quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cerimônia de Apresentação de Novos Membros e Homenagem ás Mães

Aos 27 dias do mês de maio, como manda a Constituição e pelos poderes conferidos pela Carta Constitutiva Permanente, o Capítulo Sete Lagoas realizou a Cerimônia Magna de Iniciação de 4 novos membros: Patrick Diniz, Guilherme Paulitsch, Bruno Cavalcante e Daniel Nascimento. A Cerimônia Magna Ritualística teve início pontualmente como de costume, ás 14hrs, e a Cerimônia Pública de Apresentação de Novos Membros teve início as 19hrs. A Cerimônia das Luzes e das Rosas foram apresentadas impecavelmente decoradas e interpretadas pelos Irmãos Gabriel Araújo e Alisson Barbosa, respectivamente. A Sala Capitular estava lotada de Mães e foi bastante emocionante. Tal Cerimônia foi marcada como única por alguns tios presentes pela emoção e egrégora que tomou conta do local. Parabéns e força aos novos Membros!!! Bem-vindos a Família Capítulo Sete Lagoas! Mais fotos deverão ser postadas durante a semana.

 Triângulo de Entrada composto por 22 Oficiais - O Mestre Conselheiro já havia se dirigido á seu posto

Mesa Diretora - Da esquerda para a direita: Tio Chrispim Membro do Conselho,Tio Leonardo Tinoco Oficial Executivo da 1ª Região, Tiago Pacielles Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas e Tio Ernani Presidente do Conselho Consultivo

Irmão Matheus Franco e sua mãe

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Capítulo Sete Lagoas na Estrada - Visita á Loja Maçônica Paz e Harmonia de Paraopeba

Aos 26 dias do mês de maio, o Capítulo Sete Lagoas nº295 comparecera em uma Sessão Maçônica Pública na cidade mineira de Paraopeba. Á convite do Venerável Mestre, comitiva formada por membros do Conselho Consultivo e do nosso Quadro de Membros Ativos comandada pelo Ir. Mestre Conselheiro Tiago Pacielles estiveram presentes no evento. Educadamente convidado para postar-se na mesa do Venerável-Mestre juntamente com a Prima Filha de Jó, nosso Ir. Mestre Conselheiro explanou sobre a Ordem DeMolay em geral e se disponibilizou para uma possível fundação de um Capítulo na cidade de Paraopeba. Agradecimentos á todos Obreiros da Loja Paz e Harmonia pelo Convite para a Cerimônia de Homenagem ás Mães. Agradecimentos á Comitiva Setelagoana, que foram compostas por: Tio Crispim Membro do Conselho Consultivo do Capítulo Sete Lagoas, Tio Ernani Presidente do Conselho Consultivo, Ir. Tiago Pacielles Mestre Conselheiro, Ir. Alexsander Leone e Marcelus Membros do nosso Quadro Ativo, e Tio Leonardo Tinoco Membro da Loja Jacques DeMolay e Oficial Executivo Regional.

 Comitiva setelagoana

 Altar Maçônico

 Tio Leonardo Tinoco explanando

 Tio Chrispim Fernandes em posse da oratória

 Comitiva setelagoana DeMolay acompanhados da Prima Filha de Jó

Mesa Diretora com Venerável Mestre Marcos Malaquias e autoridades Maçônicas, Pabline 1ª Princesa do Bethel Estrelas Unidas de Sete Lagoas e Ir. Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas, Tiago Pacielles

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENEM: SEU futuro é VOCÊ quem define...

Extraído integralmente de: 
Blog Portal Direto - diretoportal.blogspot.com


ENEM 2012: Começam as inscrições. Entenda sobre as mudanças deste ano.

Texto integralmente extraído de Folha.com/saber
Clique na imagem e acesse a matéria


O Ministério da Educação começou a receber na manhã desta segunda-feira as inscrições para o Enem 2012. Elas devem ser feitas pelo site do Inep (órgão ligado ao ministério o e responsável pelo exame) até o dia as 23h59 do 15 de junho, no horário oficial de Brasília.


Todos os estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção declarando-se pertencente a família de baixa renda. Para quem não se enquadra, a taxa de R$ 35 deverá ser paga até 20 de junho.


A prova do Enem ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro e será aplicada em 140 mil salas de aula, a partir das 13h, no horário de Brasília.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No segundo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

O gabarito da prova será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado em 28 de dezembro.
Em 2011, o Enem teve 5,4 milhões de candidatos, número recorde de inscritos. O governo chegou a anunciar que neste ano haveria duas edições do exame --uma em abril e outra em novembro, mas acabou recuando da decisão.

De acordo com o Ministério da Educação, a realização de duas edições iria sobrecarregar a estrutura logística do exame. A presidente Dilma Rousseff já prometeu que, em 2013, haverá duas edições do exame.

MUDANÇAS

A redação dos estudantes inscritos no Enem deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota.
Outra mudança refere-se à nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.
O Enem é usado por universidades públicas para o ingresso de estudantes na graduação. O exame é utilizado ainda como pré-requisito para o aluno ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos).

VEJA PRINCIPAIS PERGUNTAS

Qual o valor da taxa de inscrição?


Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35. Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 20 de junho. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.

Quem está isento do pagamento da taxa?


Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.

Haverá atendimento diferenciado a participantes com necessidades especiais?
Sim, desde que o participante nessas condições informe suas necessidades especiais no ato na inscrição. Eles deverão dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

Estudantes de classes hospitalares poderão fazer o Enem?


Sim. Para isso é fundamental que essa informação seja prestada no ato da inscrição. O participante nessa situação deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

E os guardadores do sábado?


O sabatista terá sua condição respeitada. Para tanto, é indispensável que solicite, no ato de inscrição, esse atendimento específico. Ele deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes --entre 12 e 13h, horário de Brasília-- e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.

O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?


Sim, o número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do participante e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.

Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha?


A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento.

Como se dará a confirmação da inscrição?


Para os participantes não isentos, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento --no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição será considerada válida se confirmada a carência. O Comprovante da Inscrição do participante estará disponível no endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.

O participante receberá cartão de confirmação?


Sim, pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame. Esse documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação. Cabe ao participante acompanhar sua inscrição, por meio da página de acompanhamento.

É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova?


Sim, o documento deve ter foto e não pode estar com a validade vencida.

Que documentos de identificação com foto podem ser apresentados?


RG (Cédula de identidade) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?


Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Qual será o procedimento quanto a aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova?


Ao entrar na sala o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta-objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

Que outros objetos são proibidos?


O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares. Caso esteja portando esses objetos, deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.

Em que condição o participante não terá as provas corrigidas?


a) quando deixar de indicar a cor do Caderno de Questões no Caderno de Respostas;
b) quando sair da sala sem o acompanhamento de um aplicador, ou ausentar-se em definitivo antes das duas horas de início do Exame;
c) quando não entregar ao aplicador o Cartão-Resposta e a Folha de Redação ao terminar as provas;
d) quando não entregar ao aplicador o Caderno de Questões, caso deixe a prova em prazo anterior aos últimos 30 minutos para o término;
e) quando ausentar-se da sala de prova portando o Cartão-Resposta e/ou a Folha de Redação;
f) quando não atender as orientações complementares da equipe de aplicação durante a realização do Exame;
g) quando recusar-se a transcrever a frase constante da capa do seu Caderno de Questões ou recusar-se a assinalar a cor da capa de seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta durante o Exame.

O que pode resultar na exclusão do participante?


Fornecer informações falsas no ato da inscrição pela internet, agir com incorreção ou descortesia para com qualquer participante ou pessoas envolvidas no processo de aplicação das provas; perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame; comunicar-se, durante as provas, com outro participante, verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; portar qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação durante a realização do Exame; utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do Exame, sem prejuízo de demais penalidades previstas em lei, utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do Exame.

Em que casos poderá haver nota zero na redação?


a) quando o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
b) quando inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada "Em Branco";
c) quando o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "Texto insuficiente" - quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
d) caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, quando a redação será considerada "Anulada".


Para maiores informações, acesse o site de inscrição do ENEM - 2012, clicando na imagem a baixo você automaticamente será direcionado para ele.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

O DeMolay Walt Disney e a História do Mickey Mouse na Ordem DeMolay

Walt Disney, como todos já sabem, foi um grande DeMolay. Muito atuante em seu Capítulo, muito querido e muito respeitado por todos. Certo dia, quando estava apenas começando a sua carreira de desenhista, indicou um amigo, chamado Mickey, para que fosse iniciado na Ordem DeMolay. 

Tipicamente, Mickey surge em calções vermelhos e sapatos amarelos, a alusão das cores das roupas do personagem é uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay, da qual era membro.

      O DeMolay Walt Disney e seu personagem mais famoso: o também DeMolay Mickey Mouse

Mickey foi indicado por Disney, e para surpresa de todos era um desenho simpático, repleto de qualidades, segundo seu criador. A iniciação simbólica do personagem foi realizada, e Mickey se tornou sim, um DeMolay.

Walt Disney, com o traje DeMolay. 
Mais informações sobre a história de Disney na Ordem DeMolay: Clique aqui

Anos mais tarde, Walt Disney, criou o maior parque de diversões, a Disney World, e sempre com muito orgulho dizia: “lembrem-se, tudo isto começou com um camundongo”. Mickey, conforme prometeu Disney, não nos decepcionou: é um camundongo muito querido.

Mickey Mouse é correto, sempre direcionado pelas qualidades morais e virtudes, além de ser dotado de um carisma e simpatia cativantes. É o personagem mais famoso de Disney e ultrapassa gerações, encantando e também educando com seus bons modos.


Mickey Mouse com o 1º brasão da Ordem DeMolay

Hoje, Walt Disney, está inscrito no “Hall da Fama DeMolay”, e Mickey pode ser encontrado no Supremo Conselho Internacional. Ambos estão imortalizados em nossas memórias, pois fizeram parte de nossas infâncias, assim como continuam, e continuarão, a fazer parte da infância de muitas crianças.



Texto adaptado e imagem fornecidos pelo Irmão Gustavo Nascimento 
DeMolay de Santa Maria do Suaçuí 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Preservar para o futuro...

Extraído integralmente de: 
Blog Portal Direto - diretoportal.blogspot.com


APA Santa Helena: a necessidade de proteger.

Área de Proteção Ambiental da Serra Santa Helena
Demarcações: Biólogo Ramon Lamar

Infelizmente nosso país é ainda muito carente de políticas de proteção ao meio ambiente. Não valorizamos como deveríamos nossa imensa variedade de vida seja animal ou vegetal. 

Em Sete Lagoas, isso não é diferente: nossos córregos são verdadeiras descargas do esgoto doméstico e industrial, nossas lagoas são poluídas e sofrem com o descuido antigo não somente dos governos como da população mal educada.

A Serra Santa Helena envolve um complexo ambiental fantástico e que deve ser preservado. 

A chamada "APA-SANTA HELENA", é uma região de mata e cerrado nativos, que abriga espécies importantes da fauna e flora e que se vê ameaçada com o atual crescimento urbano de Sete Lagoas.

Parque da Cascata - Serra Santa Helena

Grupos de grandes construtoras, interessados no desenvolvimento econômico da cidade, além do próprio avanço da mancha urbana ameaçam esse importante patrimônio ambiental dos setelagoanos. Patrimônio que deve garantir a qualidade de vida da população e que a população deve fazer coro para defendê-lo.

É necessária a sua proteção pois a qualidade do ar e do microclima urbano dependem dessa importante reserva verde, além da manutenção de diversas espécies que abrigam a região.

No dia 22/05/2012, aconteceu as 15h no plenário da Câmara municipal, a apresentação de um projeto que interfere na demarcação da APA. Vale ressaltar que interesses financeiros de construtoras rodeiam a região, pois é uma área nobre, próxima ao Shopping e bairros de classe média alta.


Audiência pública discute zoneamento da APA da Serra de Santa Helena


A Prefeitura Municipal/Secretaria do Meio Ambiente convida  os órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terra, representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e população em geral para participar da Audiência Pública que será realizada no dia 06 de junho, às 18h, no auditório da Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira.

A audiência tem como objetivo discutir as questões que se referem ao zoneamento da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra de Santa Helena, assim como analisar a proposta, suas implicações, necessidades e processos. A Casa da Cultura está localizada na Av. Getúlio Vargas, 91, na orla da Lagoa Paulino, no Centro de Sete Lagoas.

Audiência Pública para discussão da proposta de zoneamento da APA Santa Helena


Data: 06 de junho de 2012

Hora: 18 às 21 horas
Local: Casa da Cultura Francisco Timóteo Pereira- Av. Getúlio Vargas, 91, Orla da Lagoa Paulino.


Com informações:

http://www.setelagoas.com.br/noticias/cidade/15974-audiencia-publica-discute-zoneamento-da-apa-da-serra-de-santa-helena



--------------------------------------------------------------------------------------
Nota:  O Capítulo Sete Lagoas luta pelo Meio Ambiente, e é parceiro da ADESA.
------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 22 de maio de 2012

Para refletir...

Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza da alma, o amor ao dinheiro pelo amor a glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.



Maximilien de Robespierre


Robespierre foi um político e advogado na França do Séc. XVIII,  preponderante na Revolução Francesa. 
democracia, a igualdade e a liberdade - eram vetores do seu pensamento.





***Imagem: Alusão á Convenção Nacional Francesa, que ocorrera durante a Revolução de mesmo nome. Robespierre era líder dos Jacobinos que era representado por membros da pequena e média burguesia. A Convenção propunha uma Nova Assembléia Nacional Constituinte para formulação de uma nova Constituição, visto a tamanha desordem do período.

Transcrito por Davi Cecilio
Davi Cecilio é Estudante
Atualmente Porta-Bandeira do Capítulo Sete Lagoas nº295

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Feira de doação de animais: adote um animal, faça a diferença em uma vida!!!

Campanha "Adotar é tudo de bom" da marca de rações Pedigree
Clique na imagem e conheça a campanha


Animais abandonados nas ruas são uma constante em todas as cidades brasileiras. Vergonhoso. Primeiro pela questão humanitária, ou na verdade, a ausência dela por falta de alguns e segundo, por ser uma questão sanitária, de saúde pública.


É preciso humanizar o tratamento com os animais. Respeito, e carinho com seres muitas vezes indefesos e tratados de forma tão cruel. Espera-se que a legislação do nosso país seja mais severa com quem abandona e maltrata os animais. É preciso punir e tornar crime esse tipo de postura.



Por esse motivo, o Pet Shop Mundo Animal, aqui em Sete Lagoas está promovendo uma campanha de doação de cães e gatos nas dependências da clínica veterinária, localizada no bairro Canaan.  

A feira de doações acontece no próximo sábado (26), de 8h às 12h. Estarão à disposição aproximadamente 30 animais, ente cães e gatos, todos com boa saúde. 

De acordo com a secretária da clínica, Meire Cristina, “são animais, às vezes, de rua ou as pessoas deixam aqui, porque sabem que fazemos a feira”. Os interessados em fazer a adoção precisam preencher um termo de responsabilidade para garantir que os filhotes sejam bem tratados.


Para mais informações a Clínica Veterinária Mundo Animal, está localizada na Rua Santa Helena, 329, no bairro Canaan, o telefone é (31) 3772-2005.


Com informações:


Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário
Consultor de Comunicação do Capítulo Sete Lagoas - 2012

terça-feira, 8 de maio de 2012

O Supremo Mestre: Alberto Mansur

Carta patente concedida em 1985 ao SCODB dando livre funcionamento ao mesmo

"Iniciado na Maçonaria em 1950, somente em 1970 tive a oportunidade de conhecer, através da leitura do "The New Age - Junho 1969", comemorativo do cinqüentenário da Ordem DeMolay, o importante trabalho em favor da juventude, feito pela Maçonaria, patrocinando a Ordem DeMolay.

Esse conhecimento despertou em mim o sonho de trazer para o Brasil essa Organização, que viria a preencher uma lacuna, com a qual não me conformava, existente na tradicional maçonaria brasileira, que se traduzia na absoluta ausência de jovens dentro de nossa fraternidade.

Tentei alguns contatos com o Supremo Conselho Internacional sem resultados, até que em meados de 1974 tive a honra de conhecer pessoalmente, no Rio de Janeiro, o Ilustre e saudoso Irmão GEORGE A. NEWBURY, 33o, Soberano Grande Comendador Supremo Conselho R.E.E.A dos Estados Unidos, que participava da VII Reunião dos Soberanos Grandes Comendadores das Américas, e a quem confiei meu desejo sobre a fundação da Ordem DeMolay no Brasil.

Imediatamente após o seu regresso aos Estados Unidos da América, recebi carta do Supremo Conselho Internacional e as primeiras medidas para tornar realidade meu sonho começaram a se delinear, tanto que ao fazer meu primeiro relatório em Março de 1975, como Soberano Grande Comendador A.A.S.R. no Brasil, anunciava como meta prioritária de minha Gestão a criação da Ordem DeMolay no Brasil. Comecei um grande trabalho de divulgação da Ordem DeMolay, totalmente desconhecida da maioria dos Maçons, em todo o território nacional, com cartas, palestras, notícias nos jornais, Boletins, etc... despertando a atenção e o interesse, conseguindo bons colaboradores para a Obra.

Cinco anos se passaram sem que uma atitude mais positiva por parte do Supremo Conselho Internacional fosse tomada, até o dia que tive a felicidade de encontrar em Boston, no ano de 1979, o então Grão Mestre Internacional, C.C. "BUDDY" FAULKNER, 33o, Grande líder e entusiasta da Ordem DeMolay, com grande visão, e que imediatamente confiou em mim, autorizando-me a fundar a Ordem DeMolay no Brasil, e me nomeando OFICIAL EXECUTIVO.

Comecei a tradução para o Português dos rituais, no qual incluímos a participação nas atividades da Ordem DeMolay dos Aprendizes e Companheiros, visto que no Brasil eles são considerados como Maçons desde o dia da Iniciação, e assim ganhando um número expressivo de novos colaboradores, assim como traduzi folhetos cerimoniais, etc..., e tornando realidade meu sonho, com a força que tem todos os sonhos, instalamos oPRIMEIRO CAPÍTULO DA ORDEM DeMOLAY NO BRASIL, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO DIA 16 DE AGOSTO DE 1980, COM 59 JOVENS INICIADOS e tendo comoPatrocinador o Supremo Conselho do Grau 33o, do R.E.A.A. da Maçonaria para a República Federativa do Brasil do Brasil, tendo a felicidade de ver meu próprio filho,Jorge Alberto Mansur, como Mestre Conselheiro, concretizando minha aspiração de trazer os jovens para nosso convívio, realização impraticável de outra forma.

Em 12 de Abril de 1985 quando recebemos a visita do Grande Mestre Internacional DON W. WRIGHT, trazendo a CARTA CONSTITUTIVA para a Instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, existiam 26 CAPÍTULOS com mais de 3.300 INICIADOS. Atualmente ao completar 22 anos de atividades temos 665 CAPÍTULOS funcionando com cerca de 65.000 JOVENS INICIADOS. Levando m conta uma média de 10 CONSULTORESpor Capítulo, temos hoje 6.650 CONSULTORES! Já podemos afirmar que muitos DeMolays, ao completarem 21 anos de idade, já ingressaram na Maçonaria, trazendo a renovação necessária. Apesar do sucesso obtido continuamos empenhados em levar avante nosso programa que tem como objetivo principal, a longo prazo, instalar um Capítulo em cada cidade onde exista uma Loja Simbólica, entidade que consideramos ser o patrocinador ideal para os Capítulos. Sabendo que temos mais de 3.000 Lojas Simbólicas no Brasil, ainda existe um grande caminho a percorrer. Temos alguns Capítulos em cidades que fazem fronteiras com Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, tendo sido iniciados vários jovens desses Países, havendo possibilidade em futuro próximo da instalação da Ordem DeMolay nessas Jurisdições, inclusive já existindo em funcionamento Capítulos DeMolay na Bolívia e Paraguai, ligados ao nosso Supremo Conselho.

Creio que o crescimento que tivemos se baseia no fato de que a Ordem DeMolay vem realmente ocupar um espaço desejado e sonhado por toda a sociedade, e que não tem similar em outras Organizações. É esse aspecto fundamental que temos procurado ressaltar, e acredito residir aí à fórmula do sucesso. Para esse fim temos buscado o imprescindível apoio dos Grãos Mestres Brasileiros de todas as Potências Maçônicas como preceitua nossa Constituição. Alguns dos quais exercem hoje simultaneamente o cargo de Oficial Executivo.

Outros são Past Grão Mestres e Veneráveis Mestres, nos oferecendo todo o seu prestígio e liderança, além do perfeito conhecimento de suas jurisdições, podendo por isso, nomear os irmãos mais interessados pelo trabalho.

Acreditamos também que a melhor divulgação da Ordem DeMolay é a que é feita pelos próprios jovens. Para essa finalidade instituímos um trabalho de apresentação feito diretamente nas Lojas Simbólicas, em seu dia normal de sessão.  Anunciado com antecedência, a Loja se transforma em Sessão Branca, dá entrada aos convidados, especialmente às esposas dos Maçons que geralmente fazem parte do Departamento Feminino das Lojas. A participação das esposas dos Maçons tem sido fundamental. Não apenas como responsáveis pelos bolos e salgadinhos nas festividades, mas como ativas participantes do movimento. Insistimos para que usem a palavra nas Lojas, que apresentem idéias, e que discutam e opinem nas várias atividades dos Capítulos. Minha esposa Célia é um exemplo dessa atividade, usando da palavra sobre a importância da Ordem DeMolay, o trabalho a ser feito, lembrando sempre aos Maçons a grande responsabilidade que lhes cabe, perante os jovens, como dignos exemplos a serem seguidos. Por sua ativa participação e dedicação desde o início da Ordem DeMolay, recebeu o título de MADRINHA DA ORDEM DeMOLAY NO BRASIL.

Procuramos dar o maior destaque possível ao fato de que a Ordem DeMolay tem o patrocínio da Maçonaria, demonstrando sua preocupação com a juventude, Pedra angular das futuras gerações.

A Ordem DeMolay apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: A luta pela manutenção das Escolas Públicas - base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades.

Ao colocarmos o nome prestigiado da Maçonaria intimamente ligado e intrinsecamente unido ao Movimento DeMolay estamos pondo em prática o célebre A.I.D.A. dos compêndios de Marketing, despertando atenção, interesse, desejo e ação, fatores básicos para o sucesso de qualquer programa.

Conseguindo a atenção e o interesse será fácil obtermos o desejo e a ação, pois não existe nenhuma família, nenhuma Comunidade e nenhuma Autoridade que não esteja profundamente interessada e esperançosa em ver objetivos tão importantes para a sociedade, se tornarem realidade em beneficio da juventude Brasileira.

Desde os primeiros momentos procurei associar de forma bem destacada o envolvimento da Maçonaria com a Ordem DeMolay, nesse objetivo de transformar o futuro, buscando o aperfeiçoamento da juventude, mantendo acesa a chama do bem que existe em germe na natureza humana e especialmente no coração de todos os jovens, e porque verifiquei que esse ideal despertava o entusiasmo na sociedade e que inúmeros auxiliares surgiam para ajudar na tarefa.

O Patrocínio Maçônico à Ordem DeMolay foi e continua sendo a palavra chave do sucesso.  Em todos os pronunciamentos, nos impressos, nas publicações, nas mensagens, e até nas camisas confeccionadas para os Capítulos DeMolay, vemos em destaque a informação PATROCÍNIO DA MAÇONARIA.

Em certa ocasião, patrocinado por grandes Empresas, colocamos cartazes em locais estratégicos do Rio de Janeiro, promovendo a Ordem DeMolay. De forma bem visível estava o esquadro e o compasso, emblema universal da Maçonaria, aliado à coroa da juventude da Ordem DeMolay, e a célebre frase repetida: PATROCÍNIO DA MAÇONARIA, e o telefone de nosso Supremo Conselho.  Através desta promoção obtivemos resultados positivos com mais de 120 pedidos de iniciação, além de consultas sobre a Maçonaria, e o reconhecimento oficial de nosso trabalho em favor da juventude com uma mensagem de elogio do Ministro da Justiça de nosso País.

É importante considerar que ao ressaltarmos esse patrocínio da Maçonaria, deixamos bem claro também que a Ordem DeMolay não é restrita a filhos de Maçons ou parentes de Maçons, e sim que essa tem suas portas abertas a todos os interessados. Este aspecto é fantástico e tem trazido resultados positivos para a Ordem DeMolay e a própria Maçonaria. Considerando que 40% de nossos jovens DeMolays não são filhos ou parentes de Maçons, com isso tornamos a Maçonaria conhecida por mais 26.000 famílias Brasileiras dando como resultado lógico o despertar do interesse entre muitos pais, parentes, e amigos, que não conheciam quase nada sobre a Maçonaria e que hoje são iniciados e atuantes membros de nossa FRATERNIDADE MAÇÔNICA.

Nosso Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, soberano, autônomo e independente, é a única autoridade da Ordem DeMolay em nosso País, por ter legitimidade de origem e ser reconhecido pelo Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay. Nosso Supremo Conselho é o terceiro Supremo Conselho independente do Mundo, vindo em seguida ao dos Estados Unidos e Canadá. Entretanto em números de Capítulos (662) e de Iniciados (65.000) estamos em segundo lugar, sendo o primeiro os Estados Unidos, que completa agora 90 anos de existência. Portanto é dever de todos os DeMolays, e de todos os maçons que colaboram nessa grande obra, terem orgulho dessa nossa posição no âmbito Internacional e lutarem sempre para seu continuado progresso e prestígio.

Atualmente a Ordem DeMolay já conta com o reconhecimento por lei, como Entidade de Utilidade Pública, e por Lei Municipal e Estadual no Rio de Janeiro, já tem o DIA 18 DE MARÇO oficialmente como o "DIA DA JUVENTUDE DeMOLAY DO BRASIL".

Creio que o conselho mais importante que poderia sugerir está baseado em minha própria experiência. Durante 14 anos exerci o cargo de Soberano Grande Comendador do R.E.A.A. no Brasil e nessa qualidade visitei centenas de cidades em nosso imenso território. Em todas elas fui recebido com as honras devidas no ambiente Maçônico, porém essas visitas não causavam nenhum impacto maior e nem se transformavam em notícia especial para a cidade.

Senti a enorme diferença quando voltei a visitar as mesmas cidades como Grande Mestre da Ordem DeMolay, portador da mensagem de otimismo e de esperança contida na essência de nossa Organização, em benefício da juventude brasileira.

Comparecia ali um integrante da Maçonaria, como arauto de boas novas para o aprimoramento de nossos jovens; estava ali um maçom preocupado com os problemas que afligem a juventude, e que ali chegava com o propósito de colaborar com aquela comunidade local, com as famílias, com as autoridades, no sentido de Instalar um novo Capítulo da Ordem DeMolay, e preparar os jovens para seu grande destino de serem nossos sucessores e líderes do futuro.

Essa atitude da Maçonaria era bem recebida, compreendida, provocando uma motivação sem precedentes, trazendo para os aeroportos não somente os Irmãos Maçons, mas toda a sociedade, seus dirigentes, autoridades Civis e Militares, jovens e seus familiares, e toda a Imprensa, Rádio e Televisão, que noticiavam o acontecimento em toda a jurisdição, promovendo e prestigiando a Ordem DeMolay e a Maçonaria. A Maçonaria deve continuar praticando a caridade, investindo, milhões para auxiliar doentes e necessitados, mantendo hospitais, lares, escolas e centros de pesquisas.

Essa participação é realmente importante, porém é considerada como atitude obrigatória e natural para uma entidade como a Maçonaria, assim como é para os clubes de serviços, para as diversas Igrejas, etc... Não devemos, porém julgar que esta participação da Maçonaria irá comover, exaltar, interessar, e influir para que novos candidatos batam a porta de nossos Templos solicitando iniciação Maçônica.

Desfraldemos, portanto em primeiro lugar a bandeira da Ordem DeMolay pelo trabalho em favor da juventude, das Escolas Públicas, do CONGRAÇAMENTO DA FAMÍLIA, ressaltando sua contribuição na preparação de melhores patriotas e veremos que Legiões de Homens e Mulheres nos acompanharão na luta por esse ideal.

Neste ano comemoramos os 118 anos de nascimento de FRANK SHERMAN LAND, esse inspirado Benfeitor da Humanidade, FUNDADOR DA ORDEM DeMOLAY, que continua, ainda, decorridos 89 anos, inspirando jovens em várias partes do Mundo.

O sonho de Frank S. Land continua vivo, e se constitui ao nosso ver o Grande Baluarte em que deve se apoiar a Maçonaria, com visitas a seus planos para o século que se aproxima, esforçando-se para preparar homens melhores para um mundo melhor!

Complementando esse importante e necessário trabalho em favor de nossos filhos, trouxemos para o Brasil, a Organização para Maçônica, denominada "FILHAS DE JÓ", para nossas filhas, preenchendo dessa forma a lacuna existente no Brasil. Os Bethéis (Lugar Sagrado) das "Filhas de Jó", foram criados em 1920, somente um ano após a criação da Ordem DeMolay, e estão em funcionamento há 10 anos no Brasil, em todos os Estados, com mais de 5.000 moças iniciadas.

Juntos, portanto, nessa cadeia de união, continuaremos o trabalho de Congraçamento das famílias, acreditando e investindo em nossa juventude, que representa a esperança de uma liderança consciente e bem preparada para a luta por dias melhores para nossa Pátria e a humanidade.

Que o Pai Celestial nos ajude a cumprir essa missão."




ALBERTO MANSUR, 33o
Fundador da Ordem DeMolay no Brasil
Grande Mestre Fundador do Supremo Conselho Ordem DeMolay para o Brasil

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Capítulo Sete Lagoas na Estrada-Visita ao Capítulo União de Contagem

Pela segunda vez no ano de 2012, comitiva setelagoana esteve presente em trabalhos do Capítulo União de Contagem. A Ordem do Dia era Iniciação de 2 membros na qual diga-se de passagem ocorreu em plena harmonia e passou próximo da perfeição. Estiveram presentes Ir. Saulo Moura Sênior DeMolay e Tio Leonardo Soares Tinoco Oficial Executivo Regional. Comitiva do Inconfidentes de Belo Horizonte também esteve presente. Agradecemos os irmãos de Contagem pela receptiva e pedimos desculpas pela comitiva não ser tão expressiva, visto reunião estar ocorrendo em mesmo horário na cidade de Sete Lagoas. Esperamos todos em qualquer reunião, o calendário continua disponível em nosso blog.

Irmãos de Contagem acompanhados da comitiva setelagoana e belo-horizontina 

Amizades...

"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis nem choros piedosos.Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos.Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa.''

Oscar Wilde -- adaptado

domingo, 6 de maio de 2012

As diferenças entres as nações se dão pelas diferenças patrióticas de seus povos?

A sétima vela, o Patriotismo. Mas o que podemos fazer para sermos patriotas em tempos como esses? Vivemos em um país de conformistas e se dependermos desse governo não iremos a lugar algum. Nós somos diferenciados e cabe a nós fazer o papel mais que patriótico de defender a nação desses políticos corruptos que sujam o Estado. Temos que fazer com que o povo se realize sobre seu poder de mudança sobre o país e começar a crescer realmente, e não somente seguir a inércia do crescimento. Temos que tomar como exemplo nações como Alemanha e Japão. Exemplos de economia e sociedade. Conscientizar-nos e fazer nossa parte é primordial para dar o primeiro passo para a melhoria da nação e o exercício do patriotismo.

 Há dois atrás estava em Petrópolis, um dia antes das inundações. Dois anos após os incidentes a reconstrução ainda está incompleta. No Japão, por outro lado, sofrendo com uma catástrofe ainda pior, em poucos meses se recuperou. Isso sim é patriotismo, os investimentos foram para os lugares certos e não desviados como aqui se vê. Os próprios afetados racionaram água e alimentos. Quando passei em Petrópolis a dois anos atrás voltando da viagem, via pessoas brigando para receber mais que os outros, e estabelecimentos vendendo água a preços mais altos. A nação somos todos nós, então se nós dividirmos ou nos achar mais importantes e com mais direitos que os outros nunca seremos uma nação realmente. Para terminar um último pensamento:

''É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de alguns iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã, ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza.''


Davi Cecílio
Davi Cecílio é Estudante
Atualmente Porta-Bandeira do Capítulo Sete Lagoas nº295