sábado, 27 de outubro de 2012

Como se preparar para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das mais importantes etapas da vida de um estudante. Devido ao fato do Exame ter sido adotado como parte do vestibular de algumas das principais universidades(em alguns casos, até substituindo-o), a pressão em cima do aluno é bem maior.
Neste ano, 6,5 milhões de estudantes farão as provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O estudante deverá ter em mãos, na hora da prova, apenas o documento oficial de identidade, o cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Malvina Tuttman, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP orientou aos estudantes que fiquem atentos para não perderem suas chances por atraso: “É lastimável ver, pela imprensa, estudantes impedidos de fazer a prova por chegarem atrasados. Isso pode ser evitado – basta sair com antecedência. Visitar o local com antecedência também é uma boa prática”. O mais aconselhável é estar no local uma hora antes do início da prova.


Seguem algumas dicas muito úteis para se preparar para a Grande Prova:
- Leia bastante sobre assuntos recentes no mundo. O ENEM é uma prova bem contextualizada, então jornais, revistas, e sites de notícias podem ser uma ótima ferramenta.
- Mantenha a calma, assim como nas atividades físicas, no estudo também existe o "overtraining". Estudar demais pode piorar consideravelmente seu desempenho na prova. Mantenha a calma e evite se estressar com estudos na véspera das provas. é mais importante estar com a cabeça tranquila na prova do que saturada de informações.
- Priorize o que você tem facilidade. Se você não aprendeu algo sua vida inteira não adianta tentar aprender na última hora.
- Faça simulados de anos anteriores. é uma ótima forma de ficar mais tranquilo(a) e entender o modelo da prova.
- Esteja motivado. Encare a prova como um obstáculo que deve ser vencido.

É claro que o aluno que não estudou até agora vai ter uma dificuldade muito grande, até porque o Enem vai cobrar um conteúdo muito extenso, principalmente do ensino fundamental, então é muito importante ter uma base boa. O que resta agora é dedicação nestes últimos dias e boa prova a todos!

Fontes:
Por: Marcelo Costa Monteiro
Estudante e atualmente Primeiro Diácono deste Capítulo