quarta-feira, 28 de outubro de 2015

☩ OS PROJETOS DE JACQUES DE MOLAY ☩

No último texto descobrimos os primeiros feitos de Jacques De Molay como o Ultimo Grão-Mestre. Agora, estudaremos suas metas e seus projetos em prol de sua Ordem. Fiquem conosco!

Você que nos acompanha a cada domingo sabe muito bem que as coisas já não estão indo de “vento em poupa” para os Templários como nos tempos de outrora. Sabe também que, eles acabaram de perder Castelos e Postos por causa de guerras.

De Molay então apresentou projetos para uma nova Cruzada de reconquista da Terra Santa, mas suas alegações vieram numa época inoportuna. 

O papa Bonifácio VIII deleitava-se no sucesso do ano de seu jubileu em 1299, uma celebração de virada de século na qual parecia que todo o mundo queria vir a Roma para se inclinar diante do supremo pontífice como o novo César e buscar suas boas graças com presentes em prata e ouro.

O atraso foi frustrante para De Molay que, com sua formação de planejamento e liderança militares, sentia saber como a nova cruzada deveria ser montada, mas, gradativamente, ficou obvio que não haveria nova cruzada enquanto Bonifácio VIII estivesse no trono de Pedro. 

Então, em 1305, Bernardo de Goth, arcebispo de Bordeaux, ascendeu ao trono como Papa Clemente V. As Ordens de monges guerreiros esperavam para ver qual seria a atitude do novo papa em relação à reconquista da Terra Santa. Não tiveram de esperar muito.

Enquanto esperavam as ordens do novo Papa para a reconquista da Terra Santa, os Templários planejavam e projetavam expedições para outras terras distantes do continente, bem como, esquadrinhavam seus escritos e papiros esotéricos descobertos na área do Templo de Salomão. 

Mais tarde, os Cavaleiros Templários trouxeram para o Ocidente um conjunto de símbolos e cerimônias pertencentes à tradição maçônica, e possuíam certo conhecimento que agora é transmitido somente nos Altos Graus filosóficos e capitulares da Maçonaria. 

Desse modo, a Ordem era também um dos depositários da sabedoria oculta na Europa durante os séculos XII e XIII, embora os segredos completos fossem dados somente a alguns membros; portanto, suas cerimônias de admissão eram executadas pelo Grão-Mestre, ou Mestre que esse designasse, pois eram estritamente religiosas e em absoluto segredo, como já mencionamos. 

Por causa desse segredo, a Ordem sofreu as mais terríveis acusações (que estudaremos nas próximas semanas). O mistério com o qual os Templários cercavam suas reuniões enchia de terror a imaginação dos contemporâneos daquela época, e não foge muito de nossa época também.

Em geral, tudo o que os homens não podiam ver ou compreender, adquiria aos seus olhos, as mais sinistras tonalidades.




NO PRÓXIMO TEXTO
☩ PAPA CLEMENTE V E JACQUES DE MOLAY ☩


Nenhum comentário:

Postar um comentário