quinta-feira, 26 de maio de 2011

ENEM 2011

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2011. O Exame Nacional é a principal porta de entrada para a maioria das Universidades Públicas do país, e também vem sendo adotado pelas universidades privadas. É por ele também que os candidatos podem conseguir uma bolsa total ou parcial em universidades privadas através do Programa Universidade para Todos, o PROUNI.
Com relação a aplicação do exame, algumas regras permanecem: estão proibidos o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio. O esquema de segurança deste ano pretende ser mais rígido, principalmente com a questão do porte de telefones celulares.


Algumas informações úteis:


Alunos "treineiros": Alunos de 1º e 2º ano também podem fazer a prova para testar seus conhecimentos, além de conhecer como funciona um processo de seleção antes do seu processo definitivo.


Obtenção de Certificado de Conclusão do Ensino Médio: A oportunidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é oferecida a quem não teve a oportunidade de concluir o curso na forma tradicional. Portanto, cidadãos com mais de 18 anos podem fazer o exame também para obter a certificação nessa etapa do ensino. Para isso, devem indicar, no momento da inscrição, que farão as provas especificamente para conseguir o certificado. Para fazer o Enem com esse objetivo não é necessário ter frequentado escola regular ou a educação de jovens e adultos. Basta ter 18 anos completos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O candidato à certificação fará as mesmas provas dos estudantes que buscam vaga na educação superior pública. 


Novidade para 2012: Era um objetivo do Ministério da Educação desde a reformulação do ENEM em 2009, que o exame fosse realizado em duas datas durante o ano. Em 2012, o MEC já adiantou que ocorrerá duas edições do ENEM, uma no primeiro semestre, entre o final de abril e início de maio, e a outra tradicionalmente em outubro ou início de novembro - lembrando que em ano eleitoral o calendário do exame  pode ser modificado, dependendo da disponibilidade das escolas para a realização do exame.

Cronograma rápido
Clique na imagem para ampliar

O candidato deve acessar o site de sua universidade de escolha e buscar informações com relação a adesão do ENEM e de que maneira será feito. Esse procedimento também inclui as universidades privadas, principalmente para aqueles que visam o PROUNI. A UFMG por exemplo, adotará de forma parcial, substituindo apenas a primeira etapa do exame. Outras universidades utilizam o ENEM de forma integral ou como complemento a nota.

Alguns sites especializados com informações atualizadas podem ajudar nesse período. Além do ENEM, os sites que se seguem fornecem informações precisas sobre vestibulares e processos de avaliação seriada em todo o Brasil.


UNIVERSIA
38 Perguntas respondem todas as suas dúvidas sobre o ENEM


GUIA DO ESTUDANTE
Além dos processos seletivos, encontram-se informações sobre profissões, universidades e testes variados.


UOL/VESTIBULAR
Segue o modelo do Guia do Estudante, porém nem todas as guias estão abertas. 
Algumas são restritas para assinantes.


Caros irmãos e prestigiadores de nosso Blog, espero ter deixado aqui, uma contribuição para aqueles que estão em processo de ingresso a universidade. 

Um abraço a todos. 


Saulo Junior
Saulo Junior é Sênior DeMolay e Estudante Pré-Universitário

Com informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário