domingo, 30 de outubro de 2011

Comemorações dos 15 Anos do Capítulo Sete Lagoas Nº295

       -------------------------------------------------------------------------------------
"É muito difícil encontrar um bom amigo, mais difícil ainda deixá-lo e impossível esquecê-lo. 
Um abraço vale mil palavras."
  [Autor Desconhecido]
------------------------------------------------------------------------------------

O Capítulo Sete Lagoas Nº 295, comemorou com a família DeMolay: irmãos, tios, familiares e convidados, essa data tão significativa para todos nós.

Agradecemos a visita de todos os representantes de diversos Capítulos, como os das cidades de Diamantina (Atalaia do Norte nº482), Uberlândia (Uberlândia nº183), Nova Lima (José Garibaldi nº321), Contagem (União de Contagem nº281) e Belo Horizonte (Inconfidentes nº292). Alguns de nossos irmãos que moram em outros estados e vieram exclusivamente para as festividades, como o Tio/Ir. Carrel Ypiranga Benevides o 1º Mestre Conselheiro de nosso Capítulo e o Israel Ferreira Costa Past. Mestre Conselheiro da 20ª Gestão e atualmente Grande Secretário do Grande Capítulo do Distrito Federal:  o nosso fraterno abraço. As autoridades do Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais: Tio Luiz Eduardo de Almeida GMEA, Tio/Ir. Alvaro Azevedo 2º GMEA e  Mestre Conselheiro Regional Gabriel Henrique, o nosso muito obrigado!!!

O Capítulo agradece a presença de todos os irmãos, tios e convidados nesse marco da nossa história, que com certeza fortalece e felicita nossa família DeMolay-295!!!

Segue a baixo algumas fotos da Cerimônia Pública, do Jantar-Show, que contou a animação das Bandas Tributo e Rodrigo Ribeiro.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os irmãos e convidados que tiverem mais fotos e vídeos, favor enviar para a moderação do blog.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 
E QUE MUITOS 15 ANOS VENHAM PELA FRENTE...
AFINAL, ESSES SÃO SÓ OS PRIMEIROS...
PARABÉNS CAPÍTULO SETE LAGOAS!!!
PARABÉNS MEUS IRMÃOS!!! 


            



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Capítulo Sete Lagoas: 15 anos construindo histórias

Na vida, a idéia de reviver momentos, resgatar de alguma forma preciosidades de nossa existência é fundamental... Nesse baú, chamado memória, que persiste apesar do tempo que já se foi, estão guardado momentos inesquecíveis. Para existir esses momentos, pessoas incomparáveis, todas juntas, escreveram suas histórias: fizeram e continuam a fazer parte de tantas outras...
Juntos formamos uma família - aquela meus irmãos, que qualquer pessoa gostaria de ter...Chamados ao engrandecimento moral que é alicerciado sobre uma base forte, e firmado por virtudes e princípios de conduta ética, nos conhecemos, nos aproximamos, e nos tornamos muito mais do que simples amigos ou colegas...Nos tornamos verdadeiros irmãos...

No compasso dos nossos passos, durante a caminhada de nossas vidas, nos encontramos...Durante esses anos de convivío, nossas vidas mudaram, e claro, nós mudamos...Partilhamos momentos e enfim, evoluímos, aprendemos, crescemos...

Cada um deixou um pouco de si, e levou um pouco do outro pra sua vida...Desse momento em diante, não somos mais os mesmos.Continuamos a escrever essa história, pois ela é sim pra vida toda. Dividimos grandes momentos...

Nossa história... 

Momentos esses que se enternizaram...Guardados pra sempre, não apenas na memória, mas dentro de cada um de nós, em nossos mais nobres sentimentos... Particularmente carregamos esse baú, essa honrosa bagagem, onde o tempo não se fez somente de segundos, minutos, horas de nossas memoráveis reuniões e encontros durante esses 15 anos de existência do nosso Capítulo Sete Lagoas Nº295...
Levamos dentro de nós, sentimentos que assim como as luzes das chamas de nossas 7 virtudes, viverão pra sempre iluminando nossas vidas, e é oportuno dizer que nossa vigilha sempre se mantenha firme...Afinal, somos responsáveis por manter a chama acesa e transcender o espaço interno, sendo luz no mundo em que vivemos, melhorando a vida das pessoas ao nosso redor: edificando dias melhores...


Hoje, quinta-feira, dia 27/10/11, o Capítulo Sete Lagoas Nº295 da Ordem DeMolay para o Brasil, completa 15 anos da sua instalação. Passado esse tempo, somos chamados a resgatar nossa memória, reviver nossos particulares momentos - carregados de sentimentos - e continuarmes a fortalecer essa nossa base, para que outros que ainda virão possam usufruir dessa sagrada oportunidade que é ser DeMolay.


Grande presente na vida de cada um de nós, que juntos possamos continuar a fortalecer nosso Capítulo e nossa Ordem DeMolay.

Rogo ao Pai Celestial meus irmãos, que sejamos ontem, hoje e sempre, eternos companheiros leais, tolerantes, sinceros e verdadeiros homens de bem... Grandes aprendizes na caminhada da vida...Desejo que continuemos evoluindo e ajudando os outros nessa jornada...Nossos laços, pra sempre estabelecidos, sejam fortalecidos pela união e pela compreensão. E que por fim, permanecemos juntos nessa irmande: um por todos, e todos por um...Pra sempre.

Amém.


Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Demolay – Formando Líderes

Sabemos que a conduta do ser humano pode tender ao egoísmo e o poder é o sonho da maioria, mas, para os interesses de uma classe, de uma organização como a Ordem Demolay, de toda uma sociedade, é preciso que se acomodem às normas, porque estas devem estar apoiadas em princípios de virtude.
A ética deve fazer parte da vida de toda pessoa humana, especialmente dos líderes, que, na maioria das vezes, são a referência para o restante do grupo ou da comunidade.

 A lealdade é o segundo dos três principais elementos que compõem uma conduta considerada correta. Um membro, um Demolay leal se alegra quando a Organização é bem sucedida, defende a Organização, tomando medidas concretas quando ela é ameaçada, tem orgulho de fazer parte dele, fala positivamente sobre ela e a defende contra as críticas.
A compreensão é uma qualidade que facilita a aceitação de um líder pelos que dele dependem, o que permite maior aproximação e diálogo, tão importante no relacionamento de vocês Demolay's. É bom não confundir compreensão com fraqueza, para que o líder não se deixe levar por opiniões ou atitudes, que nem sempre são válidas para a eficiência do seu trabalho.
Para um grupo maduro, o único trabalho do líder é conseguir resultados. Que os líderes com os melhores resultados não contam somente com um estilo de liderança. Eles usam muitos deles em uma determinada semana, uniformemente e em diferentes meios, dependendo de cada situação. Ele é versátil.

Existem seis estilos de liderança.


· Líderes Coercivos: exigem obediência. (é utilizado para frear hábitos de negócios fracassados, e chocar as pessoas para novas formas de trabalho, para mudar comportamentos defasados. É muito apropriado em momentos de emergência.
· Líderes Confiáveis: mobilizam pessoas em direção a uma visão.
· Líderes Agregadores: criam laços emocionais e harmonia.
· Líderes Democráticos: constroem consenso através da participação.
· Líderes Agressivos: esperam excelência e auto-direção.(quando o grupo é altamente qualificado, pode exigir resultados além da média. A agressividade deve ser usada menos e de forma inteligente, estratégica.
· Líderes Conselheiros: desenvolvem pessoas para o futuro.

A pesquisa desenvolvida por Goleman oferece um entendimento apurado de como diferentes estilos de liderança afetam a performance e o resultado. Também sugere que a flexibilidade em alternar os estilos é muito aconselhável. E cada estilo de liderança brota de diferentes componentes da inteligência emocional.

 Características de um líder:

· AUTOCONSCIÊNCIA: Os líderes, conscientes de si mesmos, serão sinceros em admitir um fracasso, e quase sempre, contarão suas histórias com um sorriso.
· MOTIVAÇÃO: Se existe uma característica pessoal que virtualmente todos os líderes eficazes possuem é a motivação.  Eles buscam realizar além das expectativas, as suas e as de quaisquer outros
. EMPATIA: Levando em consideração o desafio de liderar uma equipe, justamente em decorrência do caldeirão de emoções, estabelecerem uma empatia com o grupo é sempre muito difícil. Conseguir consenso a respeito de um assunto polêmico e de difícil decisão é tarefa para um super líder.
· HABILIDADES SOCIAIS: Pessoas habilidosas socialmente tendem a conquistar um amplo círculo de relacionamentos e possuem talento especial para descobrir uma base comum de pessoas de todos os tipos. A habilidade social é a amizade com um propósito: mover pessoas na direção que desejam, se estiver de acordo com os objetivos da Organização, no nosso caso, com a Ordem Demolay e com Filhas de Jô. A habilidade social permite ao líder colocar sua inteligência emocional para trabalhar.

As relações de valor que existem entre o ideal moral traçado (as 7 virtudes Demolay's) e os diversos campos da conduta humana, como vimos no decorrer deste artigo, podem ser reunidas em uns instrumentos reguladores.
Deve-se criar uma mentalidade ética e de educação pertinente que conduza à vontade de agir, de acordo com o estabelecido.
A meta do líder é conseguir que os objetivos sejam alcançados, ás ações realizadas, através do trabalho conjunto, de toda a equipe.



É através dessa mentalidade e educação que a Ordem Demolay ajuda na formação de líderes, nos direcionando para os valores e o caminho a ser seguido para alcançarmos este objetivo.

Diego Augusto
É pré universitário de Psicologia.
Sênior Demolay e Past Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas

domingo, 23 de outubro de 2011

Mestre Conselheiro: aliando liderança, humildade e coletividade...

           O Mestre em dar Conselhos. Muito além de conduzir a reunião está o significado do maior posto de um Capítulo. No sentido mais amplo dos encargos de um Mestre Conselheiro, seus deveres  e obrigações ritualísticas administrativas, está a verdadeira essência deste cargo tão almejado por Demolays desde o século passado.  A perspicácia de analisar e aconselhar um irmão ou uma situação sem ser tendencioso; de planejar reuniões cujo propósito é a melhoria mútua de vários e da sociedade; de ser companheiro leal sempre disposto a ajudar a quem necessitar são um dos abonos de quem ocupa ou ocupou tal posição.
            Malhetes cruzados, símbolo da imponência e trabalho é a jóia deste cargo que apesar de simbolizar o poder deve emanar algo meio que o oposto disto: a humildade. A humildade de saber que das fileiras vieste e ás fileiras voltará, compreendendo,  que tal posto não lhe oferece qualificações especiais ou lhe põe melhor que outro irmão. É saber valorizar a importância de  cada membro do Capítulo como peça de uma engrenagem, e se ela quebrar ou parar deve-se valorizar o coletivo para que ela rotative novamente. Aliás, rotatividade é o segredo para harmonia capitular.


"O líder é alguém que procura conduzir o povo pela força de uma lei. O mestre é alguém que procura conduzir o povo pela prontidão do coração."
[Rener Britto]


         Sente-se pesada a indumentária, difícil são os encargos, exaustiva a jornada incessante de trabalho... Mas como diz o próprio nome, o Mestre é um indivíduo que adquiri  conhecimento especializado sobre determinada área do conhecimento. Ter a tolerância, a paciência, a sensatez e ao mesmo tempo astúcia para dividir tarefas e liderar os trabalhos de um grupo de pessoas com um ideal é podemos dizer: realizar uma pós-graduação stricto sensu. É uma faculdade da vida real, e sem diploma. Sem diploma para reconhecimento de Nível Superior. No curriculum da vida profana, não são necessários meros papéis e sim tolerância, aptidão, lealdade e caráter. Tudo que se aprende e lapida na Ordem DeMolay,  e que são postos a prova quando se é eleito a este cargo.
      É importante ressaltar, reconhecendo não ter total experiência para redigir este texto, que o mundo seria melhor se todos tivessem a oportunidade de serem iniciados em nossos trabalhos. E considero válido que todo DeMolay de qualquer Capítulo que já tenha pensado em assumir tal responsabilidade de ser Mestre Conselheiro, que abrace esta ideia. Creio que aprendi muito, e tenho muito mais que aprender na minha jornada como eterno DeMolay.
       

Ivan Trindade
Ivan Trindade é estudante
Atualmente Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas
XXX  Gestão Administrativa

O que é realmente o cargo de Secretário?

Muitas pessoas, quando ingressam no Capítulo, sempre estabelecem redes de afinidades com determinados cargos. Os principais cargos almejados são, na maioria das vezes, diáconos, mestre-de-cerimônias e, é claro, conselheiros. No entanto, outros ofícios, como requerem muitos cuidados e são sinônimos de obrigações, são taxados de complicados ou ainda de indesejáveis. O cargo de secretário de um Capítulo enquadra-se no segundo caso. O fato de um escrivão ter de passar boa parte da reunião a redigir ata é um processo realmente cansativo. A tarefa exige muito da pessoa: não só a capacidade de ouvir o que as pessoas dizem e conseguir resumir o que foi falado, mas também de ter um bom vocabulário ao escrever, evitar qualquer ambiguidade e, sobretudo, saber concatenar bem as ideias comentadas. Por exemplo, não é agradável ler um texto repleto de repetições, períodos longos, falta de progressão textual. O secretário sempre deve ser prolixo e se atentar a todos os possíveis erros de português os quais podem ser cometidos ao escrever. Além disso, a imparcialidade é essencial. Vários documentos históricos possuem veracidade duvidosa em função da pessoalidade empregada pelos seus redatores. A ata de uma reunião, documento histórico que é, está sujeita também a tal condição. Apesar da dificuldade de esquivar-se da pessoalidade, o oficial deve deixar de lado o uso de expressões que deixem clara sua opinião, como a intensa adjetivação. Embora isso seja uma das principais tarefas de um escrivão, o trabalho não para por aí. Este deve conferir com frequência se há correspondências para o Capítulo. Estas devem ser comunicadas impreterivelmente em reuniões do Capítulo. Não é necessário lê-las integralmente, salvo se forem enviadas pelo SCODB, pelo GCEMG ou grandes entidades da Ordem. Também é preciso comunicar às mesmas entidades qualquer evento especial que seja comemorado na abertura de nossos trabalhos, a exemplo do Dia das Mães, dos Pais e do DeMolay. Lembrando da Cortesia, é ideal convidá-las a presidir a reunião, não é? Dessa forma, o secretário possui inclusive a função de enviar cartas aos demais Capítulos, autoridades DeMolays, Lojas Maçônicas, dentre outros. Como sempre, é inevitável a utilização de uma linguagem formal e padrão para comunicar-se.                                                                                                               
Porém, muitos DeMolays não conseguem enxergar o quão vantajoso é o ofício de secretário. A grande atenção e o excelente conhecimento de português exigidos fazem o oficial aprender bastante; o treino o qual este faz quase que semanalmente torna-se uma importante ferramenta para aprimorar-lhe o português. Tal aprendizado perpassa as fronteiras entre a Ordem e a vida puramente social, ou seja, aquilo que você aprende também pode ser usado na sua vida fora da Ordem. No mais, as lições de responsabilidade das quais o escrivão é incumbido são essenciais para a sua maturidade, ao passo que este começa a receber sérias obrigações. Enfim, acredito que os ganhos com o oficial sejam muito maiores se comparados a todas as dificuldades enfrentadas pelo mesmo.


Vinícius Caseiro de Oliveira
Vinícius Caseiro é estudante
Atualmente é Secretário do Capítulo Sete Lagoas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Objetivos do Milênio: 8 Jeitos de Mudar o Mundo

 Os oito objetivos do milênio


Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país.

A REDE BRASIL VOLUNTÁRIO, que congrega centros de voluntariado de todo o Brasil, consciente da importância desse projeto, criou sites para estimular debates e propiciar o conhecimento e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM.

Nos enderços abaixo, você encontra exemplos de como muitos já estão contribuindo para que o Brasil alcance esses objetivos.

Clique nas Imagens ou Links e acesse os sites:





Vídeo
 
Vídeo sobre o projeto - União Planetária

Abaixo, algumas notícias recentes sobre o projeto:


ONU/PNUD-BRASIL
 
Clique na imagem e acesse a notícia no portal da ONU/PNUD-Brasil
 

INSTITUTO FAÇA PARTE 
Clique na imagem e acesse a notícia no portal do Instituto Faça Parte

 
A idéia é muito interessante, e vem sendo adotada por centenas de países que, no ano 2000 firmaram o compromisso na ONU com os objetivos citados acima. Se você se interessou pela idéia, o site Objetivos do Milênio tem muito material informativo, com dados, links diversos e outras publicações. 
Materiais em formato PDF estão disponíveis, com temas como: Acabar com a fome e a miséria - 8 Jeitos de mudar o mundo,8 jeitos de mudar o mundo na escola -  Voluntariado Educativo - Uma Tecnologia Social, 8 dicas de voluntariado, Construindo um Projeto de Voluntariado, Trote da Cidadania, 8 Jeitos de Mudar o Mundo na universidade, Mãos à obra! Como realizar um projeto voluntário. 

Clicando aqui você será direcionado para  área desses artigos. 

A ação social transforma o espaço em que vivemos. Não devemos apenas esperar as ações governamentais. Devemos individualmente ou em grupo, agir para um mundo melhor. 

Essa condição é possivel a todos, o importante é agir.

Para mais informações sobre os 8 Jeitos de Mudar o Mundo, entre em contato com o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, informe-se pelos sites www.pnud.org.br ou www.odmbrasil.org.br.
 
 
Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

1ª região em União: 281, 295 e 321


     No dia 16/10 tivemos a felicidade de contar em nossos trabalhos com a presença ilustre de Irmãos dos Capítulos: União de Contagem nº281, e José Garibaldi nº321 que abrilhantaram ainda mais nossos trabalhos. Contamos ainda com a presença do Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região Gabriel Henrique Fernandes e do Oficial Executivo Luiz Cláudio Valério. Neste dia foram entregues os alimentos não perecíveis referente a Campanha do Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais ás vitimas da chuva de Santa Catarina. Os mesmos serão encaminhados á Azul Linhas Aéreas para doação. Logo após a reunião houve um jogo no Clube dos Sargentos em Sete Lagoas referente ao Campeonato de Futebol dos Capítulos da 1ª Região, organizado pelo Oficial Executivo entre Capítulo Sete Lagoas X Capítulo José Garibaldi. O resultado do jogo, totalmente por mérito do Capítulo José Garibaldi ficou: 14 X 6 para os visitantes. Encerrado a partida, de forma sadia todos pousaram para fotos.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ENEM-2011: Dividindo experiências e algumas orientações...


Foi com esse epigrama revoltosamente rabiscado na lousa durante o intervalo de aula que descobri a adoção do ENEM como modelo único de vestibular para muitas universidades, e o de maior peso para nós, a UFMG. Sempre preferi ouvir à falar...Permaneci calado, observador perante a situação de contestação, indignação e revolta de meus colegas de classe. Isso tudo ocorreu no meu terceiro ano do ensino médio, em 2010, quando estudava no Bernoulli, onde havia muitos alunos conscientizados politicamente, cidadãos plenamente pró ativos. Só se falava em revolução, em sair às ruas, em boicotar o acesso à reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Até então, eu não entendia o motivo de tamanho desconforto. 
O primeiro pensamento que se passou em minha cabeça foi: se ficou mais fácil ou mais difícil, pouco importa... O que interessa é que mudou para todos que prestarão vestibular no final do ano. O que já foi suficiente para ajudar a conter os ânimos de amigos a quem expus minha opinião. O contra argumento dos insatisfeitos era que a regra teria sido mudada durante o jogo- o que de fato era verdade. Já havíamos começado a nos preparar para um certo tipo de prova, com 64 questões e os professores já havia elaborado seu plano de aula afim de lecionar toda a matéria em tempo hábil, quando nós, mineiros e interessados em se graduar na UFMG, e o resto do Brasil foi surpreendido com a proposta do novo ENEM. 
Acredito eu que toda mudança, principalmente a nível nacional, e que envolva tantos interesses, seja implementada visando melhorias. Não se propõem alterações a fim de piorar um sistema vigente. A partir dessa convicção, procurei enxergar aspectos positivos da proposta. E fui aos poucos, me tornando um defensor ferrenho do modelo ENEM adotado pelo governo brasileiro. Sem querer ser tendencioso – se é que isso é possível – imaginem a dádiva que é poder prestar um exame que seja válido como vestibular para Instituições Federais de Ensino Superior de TODOS os estados do Brasil. Isso mesmo, um único processo de avaliação capaz de proporcionar um mundo de oportunidades. 
Isso é fantástico e já acontece nos Estados Unidos, por meio de um processo chamdo SAT. Àqueles que poderiam contrapor-se a essa idéia dizendo que se, ocasionalmente, você estiver mal no dia da prova- seja pela perda de um ente querido, por uma noite mal dormida ou por qualquer outro fator- todo o seu esforço iria por água abaixo, deveriam pensar que o fator “sorte”-no caso “azar”- não pode ser o mais decisivo em nossas vidas. Além disso, deveriam lembrar-se também de que existem universidades que não adotam o ENEM como processo de seleção, e que inscrever-se para tais processos é uma válvula de escape. E para derrubar de vez essa conspiração enfadonha, cabe ressaltar que estando bem preparado- tanto em aspectos intelectuais, quanto emocionais- a chance de se atingir um rendimento aquém do potencial de cada um é mínima.
Outra maravilha do ENEM é o estilo da prova. São 180 questões divididas em quatro grandes blocos –  linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias – sendo 45 de cada um. Isso faz com que cada erro represente uma fração menor no resultado final. Ou seja, aquele deslize que infelizmente ocorre com freqüência, aquela “bobeira” desnecessária que se errou, aquela questão marcada errada no gabarito, tudo isso vai pesar muito pouco na pontuação. Há quem superestime o lado negativo em detrimento de bons aspectos e, em virtude disso, veja o tamanho da prova como um grande problema. Reclamar da extensão da prova é nada mais que dar um atestado de fraqueza aos concorrentes e assumir que não se foi feita uma preparação adequada ao estilo da prova. Isso quer dizer que o vestibulando tem a obrigação de se habituar a permanecer sentado por extensas quatro ou cinco horas de provas e aprender a gerenciar suas habilidades de controle de tempo e atenção. Sei que não é fácil manter o mesmo nível de concentração por tanto tempo, nosso corpo tem sim suas limitações, mas, por outro lado, o corpo é plástico, nossa mente é plástica, conseguimos, portanto, moldá-los de acordo com nossos interesses. 

O ideal é que para se evitar a frustrante sensação de ser obrigado a “chutar” questões nos últimos quinze minutos de prova o candidato desenvolva, ao longo da preparação para o exame, a capacidade de não desperdiçar tempo em uma questão ao ponto de atrapalhar o restante da prova. Para isso, façam bastantes simulados, conheçam bem a prova, reconheçam suas limitações e tenha humildade para deixar uma questão para resolver ao final (ou até mesmo, para escolher uma resposta aleatória).  Lembrem-se: nenhuma questão, no momento da prova, tem maior importância sobre outras. 
As questões, apesar de exigirem um amplo e sólido conhecimento prévio, não são puramente pontuais, não abordam pés de páginas. Sempre há um texto que se possa tomar como referência, provavelmente, a resposta, ou indícios dela estarão contidos no enunciado. A prova exige bom senso do candidato, mede sua capacidade de lidar com situações-problemas e resolvê-los da melhor maneira possível, levando em considerações aspectos sociais, econômicos, culturais. Privilegia-se o candidato politicamente correto, que saiba lidar com as diferenças regionais, populacionais, raciais que enriquecem o Brasil. Sem sombra de dúvidas, o ENEM valoriza temas importantes até então negligenciados pelos outros processos de seleção, como a cultura indígena, a formação do povo brasileiro e a relação entre a estrutura econômica e social do passado e seus resquícios na sociedade. Não se espantem se encontrarem duas respostas que atendam ao enunciado da questão, isso pode ocorrer propositalmente durante a elaboração da prova. Atentem-se, pois com certeza uma será mais adequada.

Entretanto, errar uma questão não resulta em perder todos os seus pontos, pois o sistema de pontuação do ENEM é não se limita à quantidade de questões acertadas ou erradas. Isso se dá graças ao TRI(teoria de resposta ao item), mas nem adianta queimar neurônios e fosfato para tentar decifrar essa fórmula, pois ela não é nada simples. Aliás, é tão complexa que um aluno que acertar menos questões pode ter mais pontos que outro estudante que tiver maior número de acertos. A explicação desse modelo estatístico passa, primeiramente, por um sistema de pesos das questões. Além disso, é possível supor quando o aluno está chutando a resposta de uma determinada pergunta, de acordo com o que ele assinalou em outra questão. É uma dinâmica de erros e acertos que possibilita traçar o perfil de quem faz a prova. Se o aluno vai bem nas perguntas mais difíceis, é porque ele, necessariamente, acertou muitas questões fáceis. Caso contrário, o sistema entende que ele chutou a resposta difícil e diminui o valor prévio atribuído a ela. A explicação para isso é simples: não é possível alguém errar uma operação básica de matemática e, mesmo assim, solucionar uma questão de física, que depende de uma fórmula com muitas contas. O TRI é aceito internacionalmente e inclusive a ONU reconhece, antes que alguém possa pensar que nada mais é que uma mera forma que os políticos brasileiros inventaram para favorecer seus protegidos.


O ENEM pode ainda ser instrumento para se obter a conclusão do ensino médio para brasileiros acima de dezoito anos que não o tenham completado e que atinjam um determinado rendimento na prova. Outra importância do exame é a classificação das escolas de ensino médio em ranking a nível nacional. O levantamento de dados obtidos através do ENEM permite planejamento de políticas públicas, na medida em que avalia os estados de pior rendimento, as regiões mais carentes de educação de qualidade e muito mais.
Aconselham-se evitar mudanças de rotina às vésperas da prova, descansar bem, respeitar os limites do corpo, sair de casa com antecedência para chegar seguramente ao local de prova. É importante levar ao local de prova uma garrafinha de água, barra de cereais, mantimentos práticos, mas nada que atrapalhe a realização da prova, nem que perturbe o ambiente. Cabe ressaltar que não há uma ÚNICA fórmula para se atingir o resultado esperado, mas sim várias formas, dependendo muito da individualidade. Eu, particularmente, nunca fui fã de comer durante a prova, mesmo porque, no ENEM, tempo vale ouro, mas sempre levei um lanche. Isso me dava certa segurança.

Aos Irmãos que ainda não estão na época de prestar vestibular, deixo a dica de já realizarem o ENEM como treneiro, e se inscreverem no vestibular seriado (coloco-me a disposição para tratar desse assunto em outro texto). 

E a todos, eu deixo uma mensagem: o único lugar em que sucesso precede o trabalho é no dicionário





Desejo a todos muito sucesso nessa etapa e que todo o esforço se converta em realização. Agradeço a oportunidade de publicar no blog, especialmente ao Irmão Saulo.

Um forte abraço ao Capítulo Sete Lagoas N° 295.

Thiago Campolina Abreu 
Thiago Campolina é Estudante de Medicina
DeMolay do Capítulo Sete Lagoas Nº 295  



Clique na imagem acima e acesse o site oficial do ENEM-2011.
Lá você terá maiores informações sobre o processo.
A prova está chegando. Fique ligado (a)!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Campanha Doação de Sangue: O pouco, que ajuda muito...

Aos 10 e 11 dias do mês de outubro, pela parte da manhã, os membros do Capítulo Sete Lagoas nº295, conjutamente com Tios do Conselho Consultivo e parentes realizaram a filantropia de doação de sangue. Segue a baixo as fotos da triagem e fotos de algumas doações:                        

-
                                        


    


 "Pequenos gestos podem se transformar em grandes feitos. Para isso, é necessário agir".






-
Essa filantropia não se resume a ontem e hoje: Irmãos que ainda não foram doar, doem para um irmão do norte, que nos solicitou ajuda. Doe nominal á:
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Márcia Maria Soares Pinheiro que realizará cirurgia em 18/10/2011 no Hospital Felício Rocho, 
Médico: Antônio Sérgio Alves.
Rua Juiz de Fora, nº 861, Barro Preto - Belo Horizonte - Minas Gerais
Qualquer tipo sanguíneo.
Para se ter noção, cerca de 500ml de sangue pode ajudar um contingente de 4 pessoas. Além disso estamos contribuindo com o Hemominas-Sete Lagoas na divulgação de suas campanhas distribuindo cartazes, panfletos e adesivos, divulgando este tipo de filantropia que é muito pouco utilizada pela população em geral e é com certeza ''vital''. Agradecemos os tios, irmãos e parentes de irmãos que compareceram e que essa chama de fazer o bem nunca se apague de nossos corações.


Gabriel Caetano Araújo
Gabriel Caetano Araújo é estudante
Membro da Comissão de Hospitalaria
É atualmente 1º Diácono do Capítulo Sete Lagoas

sábado, 8 de outubro de 2011

Suas ações são tudo...

Passe o melhor de você pra pessoas...


O melhor ensinamento que os pais podem oferecer aos filhos é o exemplo. É necessário muita atenção com os gestos, palavras e atos. Tudo o que as crianças vêem em você eles copiam e acreditam ser o certo. O futuro de uma criança é o reflexo de seus pais, das pessoas do convívio e cada vez mais dos modelos de comportamento apresentados na televisão.

Por descuido e mesmo sem perceber você pode estar destruindo o futuro, a educação e o respeito de seus filhos e outras crianças que estão em sua volta. O amanhã ninguém sabe, mas hoje você é o saber das crianças.

O vídeo apresentado foi elaborado pela NAPCAN (National Association for Prevention of Child Abuse and Neglect). A missão desta Associação australiana é para evitar o abuso e negligência infantil e garantir a segurança eo bem-estar de cada criança.

Da Redação Pantanal MIX

----------------------------------------------------------------------------------------------------

[Comentário do Blog]

 Vivemos em um mundo que necessita de mais tato, compreensão, solidariedade, carinho, afeto.

Passe o melhor de você adiante...

Sem dúvida você contribuirá para uma sociedade melhor. Pequenos gestos podem se transformar em grandes feitos. Para isso, é necessário agir.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Campanha Contra a Violência Infantil nas Redes Sociais.

As redes sociais se transformaram em uma forma rápida de se comunicar tanto com pessoas próximas quanto distantes de nós de forma eficiente, interativa e dinâmica. Na atualidade, causaram revoluções recentemente no Oriente Médio, são fonte de informação e pesquisa, além de serem utilizadas para tantos fins que eu ficaria muito tempo listando e faltariam outros tantos...

Um deles que sem dúvida é louvável e extremamente importante: a mobilização social a favor de direitos humanos.

Começou ontem, 04/10/11, uma mobilização nas redes sociais para combater a violência infantil. A idéia é que as pessoas que colocassem fotos de gibis, personagens de desenhos animados dentre outros que remetem a infância, estariam alertando para o problema. A ação é proposta até o dia 12/10/11 - Dia das Crianças...

Clique na imagem para ampliar.

Sabe-se que o problema da violência infantil é bem nais amplo. Envolve falhas de atuação nas esferas do poder público, que vão desde a rigidez da legislação ao julgamento de ações e penalizações para os criminosos.

Além disso, a agressão e atitude violenta - que é praticada de diversas formas - tem raízes na cultura da população, uma mentalidade que tem de ser transformada...

 
Campanha Contra a Violência Infantil - Governo de Minas Gerais


Para a garantia de um crescimento saudável para as crianças, é necessário além do combate a violência, que essa criança tenha uma alimentação, acesso a saúde e educação de qualidade. São pontos essenciais e devem ser garantidos, obrigatoriamente.

Imagem extraída do vídeo:

Por fim, entendemos que essa campanha das redes sociais é mais um chamado a reflexão e a mobilização para todos os aspectos citados nesta postagem. 

Para que possamos, portanto, comemorar todos os dias de forma plena, essa fantástica fase da vida...


Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e estudante Pré-Universitário

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Brilho de mais, valor de menos.


"... uma escola onde podemos aprender a ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorarmo-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna."

Não, essa frase não se refere à Ordem DeMolay, mas se pensarmos bem, poderíamos utilizá-la como um adicional ao nosso tradicional conceito de "escola de líderes", já que os líderes forjados na Ordem são líderes acima de tudo compromissados com o que é bom e correto, e que se colocam como cavaleiros na defesa da moral.

Hoje o que indica que o jovem DeMolay atingiu o maior patamar de liderança dentro do seu Capítulo, Região, Estado e País é representado por um colar com detalhes dourados, que diferem apenas na cor. 


Amarelo - Capítulo | Laranja - Região | Azul claro - Estado | Azul escuro - País. 

Entretanto, o maior critério para que o DeMolay chegue a tais postos de liderança e reconhecimento, é sua "entrega" e capacidade administrativa. Carisma, organização e dedicação (tempo) são as principais características que se sobressaem quando o assunto é eleições (política) dentro da Ordem.A Ordem está presente em todo o território nacional, mas creio que até aí, o que foi dito não difere muito entre Pernambuco e o resto do país. 

Mas tenho o cuidado de alertar que o que será lido é uma reflexão minha diante da sensação que tenho na vivência que tenho por aqui.

Até aqui, tudo se encaixa perfeitamente com a proposta da escola de liderança. Desenvolve-se características muito importantes para a formação de um líder através da vivência das rotinas administrativas e interpessoais dentro do Capítulo.  Entretanto decidi ir além do aparente, além do "curso" de liderança; resolvi buscar o papel de instituição edificadora e modificadora do futuro cidadão.

Acabei tendo um princípio de frustração ao olhar ao redor e até mesmo diante do espelho. 

Alguns jovens líderes (no sentido de autoridades) não são conscientes do seu papel dentro da instituição e das ferramentas que ela oferece para que ele seja instrumento de uma mudança social. Mudança esta que não pode acontecer sem que haja uma mudança pessoal antes. Nós que somos responsáveis por guiar os recém ingressos ou até mesmo os irmãos com tempo de Ordem mas pouca idade, temos que fazer o possível para sermos modelos a ser copiados (isso não deve ser lido como presunção ou traduzir como necessidade de perfeição). E muitas vezes somos, mesmo sem essa consciência. E aí vem residindo o perigo de certos equívocos.

O DeMolay que está em posição de destaque deve antes de tudo parar e novamente refletir como um iniciático: " Será que minhas atitudes são dignas de respeito pelos homens de bem?"


É exemplar um jovem que maltrata animais ? Chuta gato na rua, atira pedras em aves, joga chiclete em pelo de cachorro, etc. 
É exemplar um jovem que é grosso com sua irmã, com amigas, com a mãe ?
É exemplar um jovem que trata com arrogância os irmãos ? 
É exemplar um jovem que profere calúnias ? 
É exemplar um jovem que não honra sua palavra ? 
É exemplar um jovem que tenta se destacar rebaixando o outro ?
É exemplar um jovem que infrige as regras de trânsito ?
É exemplar um jovem que é racista, discrimina pessoas por religião, sexo, raça ou sexualidade ?
É exemplar um jovem que perde o controle sobre o corpo e a mente, sob efeito de entorpecentes lícitos ou ilícitos ? 

"O jovem grosso, bruto, imoral, indecente e sem limites não tem crédito e muito menos respeito das pessoas. Por antecipar de forma errônea sua maioridade, muitas vezes entregando-se a hábitos e posturas erradas, esse mesmo jovem retardada sua evolução. Ao invés de progredir, mergulha sua vida no atraso causado pelas suas próprias escolhas."

Será que podemos realmente exercer a função de líder e modelo numa instituição que preza por valores contrários a tudo isso?  Será que temos consciência do nosso papel e da "morte" que devemos passar para "vivermos" como verdadeiros DeMolays?

E quando aqueles que foram nossos líderes e modelos carregam falhas visíveis aos nossos olhos? Devemos perpetuá-las? Devemos criar uma nova geração sem aquele erro? Devemos tentar mudar nossos líderes? É chegada a hora que devemos refletir sobre que tipo de exemplo estamos dando e como este exemplo poderia ser visto pelos cidadãos de bem.

"É de pequeno que se faz o grande" meus irmãos, e é a união destes grandes que farão a real diferença na sociedade. Somos uma escola, não de ideologias e atitudes tortas.Devemos aprender a ensinar, e não pensarmos que somente um colar nos faz professores.

Direcionar nossos esforços para a prática do bem (filantropia), não por reconhecimento, holofotes ou obrigação, e sim por caridade, pois é somente através dela que agradecemos tudo o que nos é dado pelo Criador.Estarmos conscientes da nossa necessidade de mudança e ajudarmos (sermos modelos) para a mudança dos outros.E é assim, apenas assim, que a Ordem DeMolay poderá atingir todo o potencial que ela tem para oferecer ao mundo. 

Vamos sim mudar o mundo... mas antes, vamos observar o que precisa ser mudado em nós e em nossos Capítulos.

Hoje eu sou melhor que ontem, e espero que cada dia eu possa acordar e ser uma pessoa cada vez melhor, para que meu irmão também o seja. 

Luz e Paz para todos nós.

Tobias de Melo Farias
DeMolay Ativo | 20 anos
Capítulo República Olindense Nº397 - SCODB
CID: 78860
Past Mestre Conselheiro por duas gestões e ICC do Convento
Atualmente Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região de Pernambuco




"Eu DeMolay" e o Irmão Tobias Farias colaboraram para esta postagem