sexta-feira, 6 de março de 2015

Mais um ciclo de seca ou resultados da interferência humana na natureza?!

O Brasil vive a maior crise hídrica das últimas décadas. Vários estados brasileiros estão no limite de seus reservatórios, e por falta de políticas públicas para evitar a poluição dos recursos hídricos, estamos perto de um colapso. A crise atinge também o setor energético, já que dependemos dos reservatórios para as hidrelétricas funcionarem.

As imagens de grandes rios, como o São Francisco cada vez mais vazios, assustam até os moradores mais antigos de onde o “Velho Chico” passa.  Em Sete Lagoas, além da Lagoa Grande, uma das maiores da cidade, a situação do Parque da Cascata, localizado na Serra Santa Helena, assusta.

Em recente reportagem, o site setelagoas.com, mostrou o estado da lagoa do parque, como o leitor pode perceber na foto a baixo.

Lagoa do parque da cascata está praticamente seca / Foto: setelagoas.com/Alan Junior

Segundo a reportagem,  a lagoa nunca esteve no estado da foto acima. O professor de Mecânica dos Solos, do Centro Universitário - UNIFEMM, Luiz Marcelo fez uma análise acerca da situação, veja o vídeo que segue:




A pergunta que fica é: será apenas mais um ciclo rigoroso de seca que o planeta vive de tempos em tempos, ou será resultado das interferências do homem na natureza?!

O IPCC (sigla do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas da ONU), apontou no relatório divulgado em novembro de 2014, que se a interferência humana continuar da forma desastrosa que hoje está, os estragos podem ser irreversíveis. 
É possível fazer algo?!

Claro que sim.

Colocar em prática os tratados internacionais e o conceito de desenvolvimento sustensável que desde a Conferência Internacional de Estocolmo em 1972 tem sido citado praticamente uma teoria em vão em todas as confererências e reuniões, pode ser o início. É fundamental que as autoridades de cada país se sensibilizem com a questão.

A água já começa a faltar, o solo em muitas regiões do planeta já está árido e infértil, em outras a inundação faz estragos, o inverno é extremamente rigoroso e o calor não perdoa ninguém. A poluição atmosférica nas grandes cidades é insuportável. Transformamos nossos córregos, lagoas, rios, e as regiões costeiras em verdadeiros depósitos de lixo e descargas humanas. O esgoto e a forte poluição tornam regiões propícias para a produção de alimentos ou uso humano em inviáveis.

A legislação brasileira é bem formulada quanto à questão ambiental.
Falta-nos fiscalização e mais rigor para que ela seja efetivada. Cito apenas algumas dessas leis, para consultá-las basta pesquisar no Google:

Política Nacional do Meio Ambiente – Lei Nº 6.938/1981
Artigo 225 da Constituição Federal da República de 1988
Lei dos Crimes Ambientais  - Lei Nº 9.605/1998


O  desastre não pode ser creditado apenas aos homens públicos e ao setor produtivo. A sociedade tem de fazer a sua parte.  O problema atinge a todos, já que a biosfera é uma comunidade só.

Sem recursos naturais não se vive.

Fonte: Infográficos Estadão


A natureza está apenas cobrando a conta de séculos de exploração irresponsável. E essa conta pode nos ser cara demais.

*Com informações:



MOURA, Saulo. Estudante e sênior DeMolay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário