID's e Certificados de Iniciação existem desde 1919

Todo jovem demolay tem ou já teve em suas mãos uma CID, Carteira de identidade DeMolay, ou no caso de alguns demossauros como este que vos escreve, tiveram até o famoso mas raríssimo Demolay Card. Os cards de reconhecimento e regularização tiveram inicio em nossa ordem no mesmo ano de 1919, baseando-se no uso e costume da maçonaria; de mesma forma ocorreu com os diplomas de iniciação.


De início a ordem no território dos Estados Unidos da América utilizavam seus Demolay Cards feitos em papel ou papelão, antigamente eram verdadeiras rifas improvisadas, impressas em papéis com dupla face, a frente alguma imagem simbólica que era alternada anualmente e espaço em branco para que fosse adicionado a mão o nome do portador, do capítulo e a assinatura do escrivão. Atrás havia um pequena mensagem informando que aquele determinado capítulo possuía uma carta regular para os seus trabalhos. E a impressão simbólica da assinatura do Secretário Geral, a saber, por longa data cargo ocupado pelo próprio Tio Frank Sherman Land. Seguia-se então nesta mesma face um mini formulário para que o portador preenchesse com seus dados pessoais; o inusitado é que não somente os dados normalmente indicados eram usados como cidade, estado, e assinatura, mas também eram pedidas as medidas de altura, a coloração dos olhos e dos cabelos e o mais peculiar, o tamanho dos pés. Infelizmente é notório que até hoje os EUA usam algo parecido, e ainda em papel.

No Brasil desde o inicio da ordem também usou-se dos Demolay Cards, que eram ainda também em papel, no entanto muito mais simplistas. Quem tinha a sorte de receber o seu tinha em mãos apenas uma tira de papel com um imenso logo do supremo conselho a frente juntamente com seu nome e número de cadastro, e no verso nada de grandioso apenas as datas de iniciação e elevação. Mais tarde as credenciais brasileiras foram rebatizadas como CID, Carteira de Identidade DeMolay, já emitidas em PVC, conservaram o estilo, com um frente simbólica e variável anualmente e um verso bem mais avançado, que conta com o nome do portador, categoria dentro da organização, nome do capítulo, convento, corte, e as datas dos graus, ai já inclusos a Ordem da Cavalaria. Ainda se percebe o número de cadastro visível as datas de emissão e validade, e na lateral um código de barra que um dia se Deus quiser ainda usaremos para alguma coisa. Este modelo é o em vigor em nossa nação e o mais avançado do mundo.

Como na maçonaria a Ordem DeMolay instituiu logo cedo o costume de conferir diplomas certificando a iniciação na ordem, no entanto estes diplomas de membros só eram concedidos quando o irmão recebia o grau DeMolay, atingindo assim sua plenitude como membro da ordem, tendo em si não somente os direitos mas principalmente os deveres de irmão, membro e exemplo de cidadão; este costume-se institucionalizou-se em todas as jurisdições do mundo e permanece assim até hoje. Antigamente os diplomas eram verdadeiras obras de arte, com enunciados belíssimos em letras góticas e figuras celestiais que denotavam a elevação espiritual produzida pelas iniciações de nossa ordem. O Brasil usou um modelo simples e sem nenhum acabamento por muito tempo, baseando-se em um papel branco com algumas linhas. No momento em que vivemos encontramos algumas versões um pouco mais estilizadas, havendo até em algumas a figura de nosso patrono Jacques DeMolay. Cada vez mais tem-se visto versões produzidas pelos próprios capítulos afim de sanar as falhas operacionais na emissão destes no âmbito e responsabilidade do Supremo Conselho.


Podemos com absoluta certeza dizer que os diplomas e as credenciais são características históricas de nossa organização e que guardam de certo modo nossa existência como testemunhas que nos acompanham a quase um século. O diploma é a certificação oficial do status de membro de um irmão e sua credencial a apresentação formal e comprovação de sua regularidade. Irmão demolay, tenha estes documentos consigo, exija-os e os guarde orgulhosamente. 

Um comentário:

  1. KKKKK, eu tive o lendário DeMolay Card de papel! Tá até hoje guardado lá na casa dos meus pais... Realmente, nunca tinha parado pra pensar, pra que raios é o tal código de barras????

    Parabéns pelo post irmão, fuçar a história da Ordem, inclusive esses detalhes pitorescos, é algo que me interessa um monte!

    ResponderExcluir