segunda-feira, 5 de março de 2012

Comunicado SCODB sobre intervisitação

“TODOS NÓS PASSAMOS PELO MOMENTO ACIMA DE FORMA VOLUNTÁRIA E DE LIVRE E EXPONTÂNEA VONTADE”

A Ordem DeMolay, possui e exige respeito à hierarquia e à disciplina. Possuímos uma estrutura que permite que todos os Capítulos e membros regulares, através dos Congressos Regionais, Estaduais e Nacionais, possam ser ouvidos e sugerir modificações na estrutura da Ordem.

Para garantia da continuidade da Ordem através dos tempos, nosso Fundador Frank Shermann Land tornou-a indissociável da Maçonaria, de maneira que a liderança adulta sempre seja composta por Maçons com a necessária visão de mundo para exercer com plenitude suas funções junto à juventude.

Muitos jovens – o que é normal pelo próprio vigor da juventude – muitas vezes erram pelo excesso de entusiasmo, acreditando que apenas com disposição, palavras e retórica se consegue aperfeiçoar e melhorar o mundo ao nosso redor. O grande desafio da liderança adulta, então, é auxiliar os jovens para que consigam efetuar seu trabalho e se deparar com as frustrações em um mundo que não vive os mesmos ideais que nós, sem perder o entusiasmo, o brio, o gosto pela correção e pelo aperfeiçoamento moral e espiritual da sociedade.

Desta maneira, a liderança adulta deve ter posições mais amplas que a do imediatismo, assim como deve aprofundar suas decisões não em bravatas ou em necessidades de momento e sim na ação consciente, firme e de longo prazo.

Desde que um grupo decidiu sair do SCODB e fundar uma associação nova para trabalhar a Ordem DeMolay no Brasil, em que pese ter conseguido apoio de uma associação dos EUA - mais recente que o SCODB - que é fruto de ações na justiça brasileira, por diversas vezes se têm tentado uma reaproximação ou mesmo unificação. Estamos, atualmente, desenrolando nós e aparando arestas através de uma Comissão que reúne membros indicados pala cúpula das duas organizações. Tudo com a devida participação e conhecimento das lideranças estaduais.

Em nenhum momento o SCODB decidiu alterar a situação de reconhecimento e regularidade que afeta os membros da organização “SCODRFB”. A mesma continua sendo por nós declarada irregular, conforme nosso RGD, e, enquanto não houver avanços nas tratativas de unificação e a devida ratificação de qualquer acordo pelas Assembléias de ambas as Organizações cabem aos Capítulos, Conventos, Távolas, Cortes, Preceptórios e Grandes Capítulos, seguirem as diretrizes que constam em nossa legislação. Desautorizamos conforme nosso RDG, assim, qualquer iniciativa isolada em desrespeitar a obrigatoriedade de ser membro regular ao SCODB para, como DeMolay ou Senior, frequentar as Sessões.

Lembramos que os critérios de regularidade são caros aos Maçons. Se os Maçons levam a sério em nossas Lojas a questão da regularidade, na Ordem DeMolay seguimos o mesmo princípio e apenas DeMolays regulares ao SCODB podem ser admitidos em nossos trabalhos. O Mestre Conselheiro que admitir membros irregulares nos trabalhos de seus Capítulos desrespeita o próprio juramento quando de sua Instalação.

Alguns podem considerar que esta posição do SCODB é “contra a fraternidade”. Essa visão é enganosa, pois além de desconhecer a história da Ordem DeMolay brasileira, de desrespeitar a supracitada conceituação de regularidade e de simplificar e banalizar uma questão complexa que vai muito além de simples vaidades, em nada fortalece as necessidades de buscarmos a reparação desse erro monumental que foi a divisão da Ordem DeMolay em duas no Brasil. Divisão essa que não foi provocada nem assentida pelo SCODB e que, com a inteligência de nossas lideranças e as bênçãos do Pai Celestial, um dia, com pertinência e devido procedimento legal, conseguiremos reverter. Lembramos que permitir a intervisitação, por qualquer tipo de apelo populista, afasta ainda mais a possibilidade de unificação uma vez que arrefece a busca de entendimento. Por isso é necessário firmeza e inteligência para tratar o assunto.

Continuemos a trabalhar com afinco para que nosso SCODB mantenha sua trajetória de crescimento e sucesso em prol da juventude brasileira. Crescimento este que será atingido pelo fortalecimento de nossos Capítulos mantendo seus membros ativos com ritualística bem feita e trabalhos de interesse à comunidade, assim como trazendo novos jovens para nossas fileiras, descobrindo-se herdeiros históricos dos ideais de nosso Patrono.

Todos nós podemos adequar nosso Estatuto e nosso RGD enviando suas contribuições para um SCODB cada vez melhor para todos. E sabemos que precisamos apenas enviar nossas vontades para nossa Assembléia e votadas por vocês meu irmãos. Convoco todos vocês a participarem cada vez mais e contribuindo para o nosso crescimento “ÉTICO” e de forma responsável.

Conte sempre com toda equipe do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil ,

Forte e carinhoso abraço,

Hugo Pinto Martins
Grande Mestre Nacional

Alexandre Volney Rizzi
Grande 1º Conselheiro

Sergio Luiz Gonçalves
Grande 2º Conselheiro

3 comentários:

  1. Pena... na minha jornada com a Shadow eu bem que gostaria de visitar o Capítulo Sete Lagoas... fica pra outro dia quem sabe...

    Fico na torcida para que a Ordem no Brasil chegue a um acordo harmônico. Confio nos líderes de ambas as potências.

    ResponderExcluir
  2. Irmão, fique claro que o Capítulo Sete Lagoas não dispõe da opinião do SCODB. Assim como a maioria dos Capítulos Brasileiros, você será muito bem vindo em nossos trabalhos, não se equivoque. Será sempre muito bem vindo como qualquer outro DeMolay. Acima de qualquer separação, somos DeMolays. Abraços Fraternos
    Pos Scriptum: Este comunicado do SCODB está postado apenas para conhecimento de todos da posição do mesmo, não sendo assim uma opinião da Instituição Capítulo Sete Lagoas

    ResponderExcluir