sábado, 30 de abril de 2011

A capa DeMolay

Colaborou para esta postagem...



Paramentos-DeMola

  Saudações pequeninos pimpolhos de nossa querida nação DeMolay e também aos amigos e leitores do blog. Venho aqui em mais um sábado, falar um pouco de Simbologia, Curiosidades e História, e hoje retratarei um pouco sobre a Capa dos oficiais.
Então… As capas são paramentos de uso particular e exclusivo dos 23 Oficiais de um Capítulo. Nenhum DeMolay, que não seja Oficial liturgicamente investido, deverá usar a capa DeMolay, a não ser em casos extraordinários de substituição de Oficiais faltosos.
Capa DeMolay
A Capa possui o mesmo simbolismo do Manto, antes de tudo é um símbolo de nobreza e realeza. Sabemos que a Ordem DeMolay nasceu do respaldo dos Altos Graus da Maçonaria, dos chamados “Príncipes do Real Segredo”, da “Nobreza Maçônica”. Por outro lado, espiritualístico e iniciático, o manto é um símbolo de proteção, dada pela sabedoria adquirida; suas cores em harmonia e inter-relação revelam um profundo sentido esotérico.
            O lado interior da Capa, na Cor Vermelha, simboliza o sacrifício interior do nosso “Eu”, para o aprimoramento e evolução, nos lembra o sangue derramado pelos Templários, em defesa da fraternidade, da verdade, e justiça. O vermelho é também uma cor que representa a “Energia latente”, em constante movimento, a saúde, a força, portanto o jovem em sua potencialidade.
Sabemos que o branco é a união de todas as cores do espectro solar, é a “LUZ” em sua plenitude e, em contra partida o preto é a ausência completa da luz, o vazio, o nada. A cor preta exterior da capa, associa-se  à simbologia do número zero. O zero está conectado misteriosamente com a Unidade, entendido como o seu oposto e reflexo. O zero simboliza tudo aquilo que existe em estado latente e potencial. Do ponto de vista da existência humana, simboliza a morte como os estado no qual as forças da vida são transformadas, portanto o preto é a cor do mistério, usada pelos “iniciados”, que morreram para a antiga “Vida Profana” e renasceram na “Senda Iniciática da Luz”, aprimorando-se no “Estudo do Universo”.
Vale ainda ressaltar que nosso “Eu interior”, representado pela cor vermelha, exerce nítida influência no Mundo Externo, nas transformações externas, no Universo, representado simbolicamente na Orla vermelha que se externa na capa, em perfeita harmonia com o acontecimento adquirido no “Estudo dos Mistérios”.
A cor amarela contida no “rabo-de-rato” das capas, também tem significado esotérico importante. O amarelo simboliza o amor espiritual do criador. Essa cor representa a sabedoria, intuição, harmonia divina. Abarca todas as qualidades espirituais que somos capazes de conceber, e é para lastimar-se que o homem ainda não as possua em quantidade.

Grande Abraço.
  
Paulo Rafael Chaves Mesquita”
Estudante de Fisioterapia
DeMolay e atualmente Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Norte

terça-feira, 26 de abril de 2011

Filantropia Escolar

Um nobre gesto de solidariedade e cidadania...         

A nossa ordem vem a anos realizando filantropia para as entidades que necessitam de ajuda, com materiais de higiene e produtos não perecíveis. O Capítulo de Sete Lagoas vem modificando essa idéia.

Como? Parando de fazer filantropia?

Não, não podemos parar, mas sim fazê-la de um modo diferente...

Todos nós temos aquele material escolar antigo que não usamos mais, uma caixa de lápis de cor, alguns cadernos guardados talvez, ou até mesmo um livro didático que já não utiliza. Esse tipo de material ainda pode ser usado por quem não tem condições de comprar o material básico de estudo para a escola. 

Lembrando que um dos baluartes defendido pela Ordem DeMolay é a Liberdade Intelectual, onde a mesma é representada pelos livros escolares...

Vamos tentar aumentar esse projeto indo até as escolas e pedindo aos alunos que tragam esses materiais para que possamos levar para aqueles que não tem condições e assim então evitar que eles não percam a vontade de estudar.


Estimule o conhecimento!!!

Incentive você também a inclusão escolar: doe materiais as crianças carentes e as escolas públicas que necessitam desse apoio.

Essa é uma atitude de cidadania. Você também pode fazer. Basta agir. 




Ir. Lucas Risali 
Lucas Risali é Piloto/Mecânio de Aeronaves
DeMolay do Capítulo de Sete Lagoas nº295

sábado, 23 de abril de 2011

Por que Capítulo?

Caros irmãos, vocês já pararam pra refletir por que as subdivisões da Ordem DeMolay são denominadas ‘capítulos’?
Procurei no Google, óbvio, aparentemente mais fácil, prático, mas que pode nos induzir a uma pesquisa porca e que nos satisfaz com pouca informação. Alerto, desde então, pra esse tipo de informativo, pois muitos sites não têm credibilidade e acabam por matar nossa capacidade de raciocinar. Muitas vezes, ao pesquisarmos, nem mesmo abrimos o tópico do resultado porque a informação dada nos parece bastante.
Mas voltemos ao foco.
Como não tive êxito na minha busca, procurei a própria origem semântica da palavra, que, não sem razão, liga-se à coisa representada.

Vamos trabalhar alguns conceitos:

-CAPÍTULO—3 Ecles Assembléia de frades ou cônegos. 4 Ecles Assembléia de religiosos. 5 Reunião de rosa-cruzes. 6 Local em que se reúnem essas assembléias. 7 Corporação de cônegos de uma igreja catedral ou colegiada. 8 Bot Inflorescência em que flores numerosas se reúnem sobre um receptáculo comum sustentado por um pedúnculo; antódio, calátide. 9 Rendição. 10 Ecles Lição curta do breviário, extraída da Sagrada Escritura.”
Dicionário online Michaelis/UOL

Por sua vez, frade, que tem a raiz semântica próxima de fraternidade, possui o seguinte significado:
*sm (lat fratre):  Membro de comunidade religiosa sujeita a determinada regra e isolada do trato comum. col: comunidade, confraria, congregação, irmandade, ordem.

O significado de rosa-cruz também nos traz algumas respostas:
*“adj m+f Rosa-cruzista. sf:  Nome comum a várias fraternidades secretas, que apresentam diversas origens; cultivam o misticismo e pretendem desenvolver poderes ocultos no homem.

Mais interessante foi a viagem que fiz ao descobrir o significado do que, no primeiro momento, me chamou mais a atenção: o significado botânico em realce. Busquei mais a fundo e olhem o que encontrei:
Algo a respeito de uma espécie vegetal, mais precisamente uma família, conhecida como a família das compostas.
De maneira sucinta, as compostas são uma espécie de vegetação que se assemelham às flores e, no senso comum, são confundidas com essas. Trata-se de um “amontoado” de flores, sustentadas pelo mesmo receptáculo (base), que, pelo seu tamanho e densidade, nos passam a impressão de ser uma única flor.
                             
[...] as compostas têm um arranjo floral distintivo, quase único, e que é o elo comum a todas as espécies desta família – "o capítulo". O capítulo é um tipo de inflorescência que se caracteriza, em linhas gerais, por apresentar muitas flores reduzidas agrupadas de uma forma muito compacta directamente sobre um disco (receptáculo).

"Toda esta estrutura está envolvida por brácteas (folhas modificadas com função de proteção) que aqui exercem uma função análoga, às sépalas das flores ‘normais’ ".
Estrutura citada em detalhes.


"O capítulo, então, assemelha-se em forma e função a uma só flor, no entanto, é constituído por um agregado de inúmeras pequenas flores. Esta estratégia, que basicamente é uma divisão de tarefas, reduz o investimento necessário para a atracção dos polinizadores, pois apenas uma pequena porção das flores é que produz uma ‘pétala’, beneficiando todas as outras desse esforço. Muitas plantas usam estratégias deste tipo, desde a mais simples que consiste simplesmente em agrupar as flores em conjuntos – chamados inflorescências – até às mais complexas como é o caso das compostas, que a levaram ao extremo da especialização.”
O que podemos tirar como conclusão desse pequeno trabalho? 

Inicialmente que nenhuma palavra se esgota em si mesma, podendo ter o seu significado expandido às verdadeiras origens daquilo que representa.
Segundo, que devemos manter a chama da curiosidade sempre aberta, pois, como diria (muito sabiamente) uma professora de graduação que tenho a curiosidade é a porta da inteligência.
Por fim (nesse texto), passaríamos à interpretação específica à Ordem DeMolay. Eu poderia evidenciar a minha aqui, mas preferi não fazê-lo. 
Vou deixar que cada um de vocês reflita, pois se tudo chegar pronto, eu estaria contribuindo pra criar máquinas de repetições, ao invés de ajudar no desenvolvimento de cabeças pensantes.

Abraços fraternais!

Ir. Arnaldo Neto
Arnaldo Neto é estudante de Direito
Past Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas nº 295

Fontes bibliográficas: 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Ritual DeMolay

Colaborou para esta postagem...
Saudações a todos os meus irmãos e leitores.
(…)
O Ritual DeMolay...foi escrito pelo Tio Frank Arthur Marshall, Grau 33 da Maçonaria americana, na primavera de 1919, permanecendo o mesmo, sem nenhuma alteração (SERÁ ?? SERÁ ??),  utilizado em todos os países onde funcionam a Ordem DeMolay.
O Ritual DeMolay trata-se de uma Disciplina, e de um Método de Prática Iniciática e/ou Ocultista, que tem, por finalidade o aprimoramento da personalidade do Jovem e do seu “Eu Interior”, que exige o empenho de todas as faculdades de estudante na grande obra do aperfeiçoamento humano da percepção, com o intuito de aperfeiçoar  nossas qualidades humanas em geral e nossa compreensão do Universo e, a partir disso, agir como intermediários conscientes para obra de Deus em sua criação. A primeira parte do trabalho ritualístico consiste em transformar nossas próprias pessoas em instrumento digno para ser utilizado pelas “Forças da Luz”; e, a segunda parte, como conseqüência direta, é a dedicação ao serviço de Deus e em prol da humanidade.
O simbolismo tem importância fundamental para o Ritual como aliás para grande parte das “Ciências Ocultas”. Entretanto, ao invés de contemplamos um símbolo de forma subjetiva, como poderíamos fazer na meditação, no Ritual nos tornamos uma parte do símbolo (ou do sistema simbólico), representado-o no sentido físico e apresentando-o aos nossos sentidos de todas as maneiras possíveis, seja visualização, som, tato, odor, e até mesmo mantendo-o diante de nossos sentidos interiores. Os Sentidos Interiores não são apenas as faculdades da Imaginação, mas também a compreensão mental, e a vontade ou Intenção Espiritual. O objetivo é focalizar a atenção temporariamente sobre um determinado ponto, eliminando tudo o mais além do símbolo.
Esta pode parecer uma operação efetivamente “restrita”, quando, na realidade é exatamente o oposto, porque não existe qualquer símbolo totalmente independente e auto-suficiente. A “restrição” da meditação e da atenção é o fato resultante do crescimento e desenvolvimento dos símbolos, consagrados, para a prática do Ritual DeMolay.
Abraço Fraterno.

Paulo Rafael Chaves Mesquita
Estudante de Fisioterapia
DeMolay e atualmente Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Norte

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Conscientização & Meio ambiente:

Uso de sacolas plásticas são proibidas em Belo Horizonte.

Nos supermercados, padarias, drogarias dentre outros pontos comerciais, tornou-se um hábito comprar algo usando como embalagem-apoio as sacolinhas plásticas. Estima-se que elas levam até 400 anos para se decompor na natureza e que anualmente sejam consumidas em todo o mundo 500 bilhões delas, das quais só 0,6% são recicladas; no Brasil, são 12 bilhões de unidades por ano  e só na capital mineira Belo Horizonte são 157 milhões. Muita sacola poluindo, tampando boeiros, jogadas na natureza, matando a flora e a fauna.
Dentre esses e outros motivos que desde a última segunda- feira (18/04/11), entrou em vigor em Belo Horizonte, a Lei nº 9.529/2008, que determina a substituição dos modelos convencionais, à base de petróleo, pelos feitos de material biodegradável ou retornável, feita à base de amido - que se decompõe em 180 dias.


Essa lei foi de iniciativa do vereador Arnaldo Godoy (PT), sancionada pelo prefeito Fernando Pimentel em fevereiro de 2008. Ela levou três anos para entrar em vigor, mas o prefeito Márcio Lacerda, a quem tudo parece pegar de surpresa, adiou a fiscalização por 45 dias...

Voltamos a ver de novo aquela cena antiga que os mais jovens desconhecem: as pessoas andando com sacolas permanentes. Quem esquecer de levar a sua, poderá comprar no estabelecimento comercial a preço de custo: R$ 0,19. O Folheto informativo distribuído em supermercados, padarias e demais lojas, assinado pela prefeitura, Procon e entidades de classe empresariais, informa que Belo Horizonte é a primeira capital do país a adotar a medida. A penalidade para o estabelecimento infrator é notificação, depois multa de R$ 1.000 (R$ 2.000 na reincidência), interdição e cassação do alvará. A lei previa também o fim do uso de sacos plásticos para acondicionamento de lixo, mas este artigo foi vetado pelo prefeito. 

Sacolas biodegradáveis em uso: opção de alguns consumidores, material de menor impacto.

Porém em Minas Gerais retorna aquela mesma pergunta: Será que essa lei vai mesmo pegar? Dúvida para as pessoas que acompanham as leis, pois existe uma quantidade de leis adormecidas no papel. Minas Gerais, se consideradas somente as normas estaduais, ganhou 660 novas regras apenas no período entre 2007 e 2010, que se somaram às mais de 12 mil já existentes. Grande parte desse calhamaço de leis certamente passa em branco na vida da população, e uma pouca minoria que a cumpre ou tem consciência da sua existência... Como a famosa lei do silêncio, que proibe som alto após as 22h, lei essa que em BH não funciona causando conflito no sossego dos moradores da capital mineira. Já outras leis funcionaram, como o da faixa azul, a mudança de cardápio da merenda das escolas para a diminuição de crianças obesas, também  a saúde falou mais alto e o fumo saiu de vez dos ambientes coletivos públicos e privado.

 Conversando com algumas pessoas moradoras da capital mineira como o senhor Pedro Alencar, 66 anos, ele diz que ´... há 3 meses venho adotando o modelo de sacola ecológica, de pano, possibilitando que eu carregue um número menor de sacolas...´´. Em meio ao mar de agrados que a medida traz, tem os seus contras como para o presidente do Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, que batalha pelo descarte responsável do produto. Miguel Bahiense diz que do ponto de vista ambiental a lei já nasce fadada ao fracasso. “Estudo inglês mostra que, na produção de sacolas de plástico comum é produzido menos gás carbônico do que na de alternativas" afirma Bahiense. Pesquisa Ibope também mostra que 75% dos consumidores preferem a sacola convencional e 100% deles a usam para acondicionar o lixo. A questão é garantir a qualidade das sacolas de plásticos e educar o consumidor a usar apenas o necessário”, afirma Bahiense. “Acredito que uma lei sai do papel quando tem embasamento técnico para isso e, nesse caso, a lei de BH não faz o menor sentido.” finaliza. 
Exemplo de sacolas retornáveis

As cidades vizinhas da capital mineira, estão entrando nessa batalha, unindo-se com a Prefeitura de Belo Horizonte, pelas substituição das sacolas plásticas, e os efeitos poderão ser os mesmos para os comerciantes que não se adequarem...

---------------------------------------
C U R I O S I D A D E S
---------------------------------------

As leis que foram RESPEITADAS em Belo Horizonte: 

Lei Antifumo (nº 12.903):
Proíbe fumo em ambientes fechados de uso coletivo, públicos e privados em Minas Gerais (Lei Estadual).
Lei da Merenda Saudável (nº 15.072):
Proíbe o fornecimento e comercialização de produtos e preparações com alto teor de caloria, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal ou com poucos nutrientes.
Lei do Faixa Azul (nº9.372):
Altera a folha do Estacionamento Rotativo e permite segundo uso por período de 30 minutos adicionais.

As leis que foram DESRESPEITADAS em Belo Horizonte:

Lei das focinheiras e correntes (nº 8.198):
Obriga o uso de focinheiras e correntes pelos cães que circulam com os donos nas ruas e praças de Belo Horizonte.
Lei da fila de banco (nº7.617):
Determina o prazo máximo de 15 minutos para o atendimento de clientes em filas de bancos situados na capital.
Lei do Silêncio (nº 9.505):
Dispõe sobre o controle de ruídos em BH e proíbe, por exemplo, sons que causem perturbação ao sossego ou ao bem-estar públicos.
Lei das fezes de cães:*
Obriga condutores de animais, em BH, a recolher fezes depositadas em local público. O recolhimento deve ser feito com saco de lixo e o material deve ser jogado na lixeira.
Lei do Cardápio em Braile:*
Obriga hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares e similares a fornecer cardápio em Braile a cegos em BH. 
Lei do lixo e panfleto:*
Proíbe jogar lixo e a distribuição de panfletos nas ruas e avenidas da capital.

*Essas regras estão contidas no Código de Posturas (nº9.845). Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
________________________________________________________________________________________
Texto e imagens:  Philip Rangel
Philip Rangel é Senior DeMolay e Estudante de Direito.
Past Mestre Conselheiro do Capítulo Sete Lagoas #295
Past Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Informação & Saúde:

SUPERBACTÉRIAS - CONTINUAÇÃO



A maior emergência pública de Alagoas, o HGE (Hospital Geral do Estado), confirmou que oito pacientes estão contaminados com a superbactéria Acinectobater baumannii e isolados na unidade, localizada em Maceió. Além desses casos, a assessoria de imprensa do hospital confirmou ao UOL Ciência e Saúde, que outros quatro pacientes estão internados com outras duas bactérias também multiresistentes: Estafilococos e Pseudomonas aeruginosa
A bactéria Acinectobater já matou nove pessoas (cinco adultos e quatro bebês) no Hospital Universitário, que precisou fechar a maternidade e UTI neonatal por 21 dias (entre 30 de março e 19 de abril) após o surto. Dois bebês e três adultos seguem internados no hospital.
Continua...
Matéria integral no link acima (Uol Notícias)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Informação & Saúde:



A incidência de infecções resistentes a drogas atingiu níveis sem precedentes e supera nossa capacidade atual de combatê-las com as drogas existentes, alertam especialistas europeus.
A cada ano, mais de 25 mil pessoas morrem na União Europeia em decorrência de infecções de bactérias que driblam até mesmo antibióticos recém-lançados.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação chegou a um ponto crítico e é necessário um esforço conjunto urgente para produzir novos medicamentos.
Sem esse esforço, a humanidade pode ter que enfrentar um “cenário de pesadelo” global, de proliferação de infecções incuráveis, de acordo com a OMS.
Um exemplo é a superbactéria NDM-1, que chegou à Grã-Bretanha vinda de Nova Délhi em meados de 2010, trazida por britânicos que fizeram tratamentos médicos na Índia ou no Paquistão.
Em outubro passado, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou o controle sobre receitas médicas de antibióticos, na tentativa de conter o avanço da superbactéria KPC, que atacou principalmente em hospitais.
Água contaminada
A resistência das superbactérias a antibióticos mais fortes causa preocupação entre os especialistas. Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, que identificaram a NDM-1 no ano passado, dizem que as bactérias resistentes contaminaram reservatórios de água de Nova Délhi, o que significa que milhões de pessoas podem ter se tornado portadoras do micro-organismo.
A equipe do médico Timothy Walsh coletou 171 amostras de água filtrada e 50 de água de torneiras em um raio de 12 km do centro de Nova Déli, entre setembro e outubro de 2010.
O gene da NDM-1 foi encontrado em duas das amostras de torneira e em 51 das amostras de água filtrada.
Isso se torna mais preocupante porque, segundo a equipe de Walsh, o gene se espalhou para bactérias que causam diarreia e cólera, doenças facilmente transmissíveis através de água contaminada.
“A transmissão oral-fecal de bactérias é um problema global, mas seu risco potencial varia de acordo com os padrões sanitários”, disseram os pesquisadores em artigo no periódico científico Lancet Infectious Diseases. “Na Índia, essa transmissão representa um problema sério (porque) 650 milhões de cidadãos não têm acesso a vasos sanitários, e um número provavelmente maior não tem acesso a água limpa.”
Descoberta ‘preciosa’
Os cientistas pedem ação urgente das autoridades globais para atacar as novas variedades de bactérias e para prevenir epidemias globais.
A diretora regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, disse que “os antibióticos são uma descoberta preciosa, mas não lhes damos valor, os usamos em excesso e os usamos mal. (Por isso), agora há superbactérias que não respondem a nenhuma droga”.
Segundo ela, ante o crescimento no número de viagens internacionais e de trocas comerciais no mundo, “as pessoas precisam estar cientes de que, até que todos os países enfrentem (o problema das superbactérias), nenhum país por si só estará seguro”.
Autoridades sanitárias britânicas dizem estar monitorando a NDM-1, que, segundo registros oficiais, já contaminou 70 pessoas no país.
Matéria extraída de: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2011/04/110407_superbacteria_europa_mv.shtml
BBC-Brasil

Comentário do blog: 


O monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),com relação a venda dos antibióticos é pertinente e de extrema necessidade. A resistência a antibióticos está se tornando alta em milhares de pessoas no Brasil e no mundo, pelo uso indiscriminado desse tipo de medicamento. Frear o consumo irresponsável pode garantir a vida de muitas pessoas, e ao mesmo tempo inibir o processo de resistência que muitas bactérias têm apresentado. 

Lembre-se: a auto-medicação é um procedimento arriscado, podendo inclusive tornar-se um atentado a vida do próprio indivíduo

domingo, 17 de abril de 2011

Solidariedade e bem: ações além das fronteiras...

Como é gratificante ajudar alguém... O engrandecimento moral e pessoal é notável, real e impagável... 

O Capítulo Fênix do Oriente nº 641, da cidade de Pedro Leopolodo - MG, está realizando um trabalho nobre de apoio a APAE local. 
É notório e reconhecido, o trabalho fantástico que as APAEs fazem em todo o país. O Capítulo Sete Lagoas nº 295 entra nessa corrente de solidariedade em conjunto com nossos irmãos, e em prol dessas pessoas. 

Venha fazer parte desse movimento de solidariedade... 


Solidariedade e bem: ações que não devem conhecer fronteiras...E que as propaguemos, ilimitadamente...

Data: 14/05/2011
Local: Clube Social de Pedro Leopoldo
Hora: 21:00

Shows com as bandas:

* Outubro vermelho
*Urutau
*Jack Vinil

Ingressos Antecipados: R$15,00
No Local: R$18,00
Ingressos em Sete Lagoas: Saulo Junior (31)9921-2931 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Meta: 2010, 2011, 2012.........

O projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como objetivo, revitalizar o Rio das Velhas e, então recupera-lo...
A idéia era de que as pessoas pudessem nadar e pescar  no rio das Velhas, em sua passagem pela região metropolitana de Belo Horizonte, até 2010, e evidentemente, em todo o rio...  


Entretanto, estamos em 2011 e a meta está longe de ser cumprida...Como mostra essa imagem recente. 



Encontro do ribeirão da Onça (acima) com o rio das Velhas. Esta área está compreendida no epicentro de intervenções da Meta 2010. (Foto: Diego Lara/acervo Projeto Manuelzão)

O que fazer então para romper com esse estado de degradação e cumprir a (antiga meta) que foi assumida pelo Governo de Minas Gerais?!

Com informações:


sábado, 2 de abril de 2011

Se é vital, cuidamos assim...


...então, imagine se não fosse??!


Algumas perguntas não querem e não podem se calar... Por exemplo, por que o ser humano persiste em destruir aquilo que é extremamente necessário a ele? O homem, que já usou e usa a sua racionalidade para adaptar-se às variantes da natureza, fazendo que ela lhe forneça condições de vida, como por exemplo, os grandes projetos de irrigações em regiões áridas, é estúpido para garantir a preservação daquilo que lhe é vital, como a água, líquido indispensável para a vida no planeta.
            A água doce está se tornando em muitas regiões do Brasil e do mundo, escassa. Nascentes estão secando, córregos, rios, lagoas e os oceanos estão se tornando verdadeiros depósitos de lixo.
            A inconsequência humana tem consequências drásticas... O lixo que muitos jogam na rua, muitas vezes vai parar nos boeiros e causam o entupimento dos mesmos, diminuindo a vazão da água, sendo uma das razões das enchentes que matam e destroem tudo por onde passam. Além disso, o lixo, percorrendo o caminho natural das águas, chegam aos oceanos e são digeridos por albatrozes, tatarugas entre outras espécies marinhas, como relata uma bióloga, em matéria da Revista Superinteressante/dez.2008 (http://super.abril.com.br/ecologia/fim-oceanos-447919.shtml).
            O desperdício também é um fator que chama atenção quanto à situação hidrológica do planeta: milhares de litros de água potável são jogados fora por dia, por falta de bom senso das pessoas. Enquanto isso, muitas pessoas passam sede em diversas regiões do globo...
Além desses fatores, inclui-se a péssima cultura de alguns, que preferem descartar em córregos e rios o que deveria estar no lixo...
Com todos essas agressões as águas, fica então, mais uma pergunta que não quer calar: Estamos sendo seres racionais com relação a um bem tão essencial a nossa vida e à de todo o planeta???



Clique na imagem para ampliar

Texto: Saulo Junior
Saulo Junior é Senior DeMolay e Estudante Pré-Universitário